O Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos) é um processo que consiste em gerenciar os fluxos, de bens, serviços, finanças, informações de forma estratégica entre empresas e consumidores finais, visando alcançar vantagens competitivas e criação de valor para os clientes. O Supply Chain Management é a interação de diferentes processos e atividades que visam à criação de valor dos produtos e serviços para o cliente final, assim planejando e controlando o fluxo de mercadorias, informações e recursos, visando à alimentação de todo Lead Time, incluindo estratégias para focalizar a satisfação do cliente, retenção dos atuais e obtenção de novos clientes. (CHING, 2010, p. 51). Supply Chain Management tem representado uma nova e promissora estratégia organizacional para obtenção de vantagens competitivas, assim trazendo para as empresas uma nova mudança no desenvolvimento da visão de competição no mercado, cujo objetivo final é maximizar os potencias relacionamentos da cadeia produtiva, de forma a encantar o consumidor final. (POZO, 2010, p. 16 e 17). O que antes era apenas vender e entregar, hoje são otimização e integração de todas as áreas funcionais da empresa, incluindo marketing, vendas, produção, finanças, recursos humanos e tecnologia da informação, o qual se denomina Logística Integrada, reportada ao sistema Intraorganizacional ou departamentos internos de uma organização, já Integração Logística vem da visão Interorganizacional o qual aborda a necessidade de Integração entre processos diferentes, ou seja, parceiros externos, como fornecedores e clientes. Assim sendo necessário envolver toda a organização na criação de um plano estratégico de logística. (GRANT, 2013, p. 12). O sucesso da Integração Logística consiste em um bom gerenciamento integrado dos diversos sistemas internos, eliminando retrabalhos, e externos, através de parcerias e relacionamento empresarial com todos os envolvidos na cadeia de suprimentos, baseados na confiança, competência técnica e troca de informações, com objetivo de reduzir custos e acelerar o aprendizado. Assim a nova visão empresarial recomenda a avaliação de forma integrada. No ambiente dinâmico e com concorrentes oferecendo produtos similares com preços equivalentes, o fator agilidade e o custo logístico são determinantes para o sucesso ou fracasso. Assim, quanto mais próximas de uma parceria forem às relações com fornecedores e clientes, maiores as chances de envolvimento e comprometimento no processo de oferecer o melhor produto ao mercado. Como pudemos observar existe uma grande diferença entre os conceitos de Logística e Supply Chain Management. Enquanto a primeira está atrelada com uma série de processos ou atividades conhecidas como primárias (atividades fins) e secundárias (atividades de apoio), que possibilita o fluxo de materiais e informações do ponto de origem ao ponto de consumo, o segundo trata da integração, de maneira estratégica, desde o fornecedor inicial até o consumidor final, com o objetivo de agregar valor aos participantes da cadeia, com destaque para o consumidor final, assumindo desta forma, um caráter mais estratégico. Meu muito obrigado e até a próxima se Deus quiser. Abraços! Referências Bibliográficas: CHING, Hong Yuh Gestão de estoques na cadeia de logística integrada – Supply Chain. 4. Ed. São Paulo : Atlas, 2010. GRANT, David B. Gestão de logística e cadeia de suprimentos, (Trad. Arlete Simille). São Paulo : Saraiva, 2013. POZO, Hamilton Administração de recursos materiais e patrimoniais : uma abordagem logística. 6. Ed. São Paulo : Atlas, 2010.