O escambo e suas primeiras formas de manifestação de comercialização tomaram forma, modificaram-se, evoluíram, progrediram, criaram fronteiras, ate derrubá-las. A verdade é que se transformam a cada instante com o passar dos anos e atualmente no complexo e desafiado mundo dos negócios vender é muito mais que vital, em muitos casos e a razão de muito existirem e neste caso falamos de pessoas e empresas. A cada dia o ato da comercialização ou venda se torna mais desafiador e na busca de desempenhos ascendentes e valores astronômicos, isto independe de produto ou segmento de atuação, pois prestação de serviço é venda também. É nesta situação que o vendedor surge e se desenvolve na sociedade dos negócios criando e absorvendo competências de vendas, gerais e administrativas. A competitividade e a tecnologia trouxeram novas realidades aos mais diversos cenários independe de produto e mercado a venda possui três pontos bases na comercialização. O produto, o cliente e o vendedor. É neste ultimo elemento que tem se explorados e desenvolvidos potenciais e diferenciais estratégicos. O vendedor dentro da empresa é um gestor que trabalha com todos os canais da empresas tantos os de Marketing, a inteligência da venda, a gestão de produtos e produção, a administração e controle da sua carteira de clientes e até mesmo sua auto-gestão. Atualmente o profissional de vendas tem de ser um gestor do conhecimento pois a competitividade e a velocidade dos negócios impõe esta necessidade. O mercado entende se ra figura do vendedor um reflexo do contexto da empresa. Aspectos como a motivação, determinação, conhecimento do mercado e características dos segmentos e seu envolvimento como um todo é avaliado pela concorrência e pelos próprios clientes. A empresa que compreende a sua dependência com a venda, e busca entender a necessidade de ter uma postura no mercado, mais agressiva, precisa ter na figura do vendedor um empreendedor, que além de executar a venda e seus processos, este profissional tem de estar capacitado para entender e visualizar todo o complexo sistema que envolve o ato de negociar e vender. A postura empreendedora na venda esta diretamente ligada a esta característica e capacidade de gerenciar os fatos e acontecimento juntamente ligado a uma postura ética e respeitosa que facilite a circulação no contexto dos negócios. A pessoa que lida com a ação da venda precisa empreender tempo para conhecer a fundo os clientes e seus negócios, buscar informações mais próximas e estratégicas que me determinado momento possam surpreender, mostrar atenção e fechar negócios e até mesmo obter reconhecimento do comprador. Vivemos neste momento a era da parceria onde empresas buscam estar negociando e se relacionando com parceiros que procuram identificar oportunidades de crescimento mutuo. Negociações vantajosas para ambos os lados de fácil mensuração de retorno e mercado conquistado tem delineado os negócios, cabe ao vendedor identificar e explorar a era do relacionamento mais próximo e com maior valor agregado nas relações e trabalhar na construção e manutenção dos relacionamentos. Defino que o profissional que souber lidar com gestão do conhecimento e ser empreendedor será o mais útil,versátil e capacitado vendedor.