Nossos amigos do US Media Consulting mais uma vez publicaram uma utilíssima compilação de dados de pesquisa que permitem traçar um retrato bastante completo do consumidor brasileiro na internet. Confira a seguir alguns resultados. Perfil do consumidor brasileiro na internet: quantos fazem compras por impulso? Fonte: Latin Link (2013). Gráfico por Géssica Hellmann & Cia. Da pesquisa conduzida pela IAB Brasil e ComScore chamada 'Brasil Conectado 2', conclui-se inevitavelmente que a melhor maneira de falar com o consumidor brasileiro na atualidade é a internet. 74% dos consumidores brasileiros pesquisam na internet os produtos que pretendem comprar. 70% dos brasileiros costumam visitar os sites que veem em anúncios. 66% visitam a loja que esteja sendo anunciada. 63% são induzidos por anúncios online a desejar adquirir produtos anunciados na internet. 69% afirmam que a internet é o meio mais fácil de fazer compras. 63% se sentem seguros em usar o cartão de crédito para fazer compras online. 58% preferem ver publicidade incorporada em vídeos online em vez de pagar para ver o conteúdo. 23% já fizeram compras usando seus smartphones e um número ainda maior já fez compras usando um tablet. Já uma pesquisa da IPC Marketing revela diversos agregados sobre o consumo no Brasil. O consumo do brasileiro crescerá 10% em 2013 em comparação com 2012, ultrapassando a marca dos 3 trilhões de reais. A classe B tem o maior poder compra (48% do consumo nacional) somando gastos iguais a 1,3 trilhão de reais. O consumo da classe C1, somando 518 bilhões de reais, praticamente empatará com o da classe A, que deve chegar a 539 bilhões de reais. Os principais produtos e serviços em que o brasileiro gasta seu dinheiro são manutenção do lar (25%), saúde e higiene pessoal (9%), transporte (7,5%), material de construção (5%), vestuário e calçados (4,7%), viagens e lazer (3,5%), educação (2,5%), aparelhos eletrônicos (2,2%) e móveis e produtos para o lar (1,8%). Estudo da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços mostrou que as compras com cartões de crédito em 2012 somaram 26% do consumo doméstico, contra 16% em 2007. O brasileiro é o segundo maior consumidor de produtos eletrônicos do mundo, segundo pesquisa da Accenture, com gasto anual médio de 1.080 dólares. 85% dos brasileiros fazem compras por impulso, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Os turistas brasileiros gastaram mais de 6 bilhões de dólares em viagens ao exterior no primeiro trimestre de 2013. 63% dos brasileiros recomendam produtos nas redes sociais, segundo pesquisa da Rakuten. Consequências para as empresas brasileiras A conclusão inevitável dos dados acima – e de todas as pesquisas sérias que você queira investigar – é que o brasileiro está disposto a usar a internet antes, durante e depois de gastar o seu dinheiro nos produtos de que necessita. Nós pesquisamos na internet os produtos em oferta. Usamos a internet para comprar. Recomendamos os produtos que compramos para outros consumidores. E ainda há quem tenha 'medo' de investir em marketing na internet. De fato, as empresas brasileiras deveriam ter um medo crescente de não investir em marketing na internet. A cada dia que passa, mais e mais consumidores brasileiros aderem com todo o entusiasmo à mídia internet, gastando cifras astronômicas nesta mídia. Quem investir de forma inteligente e estratégica nesta mídia, morderá a maior fatia e deixará os hesitantes comendo poeira.