Mais comentada

Conheça o mercado de infoprodutos para negócios digitais na atualidade

Com um mercado cheio de possibilidades para quem deseja contribuir com soluções inovadoras, a comercialização de infoprodutos se tornou bastante vantajosa para os empresários que atuam com negócios digitais. Criar e disponibilizar e-books, vídeos, webinários e outros conteúdos já está garantindo o sucesso de muitas empresas e profissionais que estão na web. Consequentemente, bastando dedicação à atividade para colher os bons frutos que essa tendência está trazendo aos empreendedores.

Quer conhecer um pouco mais sobre os infoprodutos e qual a sua importância para os negócios digitais? Acompanhe as perguntas e respostas a seguir para saber como essa dinâmica acontece e confira também as 7 melhores dicas para se tornar um empreendedor de sucesso e lucrar com o mercado digital. Aproveite!

O que são infoprodutos?

Infoprodutos ou produtos de informação são artigos intangíveis que podem ser visualizados na tela do seu computador, smartphone ou tablet. São exemplos destes itens e-books, vídeos, podcasts, softwares, dentre outros materiais informativos distribuídos gratuitamente ou comercializados na web.

 Qual a importância de infoprodutos para negócios?

Os infoprodutos são primordiais, seja para o compartilhamento de dados, ou para a propagação do conhecimento de forma mais rápida e dinâmica, sendo ótimo para quem quer acelerar ou aumentar o faturamento de seu negócio com as vendas na internet.

Como os infoprodutos são desenvolvidos?

A base do desenvolvimento de qualquer infoproduto é o capital intelectual, ou seja, o conhecimento das pessoas. Através deste know-how pode-se criar uma série de ideias para projetar o item digital e por fim comercializá-lo ou disponibilizá-lo gratuitamente por e-mail, site ou outra plataforma virtual.

Muitos acreditam que, para elaborar este tipo de produto é necessário ter total domínio das ferramentas digitais, o que não é verdade. Para criar um infoproduto é necessário ter conhecimentos específicos de determinado assunto e pensar na melhor forma de compartilhar o material de QUALIDADE com sua rede de contatos e demais pessoas na web.

Como ganhar dinheiro vendendo infoprodutos?

Para começar a ganhar dinheiro com as vendas de infoprodutos, o empreendedor deverá definir seu público-alvo, fazer uma análise detalhada de avatar, criar um produto alinhado as dores de seu público, ter uma produção própria, definir seu modelo de negócios e passar a divulgar no meio digital através de estratégias de marketing. Também poderá se afiliar às outras empresas ou profissionais do ramo, ganhando comissões por meio das vendas efetuadas.

 As redes sociais também são ótimas aliadas para realizar as promoções de infoprodutos, você ou sua empresa podem criar canais nas redes e conquistar seguidores que tenham o perfil do público-alvo daquele produto ou serviço digital que a empresa tem a oferecer.

Quais os benefícios de infoprodutos para negócios digitais?

Baixo custo de produção

Uma das vantagens de comercializar os infoprodutos é que a produção desses não demanda altos custos de produção (se comparado às mercadorias tangíveis).

 Facilidade na distribuição

Os infoprodutos são mais facilmente distribuídos, podendo enviá-los por e-mail ou disponibilizá-los por download em um site ou blog. Esse processo acaba contribuindo significativamente para a satisfação do cliente, já que não há a necessidade de aguardar vários dias para começar a utilizar o item adquirido.

Em termos de logística, esse benefício também é um grande facilitador para as empresas de negócios digitais, pois além de não precisar de um controle e manutenção do estoque físico, também não há despesas de armazenamento.

Aumento da demanda no mercado

A compra de infoprodutos e serviços digitais está cada vez mais em alta no mercado, se fazendo muito presente na vida do consumidor moderno, que busca soluções práticas e econômicas para o seu dia a dia.

Um exemplo disso é a aquisição de vídeo aulas, cursos de graduação ou treinamentos, por profissionais que não dispõem de muito tempo (e dinheiro), mas necessitam de especialização na carreira.

Qual o segredo para criar um infoproduto de sucesso?

Para ter sucesso no ramo dos negócios digitais, comercializando infoprodutos, é necessário que o empreendedor tenha uma mentalidade de vencedor e paciência. Vender na internet pode parecer uma tarefa bastante simples, mas é justamente essa ideia que pode dificultar a entrada de um produto/serviço na web, seja pela baixa audiência gerada com o público ou pela própria concorrência.

Para ter mais chances de ganhar visibilidade e prosperar nessa área, o empreendedor deve estudar as melhores estratégias de marketing e começar a divulgar seu produto ao seu público-alvo; para isso, poderá fornecer alguns exemplos de seu trabalho gratuitamente por meio de artigos, vídeos, e-books dentre outros formatos de conteúdo.

Por que infoprodutos são um bom negócio?

Por ser uma tendência global, o comércio de infoprodutos será um dos negócios mais lucrativos para quem queira compartilhar seus conhecimentos na web; um exemplo disso é o curso online do professor Mário Vergara que, em apenas uma semana após o lançamento, chegou a faturar cerca de 11 milhões de reais.

