No mundo corporativo ser transparente é fundamental para a fidelizar seus colaboradores tanto internos como externos, sabendo também que ser transparente é não permitir que seus colaboradores criem ilusões e se decepcionem com a empresa futuramente. O fato é que ser sincero e falar a verdade não omitindo nenhuma informação faz toda a diferença quando ao que se diz satisfação no ambiente de trabalho e sobrevivência da empresa. Á Necessidade de ser Transparente Existe uma necessidade de transparência em tudo que fazemos na vida para manter a nossa dignidade e caráter ileso. Na empresa a transparência deve começar dos gestores e chegar até aos colaboradores de nível operacional. O gestor deve ser sensato e prudente, jamais deve permitir que seus liderados criem ou aumentem expectativas sobre uma promoção ou um aumento salarial, em caso de empresas que optam pelo plano de carreira e investem em seus colaboradores existem várias especulações como: Como iram investir nos colaboradores escolhidos, quantos serão chamados, será por quanto tempo, porque eu não fui escolhido e etc. Muitas vezes as empresas já têm as pessoas escolhidas para fazerem parte do plano de carreira e quais as pessoas que serão promovidas, e para dizerem que são justas e que as oportunidades aparecem criam falsas expectativas como; falsas entrevistas e falsos testes e depois para se justificarem dizem que a pessoa não atingiu a meta que precisava para ser aprovada. Honestidade Agir com sinceridade e sem omissão de fatos que envolvam no futuro a permanência dos colaboradores não empresa é essencial. Claro, a transparência deve ser dos dois lados tanto de gestores como de liderados. Um dos fatores que muitas vezes se torna prejudicial ao colaborador é que, quando ele faz a entrevista dizem que ele vai trabalhar no setor x e cumprir x horários, com o passar do tempo acabam querendo impor mais autoridade sobre o novo contratado, o expondo as outras atividades não informadas na hora da entrevista. Ao mesmo se diz á colaboradores que quando são candidatos apresentam um perfil sem defeitos e depois de contratados apresentam um perfil de comodismo e sem compromisso. Abrindo e Fechando Caminhos Hoje as empresas que são transparentes com seus colaboradores abrem caminhos e as que não são transparentes fecham os caminhos; isso mesmo caminhos e não portas. Porque se fosse somente uma porta poderia tentar as outras que estão próximas, mas, sendo caminhos; eles devem ser abandonados e iniciar a procura de outros que levem a satisfação e prosperidade. Realmente é difícil de compreender o trecho acima, mas, a seta que indica o caminho de satisfação e prosperidade esta nele. Lembrem-se antigamente os colaboradores ficavam vários anos na mesma empresa, já os colaboradores de hoje, mudam de emprego semelhante a peças de roupas. Apenas reflita! Comportamento Entende-se que, quando um colaborador descobre que foi enganado ou usado como degrau para outros colaboradores crescerem, ele se revolta totalmente contra a empresa em que trabalha. Digo isto em relação às falsas entrevistas e falsos testes com o fim de engrandecer a imagem da empresa com falsas expectativas. Porém, quando o colaborador se sente valorizado e tem o seu trabalho reconhecido, o seu rendimento e qualidade do seu serviço são fantásticos. Decisão Independente de quaisquer que seja o estado atual do colaborador, seja de satisfeito ou de revolta, ele sempre toma decisões que abrangem outros colaboradores. Refiro-me no caso de satisfeito com a empresa, ele servirá de motivação para outros colaboradores desde os já empregados até os que serão contratados futuramente. Mas, se estiver revoltado, pode implicar na sua saída da empresa e estabelecer um clima de luta livre, ou seja, vale tudo. É triste, mas um colaborador revoltado se coloca contra a empresa e contra os colaboradores e tenta colocar colaborador contra colaborador. Conclusão Ser transparente é fundamental para a sobrevivência da empresa e publicidade positiva, já que transparência esta ligada diretamente a imagem da empresa. E que o comportamento afeta diretamente as decisões do colaborador, sendo a empresa transparente ou não e que as empresas não devem alimentar falsas esperanças e os colaboradores não devem ter um perfil como candidato e outro como contratado.