Em torno de oitenta por cento dos negócios perdem-se na abordagem. Dennis Waitley dizia: 'Você nunca fecha uma venda, na realidade, abre uma relação a longo prazo.' Do ponto de vista psicológico, Carl Ransom Rogers, apresenta três aspectos para uma abordagem harmoniosa: I. A consideração positiva incondicional significa receber e aceitar as pessoas como elas são, expressando afeto positivo por elas, pelo fato de ela existir, não sendo necessário que ela faça nada em troca. II. A empatia está relacionada à capacidade de ver e sentir as coisas pelo ponto de vista do cliente e, permitindo que ele perceba, esta sintonia será entendida como quem está sendo compreendido sem julgamento. Esta situação gera credibilidade e afinidade nas interações. III. A congruência em expressar-se objetivamente transfere sentimentos e percepções ao cliente sem interferir em suas reflexões e conclusões. Philip Kotler por sua vez nos impõe algumas questões: 'Não sei quem você é. Não conheço sua empresa. Não conheço o produto de sua empresa. Não sei o que sua empresa representa. Não conheço os clientes de sua empresa. Não conheço o histórico de sua empresa. Não conheço a reputação de sua empresa. Agora, o que você estava mesmo querendo vender-me?' Independentemente de qual abordagem estivermos desenvolvendo, teremos que manter a mente aberta para atentar às mensagens verbais e não verbais emitidas pelo nosso oponente, tendo a consciência de que o grande desafio, implícito, será conquistar a sua confiança. Faremos isso utilizando a técnica 'rapport'. Como já dissemos, esta técnica consiste em acompanhar, de modo sutil, as variantes do oponente ao longo de todo o procedimento da venda. O corpo, o ritmo da fala, o tom de voz, o vocabulário, a respiração, as crenças e valores, gestos, movimentos e o estado de espírito. Além de praticar esta técnica específica, que utilizaremos em todos os relacionamentos e em diferentes momentos da venda, a partir de agora, vamos agregar à abordagem, as quatro áreas relacionadas à venda: comunicação, marketing, planejamento e informática. O contexto da abordagem pressupõe um objetivo inicial; chamar a atenção do cliente para uma notícia e, ao anunciá-la, um segundo objetivo; despertar interesse em produto(s) ou serviço(s) que atende(m) sua(s) necessidade(s). Quando aliamos a estes objetivos, o entusiasmo no atendimento, a disposição de ouvir com interesse, a capacidade de gerar empatia e o tino para fazer a pergunta certa na hora certa, firmamos um vínculo de entendimento e respeito recíproco, essencial, não apenas para investigarmos se a nossa estratégia nos levará ao fechamento, mas, sobretudo, para estabelecer uma parceria de longo prazo. Trecho retirado da apostila de Vendas Passo a Passo da Faculdade de Vendas Para saber mais entre em contato conosco: www.faculdadedevendas.com.br cursos@faculdadedevendas.com.br 11-4365.5453