Devido à globalização e a quebra de fronteiras através de meios de comunicação cada vez mais presentes na vida dos jovens, surge uma nova linha de pensar, onde as faculdades devem acompanhar o desenvolvimento e as novas habilidades desenvolvidas pelos estudantes. A tradicional lousa e slides acompanhados pela explicação do professor na frente da turma, não são mais suficientes como ferramentas motivacionais para quem está assistindo a aula. Da mesma forma, quando esses estudantes chegam ao mercado de trabalho, as reuniões com a chefia poderá ser igualmente desmotivante. A apresentação de números e informações talvez se torne um dos momentos mais entediantes do dia. Essa segunda metade de 2012 e o início de 2013, tirei para me preparar para os Processos Seletivos de Trainees próximo ano e sabendo que a função futura exigirá a realização de reuniões e treinamentos, decidi desde já, mudar a forma como eu pretendo realizá-las, fazendo com que consiga prender a atenção dos colaboradores. Recentemente criei na Faculdade onde estudo, o Grupo de Teatro Acadêmico e através de seletivas, ficou assim formado: 2 estudantes de Psicologia, 2 de Fisioterapia, 1 de Pedagogia, 1 de Direito e 1 de Administração. Achei importante a variedade de cursos, pois assim seria mais desafiador liderar esses componentes. A idéia de criar esse grupo é para que desde já eu consiga, enquanto líder, criar novas ferramentas de comunicação que possa exemplificar expor e esclarecer as informações, relações, conflitos e comportamentos comuns no ambiente organizacional. Adaptando os conteúdos, agindo como uma lente de aumento e tornando mais evidente e de fácil compreensão os temas que serão abordados em reuniões, pois através do teatro a exposição e, conseqüentemente, a reflexão serão mais naturais. Vários são as áreas que o teatro pode ser utilizado. Por exemplo, segurança no trabalho, prevenção de acidentes, qualidade de vida no trabalho, motivação, atendimento, comportamento, 5S, ética, entre outros. Após a aprovação da temática, inicia-se o processo de produção e ensaios, confecção de figurinos e caracterização. O grupo criado está direcionado para atuar na Faculdade, abordando temas estudados em sala de área em todos os cursos que a mesma oferece. Além disso, está disponível para empresas que queiram tornar seus encontros com colaboradores mais estimulantes e participativos. A idéia é utilizar o Grupo Teatral para ilustrar um aspecto concreto da vida profissional. Esse trabalho desenvolve-se de acordo com a necessidade de cada evento, dramatizando situações cotidianas que podem ser aprimoradas pelos estudantes e colaboradores beneficiando e aprimorando o embasamento teórico proporcionado pelas disciplinas e os assuntos que as organizações pretendem passar para seus colaboradores.