O Livro 'Capitalismo Consciente' de John Mackey, que tem como proposta central mostrar uma abordagem moderna sobre o capitalismo na qual os negócios não têm a ver com fazer o máximo de dinheiro possível e sim com a criação de valor das partes interessadas, apresenta um modelo que é alicerçado em quatro princípios fundamentais: Propósito Maior; Integração de Stakeholders; Liderança Consciente; Cultura e Gestão Conscientes. Nesse artigo irá ser abordado o primeiro deles, a identificação do Propósito Maior. O novo mote da gestão mundial é a busca pelo lema 'Performance com Propósito' ou 'Crescimento inspirado no propósito', é uma vivência procurada pelas maiores empresas do mundo, como Google, Unilever, P&G, Disney, PepsiCo. Mas afinal, o que é esse 'Propósito'? Os significados de propósito, a missão e os valores são comumente confundidos, por isso, é importante entender bem a diferença de cada um para que possam ser utilizados de forma complementares, a fim de identificar a identidade organizacional da Empresa. A sua visão é o seu 'Onde?', seu destino final, é a meta a qual você quer alcançar, os impactos que você quer causar, como você quer ser visto quando chegar no seu destino, A sua Missão é o seu 'Como?' é a estratégia que você vai utilizar para oferecer o seu propósito para o mundo. É o veículo que lhe carrega até o seu destino final. Propósito é a razão fundamental por trás da sua existência, é uma declaração definitiva sobre a diferença do que você está tentando fazer no mundo, está conectado com algo grandioso e bom (aspectos mais elevados do que significa ser humano) e é maior do que a própria Empresa, trata-se do seu 'Por quê?'. 'Por que existimos?' 'Por que precisamos existir?' 'Qual contribuição queremos dar?' A sua Missão, Visão e Propósito estão diretamente ligados, eles te mantêm focados no Porquê sua empresa existe, Qual é a meta dela, e o que precisa ser feito para alcança-la. Isso deve inspirar você e a sua equipe diariamente. Como foi dito por Paul Polman (CEO da Unilever) 'Ter um propósito mais profundo para o que fazemos como pessoas torna a nossa vida mais completa, o que é uma tremenda força motivadora. O que cada um de nós quer na vida é obter reconhecimento, crescer e saber que fez a diferença. Trabalhar em uma organização na qual você pode ser visto fazendo a diferença, é gratificante.' E é por isso que quando sua equipe, clientes e fornecedores entenderem qual é o real sentido da existência da sua organização, e porquê ela é importante, eles se conectarão com ela de uma maneira incrível, e farão de tudo para apoiá-lo na perpetuidade dela, acessando de maneira eficiente a capacidade humana de criatividade, engajamento, lealdade, colaboração e paixão de todos os envolvidos. Em 2010 foi realizado uma pesquisa para avaliar o engajamento dos funcionários com o trabalho, o resultado foi que apenas 28% se sentia envolvido com a empresa na qual trabalhava, 53% eram indiferentes e 19% se revelaram francamente hostis. Sabe-se que o lucro é um resultado essencial e desejável por todas as empresas, porém, quando perdemos o senso do propósito, perdemos nossa verdadeira identidade e deixamos de ter um negócio que tem como base o cuidado e amor. Tem-se, portanto, uma organização na qual o dinheiro é a prioridade, que terá como base o medo e o estresse, e seus interesses divergem da sociedade como um todo, focada em resultados de curto prazo, que não proporcionarão diferença nenhuma para todos que a circundam. É impressionante a diferença do impacto nos negócios que um funcionário inspirado, apaixonado e comprometido pode proporcionar. Segundo pesquisas, as organizações que entendem seu real propósito e a importância do desenvolvimento dos seus stakeholders, tendem a crescer até 15% a mais do que as outras, ou seja, no longo prazo, as empresas conscientes superam consideravelmente as companhias tradicionais. A Definição e comunicação do propósito da sua organização é um trabalho simples, porém um grande passo para sua sustentabilidade. Por isso, reúna sua equipe, conversem entre si, e descubram: 'QUAL É O PROPÓSITO DA SUA EMPRESA?'