Claro que para chegar a esse resultado extraordinário é preciso elaborar muito bem os produtos e serviços digitais e caprichar na estratégia de marketing que sua marca vá usar para gerar audiência com seus clientes atuais e consumidores em potencial.

Qual o potencial de faturamento de infoprodutos?

O faturamento nos negócios digitais dependerá muito do tipo de produto a ser disponibilizado. Há profissionais que podem faturar de zero a 1 milhão de reais em apenas um mês, dependendo de fatores como visibilidade da marca e qualidade da solução oferecida.

Há também as vendas comissionadas, como no caso da Amazon que repassa 35% ou 70% do valor de suas vendas aos autores dos livros digitais (o valor do material depende do tamanho, em MB, do arquivo).

Conheça 7 dicas para o sucesso dos negócios digitais com venda de infoprodutos

1.     Saiba separar o seu lucro e o faturamento da empresa

Primeiro, uma dica mais geral. Um dos maiores desafios para qualquer empreendedor é estabelecer um limite do que é o faturamento e o seu respectivo lucro, o que, na maioria das vezes, acaba colocando muitas empresas em maus lençóis na hora de fechar o caixa no final do mês.

Por esse motivo, é importante que a empresa faça a gestão financeira da maneira mais correta possível, separando os ativos das entradas para o pagamento de fornecedores, empregados e outros custos do empreendimento. Então, depois de todas as quitações, o empresário saberá o quanto, de fato, lucrou com as vendas, seja de um infoproduto, seja de qualquer tipo de oferta.

2.     Faça um investimento que traga retorno

Mesmo necessitando de menos aplicação em dinheiro, como vimos, os infoprodutos também exigem investimentos, ainda mais se a criação do material exigir o trabalho de terceiros, como designers ou profissionais de marketing digital. 

Além disso, para ter um maior destaque na web, os infoprodutores deverão, muitas vezes, investir em anúncios pagos ou em outras plataformas (sites e blogs) para comercializar suas mercadorias.

Claro que a escolha do quanto deverá ser investido dependerá também da disponibilidade financeira da empresa e também da escolha do empreendedor, mas lembre-se: na maioria das vezes o barato poderá sair bem caro.

3.     Tenha um time que agregue valor ao negócio

É possível sim fazer quase tudo sozinho na produção de um infoproduto, mas tenha certeza que essa tarefa, além de extremamente difícil, provavelmente não trará o retorno que você espera ao seu negócio.

Editar vídeos, produzir conteúdos, criar um site e cuidar dos anúncios só são algumas das tarefas que podem tomar o tempo na elaboração de um produto digital. Por isso, conte com uma equipe que possa ajudar o seu negócio a ter mais qualidade e maiores chances de prosperar no segmento.

4.     Analise o mercado

Uma das melhores formas de garantir o sucesso em qualquer empreendimento é fazendo um planejamento completo de todas as tarefas. É importante notar que, uma das mais importantes, se trata da análise de mercado em que seu produto estará inserido.

Estude sua concorrência, seus fornecedores e principalmente o seu público-alvo para que sua marca possa atingir melhores resultados, atendendo as expectativas dos consumidores da melhor maneira possível.

5.     Divulgue o seu infoproduto

Faça a divulgação de seus produtos e serviços digitais com ações de marketing, como por exemplo, marcando presença nas redes sociais.

Caso você não seja um especialista no assunto, contrate uma consultoria especializada em marketing de infoprodutos para dar um suporte nas estratégias de elaboração e divulgação de seus infoprodutos.

Essa escolha, além de ser uma forma de possibilitar a expansão de seus negócios de maneira mais eficiente, também contribui para que o empresário tenha mais tempo para investir na excelência de seus infoprodutos.

6.     Atraia seus clientes em potencial

Para ter maiores chances de sucesso em suas vendas, foque nos consumidores que, de fato, possam apresentar interesse no que o seu negócio tem a oferecer. Uma boa forma de identificar essas pessoas é fazendo pesquisas na web ou até mesmo publicando uma amostra de seus produtos em algum site, verificando a aceitação no mercado.

7.     Fidelize o cliente

De nada adianta oferecer seus produtos nas principais plataformas digitais com um ótimo preço, se o seu atendimento ao consumidor deixar a desejar. Por isso, realize, sempre que puder, pesquisas de satisfação, buscando, na opinião dos compradores, ideias que poderão ajudar a trazer melhorias nas próximas versões do Infoproduto.

Outra forma de fidelizar o cliente é oferecer conteúdos relevantes gratuitamente, como, por exemplo, artigos, podcasts, vídeos ou até mesmo dicas nos canais digitais.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que são os infoprodutos e como começar a trabalhar com os negócios digitais, comece já a investir seu tempo e ideias em seu próprio empreendimento, buscando no mercado digital a chance de conquistar mais sucesso e lucros extraordinários.

Abraços, 

Anderson Gomes

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(1)
Tags: empreendedor empreendedorismo marketing marketing digital negocios startup