A Responsabilidade Social Empresarial é quando as empresas decidem voluntariamente contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo e sustentável. A base dela é a ISO 26000 ISO 26000 é a norma internacional que fornece orientação e diretrizes sobre a Responsabilidade Social e Empresarial, são elementos 'sugestivos' mas não auditáveis, onde devem-se criar normativas locais com base nessa norma. Foi publicada em 01/11/2010, em Genebra, mas no Brasil, foi trazida a versão em português um mês depois, pela ABNT. Resumidamente, a ISO é um guia para orientar o conceito de uma empresa socialmente responsável com o meio ambiente, com a sua produção e o seu descarte. É uma contribuição positiva ao mundo em que estamos, mediante a um comportamento ético e transparente. Tal norma não tem a finalidade de certificação, apenas norteiam as empresas, se tornando de uso voluntário. A ISO 26000 é dividida em 7 seções: Escopo; Termos e definições; Práticas Trabalhistas; Meio Ambiente; Práticas de Funcionamento Justas; Problemas do Consumidor; Participação e Desenvolvimento da Comunidade. Quem deve ter essa Responsabilidade Social? Entende-se que, Responsabilidade Social é tudo o que uma pessoa física ou jurídica pode fazer para que o mundo seja melhor. É o ato voluntário de empresas em geral que se preocupam com o bem- estar social, interno e externo. Porém, o erro é pensarmos que RS é realizada exclusivamente por empresas, é claro que as empresas tem uma grande responsabilidade em realizar e interferir positivamente na sociedade onde está, e precisam realizar ações para atender inclusive a legislação, mas é importante as pessoas também estarem atentas a cada gesto que esta ligada a essa responsabilidade social, como por exemplo, uma costureira, que possui resíduos de tecidos, e deverá saber como será o descarte desses materiais para que não agrida ou afete de forma negativa o meio ambiente. Muitas empresas realizam ações da porta pra fora, esquecendo dos seus próprios colaboradores. Hoje a RSE é levada tão a sério, que muitas empresas contam parte do que fazem, para ter uma boa imagem diante da sociedade. Além disso, as empresas precisam publicar os seus relatórios anuais sobre responsabilidade social, empresarial e ambiental. Isso serve para pequenas, médias e principalmente, as grandes empresas, pois impactam positivamente o seu entorno, seus clientes e os seus colaboradores, fornecendo maior qualidade de vida. Os 7 Princípios da Responsabilidade Social: Accountability (O termo em inglês, de uma forma objetiva, significa a obrigação da organização em ser transparente prestando contas sobre sua atuação); Transparência (A organização tem a obrigação como organismo social de ser transparente e séria quanto as informações referentes a toda e qualquer atividade que impacte ou incida na vida das pessoas e no meio ambiente); Comportamento Ético (A ética é um elemento crucial a toda empresa que tenha o objetivo de se perpetuar no mercado); Respeito pelos interesses das partes interessadas (Uma organização deve responder a todos os interesses das partes a ela relacionadas e envolvidas); Respeito princípios (Toda organização deve respeitar a ordem social e legislação, em sentido amplo, que regem a sociedade); Respeito direitos humanos (Os direitos humanos são direitos inerentes a todas as pessoas viventes no planeta, tendo como fundamento sua dignidade, a conhecida dignidade da pessoa humana); Respeito pelas normas internacionais de comportamento (Convém que uma organização respeite as normas internacionais de comportamento, ao mesmo tempo em que adere ao princípio de respeito pelo estado de direito). Vantagens da Responsabilidade Social Empresarial: Assegura uma imagem positiva da organização perante a sociedade; Fideliza o cliente; Provoca impactos positivos na comunidade; Retém os colaboradores mais qualificados na empresa, pois eles vão preferir trabalhar em uma empresa que prioriza os direitos dos cidadãos e a qualidade de vida; Gera motivação dos profissionais da organização; Aumenta a produtividade; Diferencial competitivo; Auxilia a organização a administrar riscos e lidar com gestão de crise; Minimiza a escassez dos próprios recursos da instituição e da natureza. Dessa forma, aplicar o conceito de RSE não é uma tarefa fácil. O primeiro passo diz respeito à mudança cultural nos processos da organização, aliando as ações sociais com o objetivo natural de uma empresa — que é o de gerar lucro. Para tanto, ela precisa, minimizar os riscos, trabalhando de forma sustentável. Acreditamos que todos os envolvidos possam colaborar para um impacto positivo no meio ambiente e no meio social, destacamos uma empresa especialista em aplicação da RSE, no caso do Instituto Ethos, tendo como objetivo ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma sustentável e responsável, compartilhando experiências e disponibilizando ferramentas para tal. É importante ressaltar que, qualquer empresa é capaz de obter diretrizes a respeito dos processos que ela exerce, seus impactos na sociedade, o produto/serviço que ela oferece, o mercado ao qual ela está inserida, seu público-alvo e seus profissionais, garantindo que o gestor tenha informações assertivas que garantam a implementação correta da RSE em seu negócio. Isso lhe trará vantagens, valorizando sua imagem e ganhando lealdade de seu cliente. Case para melhor entendimento A empresa Tocchi Empresarial atua há quase 20 anos no mercado com consultoria e auditoria de sistemas de gestão, apoiando as organizações na sua gestão.O diretor, consultor, auditor e instrutor da Tocchi, José Tocchetto de Oliveira, engenheiro químico com pós-graduação em gestão empresarial, engenharia de segurança do trabalho, perícia auditoria e gestão ambiental, realizou a conclusão de uma consultoria e implantação da ISO 26000 em um cliente (não pode ser divulgado por motivos contratuais), onde começou com treinamentos sobre a responsabilidade social e empresarial e aplicação das normas da ISO 26000. Após esse treinamento, se deu início a primeira Due Diligence (Diligência devida) que visou comparar as práticas do cliente com as questões referentes a cada tema, e suas ações e expectativas da sociedade em relação á atuação das empresas. Dessa forma, foi utilizada ferramentas que possibilitou conhecer os interesses e direcionar os planos de ação atingindo assim um dos princípios da responsabilidade social, que é respeitar o interesse das partes envolvidas. Esses planos de ação foram implantados durante aproximadamente 3 meses, logo após foi realizada uma auditoria interna com resultados positivos. Após a conclusão da consultoria, a equipe da empresa ficou apta para dar continuidade, implementando e auditando seus sistemas de gestão de responsabilidade social. Obteve o diagnóstico realizado através da avaliação de documentos e entrevistas com os gestores de todos os departamentos da unidade. Esta consultoria em nossa opinião, foi de muita relevância e com uma iniciativa interessante, já que a ISO 26000 não tem fins de certificação, e tal consultoria realizou de forma detalhada cada princípio da norma para conhecer e aplicar as implantações e ações necessárias para que os resultados de todo o processo fosse mensurado em relatórios, fazendo desta forma, com que o cliente enxergasse e aplicasse as mudanças necessárias para agir em seus processos de forma a respeitar as partes envolvidas e interessadas.