Quando a alta administração da empresa resolve por si só adotar os padrões ISO 9000 como forma de gestão de seu Sistema da Qualidade, todo o processo de implementação se torna bem mais simples e sem muitos problemas administrativos e políticos a serem resolvidos. O envolvimento dos principais executivos da empresa para com a norma, o conhecimento de como ela pode alavancar os negócios e contribuir para a sobrevivência e a competitividade no mercado globalizado em que vivemos presentemente, garantem a realização do projeto e o sucesso da implementação e no resultado do mesmo. Percebe-se que a política de comercio tende para o processo de Certificação de Sistema da Qualidade. Ele torna-se a cada dia mais fundamental para a negociação de produtos e serviços a nível mundial. De acordo a pesquisa realizada pela QSP, vimos que a Receita Operacional Líquida das empresas certificadas cresceu em média 24% e a redução dos custos chegou a 8,7%. Os valores economizados, de acordo com o porte das empresas, foram: Economia após a certificação Empresa Pequena (até 100) – R$ 255,5 mil Empresa Média (de 101 a 500) – R$ 3,3 milhões Empresa Grande (mais de 500) – R$ 18,1 milhões A pesquisa verificou também que diversos indicadores da Qualidade e produtividade das empresas entrevistadas evoluíram significativamente após a certificação, como prazo de entrega, taxa de defeitos/erros de horas de treinamento. Outros itens beneficiados foram, por exemplo, a melhoria da qualidade dos processos, do clima organizacional, do entendimento de tarefas, das comunicações internas e da documentação. As empresas já certificadas estão exigindo dos seus fornecedores e prestadores de serviços a implementação de sistemas de qualidade da linha ISO 9001. Portanto, para vender para estas empresas é fundamental implantar sistemas de qualidade de acordo com ISO 9001. Fonte: www.foconaiso.com.br