O tema em questão surge a partir de uma análise onde observa-se a necessidade de se implementar o entendimento claro sobre os processos de desenvolvimento de produtos – PDP. Diante disso, os autores deste livro propõem o modelo unificado, que é aquele que além de enfatizar as melhores práticas de produção, promove a integração e faz com que todos estejam por dentro do que está acontecendo dento da empresa. Neste capítulo, os autores abordam a gestão da modelagem de processos, que se destina a descrever os processos de uma empresa. Essa ferramenta descreve atividades, processos, recursos, fases e responsáveis do processo, de modo a tornar visível a gestão e garantir a facilidade no gerenciamento dos processos empresarial. O capítulo descreve a distinção entre processo e projeto. Projeto é um processo único e temporário, que no final apresenta um resultado único, ao passo que, processos são atividades continuadas e que podem ser melhoradas ao longo do tempo. Processo de desenvolvimento de produtos A incovergência entre os departamentos é um elemento presente nas organizações, diante disso, são adotados modelos de produção a fim de manter todos envolvidos com o processo de desenvolvimento de produtos. Esses modelos podem ser livros, manuais ou informações disponíveis na intranet da empresa, garantindo que todos tenham acesso e se mantenham integrado de tudo que está acontecendo referente ao processo de produção. Visão geral do modelo de referência Esse modelo foi desenvolvido por Henrique Rozenfeld e outros autores, é composto por três macros fases, sendo eles pré-desenvolvimento, onde é elaborado o planejamento estratégico do produto; desenvolvimento, onde ocorre o processo de obtenção de informações, de conceito, de detalhamento, da produção em si e do lançamento do produto; e pós-desenvolvimento, onde se faz o acompanhamento do produto no mercado e toma-se decisões referente a descontinuação. Pessoal envolvido na produção Varia de empresa para empresa. Cada organização definirá quais serão os responsáveis pelas atividades de produção de acordo com seu segmento e estrutura. No livro em questão, a abordagem do pessoal é feita com base em papeis, citando, por exemplo, membros da diretoria, gerente funcional, responsável pela engenharia, gerente de projetos, especialistas, parceiros, times de planejamento estratégico, time de avaliação e time de avaliação de produtos. Macro fase de pré-desenvolvimento Macro fase do pré-desenvolvimento é muito importante para a empresa, nela são definidas e reunidas as ideais; avaliadas as restrições, como recursos, tecnologias, pessoal, capacidade física e estrutura organizacional relacionadas à produção; e priorização dos projetos de acordo com os objetivos da empresa. São feitas, neste estágio, algumas perguntas básicas referente ao planejamento estratégico – PE da organização, questões essas, como onde estamos? Para onde vamos? Diante disso, buscam-se respostas de modo a elaborar um bom planejamento e estratégias inteligentes que levarão a produção ao resultado almejado. Planejamento estratégico O PE é composto por três níveis, corporativo, negócios e produtos. O nível corporativo define onde a empresa pretende chegar e quais os diferenciais que deverá ter no mercado. No de negócios, a organização busca atuar com atividades táticas, como distribuição, divulgação, participação no mercado, procurando sempre obter melhores resultados a fim de atingir o objetivo maior, definido pelo nível corporativo. Já o último, que atua sob os produtos, trabalha pensando em linha de projetos, produtos, serviços, tecnologias e outros elementos essências relativo à produção. É de responsabilidade de todos a macro fase do pré-desenvolvimento; ela existe para dar direcionamento à empresa. Desta forma, sugere-se o seu entendimento em todos os departamentos organizacional, adaptando-se as táticas específicas de trabalho que levarão ao alcance dos objetivos definidos. Macro fase de desenvolvimento Ocorre, nesta macro fase, a produção propriamente dita; são assim aliados tecnologia, informação, matéria prima e pessoas com o objetivo de colocar produto do mercado. Na macro fase de desenvolvimento, no início do desenvolvimento de um projeto, o grau de incerteza é elevado, levando-se a diminuir ao longo do tempo de execução; tem-se também grande quantidade de escolhas no começo, e de acordo com o andamento desse projeto vai se reduzindo devido a maturidade e nível que for alcançando. E, em ralação a custo, quanto mais tarde se pensar em fazer mudanças ao longo do projeto, o custo também tenderá a ser maior. Além da preocupação com o desenvolvimento de produtos, a empresa também se encarrega por fazer o lançamento do produto no mercado, elaborando estratégias de marketing e vendas para se comunicar com o público e fazer com que produtos estejam a sua disposição. Macro fase de pós-desenvolvimento A empresa acompanhará o ciclo de vida do produto lançado no mercado, seu desempenho, índice de satisfação dos consumidores, necessidade de assistência técnica, questões relativas à pós-vendas, e decisões relacionadas ao congelamento e descontinuidade do produto no mercado.