A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

Adalto Junior

artigo de

05/10/2012
6 min leitura

Resumo

1 INTRODUÇÃO

Verifica-se que as empresas de hoje precisam estar centradas em suas informações de modo que estas venham a auxiliar o executivo na tomada de decisão. Para que a empresa obtenha uma melhor organização em suas tarefas, o gestor necessita implantar um S.I.G.

O presente artigo visa mostrar a importância dos sistemas de informações para as empresas, seus benefícios, como surgiu, e também considerando seus subsistemas que são partes integrantes e interdependentes de um Sistema de Informação Gerencial – S.I.G. que será também conceituado no presente trabalho.

Nessa perspectiva, foi feita uma pesquisa bibliográfica para definir melhor todo o processo do sistema de informação e como funciona, pois é de suma importância para as empresas executarem suas atividades.

2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

O S.I.G. é um conjunto de pessoas e softwares, organizados que fornecem e auxiliam informações às tarefas executadas pelos diretores da empresa. Com base nesse conceito:

um Sistema de Informações Gerencial (SIG) abrange uma coleção organizada de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos que fornecem informação rotineira aos gerentes e aos tomadores de decisão. O foco de um SIG é, principalmente, a eficiência operacional. Marketing, produção, finanças e outras áreas funcionais recebem suporte dos sistemas de informação gerencial e estão ligados através de um banco de dados comum. (STAIR e REYNOLDS, 2002, p. 18 apud MIRANDA, on-line, p. 3).

Observa-se a grande eficiência de que quando a empresa implanta um sistema de informação, ela contribui com todos os setores em que estes recebem informações através de um banco de dados onde ficam armazenadas as informações e são processadas e geradas assim que necessário, sendo o foco principal de um S.I.G. a eficiência operacional em estar auxiliando todos os departamentos da organização.

O S.I.G. teve seu surgimento no século XX após a Segunda Guerra Mundial, que desencadeou outros tipos de sistemas na sociedade.

Segundo BIO (2008, p. 19-20):

os conceitos e aplicações agregativas e de sistemas desenvolveram-se rapidamente depois da Segunda Guerra Mundial. Passa – se então, a ouvir falar de sistemas de defesa, hidráulicos, econômicos, etc.

(…)

Considera-se sistema um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo. No entanto, é preciso distinguir sistemas fechados, como as máquinas, relógios, etc. Nos sistemas abertos, temos os sistemas biológicos e sociais que são: o homem, a organização e a sociedade.

(…)

… o sistema aberto pode ser compreendido como um conjunto de partes em constante interação, constituindo um todo orientado para determinados fins e em permanente relação de interdependência com o ambiente externo, ou seja, influenciado pelo ambiente externo. Uma das implicações críticas dos conceitos de sistemas na Administração é justamente a concepção da empresa como um sistema aberto, pois tal visão ressalta que o ambiente em que vive a empresa é essencialmente dinâmico, fazendo com que uma organização, para sobreviver, tenha2 de responder eficazmente às pressões exercidas pelas mudanças contínuas e rápidas do ambiente.

De forma a compreender o sistema de informação gerencial é necessário compreender o que é sistema, dados, informação e gerencial.

Assim, compreende-se sistema como um grupo de componentes interligados para execução de determinada tarefa. Segundo Oliveira (2008, p.7) “sistema é um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função”. Verifica-se que um sistema constitui-se de partes formando-se um só com um único objetivo a realizar uma função, ou seja, é a base da implantação de um S.I.G.

Tendo compreendido o que é sistema, abordar-se-á acerca dos dados que consiste num elemento que depende de outro recurso para que seja melhor visualizado. Para Oliveira (2008, p.22) dado “é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a

uma compreensão de determinado fato ou situação”. O dado é apenas um elemento neutro sem significado que depende de outro recurso para ser processado dentro da empresa.

Com o entendimento do conceito sobre dado, temos a “informação” que é gerada para o executivo a fim de que ele possa tomar a devida decisão. Informação, Segundo Oliveira (2008, p.22) “é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões”. À partir da informação, o executivo irá gerenciar as atividades que forem necessárias nos respectivos setores da organização.

E para finalmente se entender melhor um S.I.G. define-se o “gerencial” que é o essencial para a execução das tarefas da organização que é a função executada pelo gestor de acordo com sua devida necessidade. Na visão de Oliveira (2008, p. 24) “é o desenvolvimento e a consolidação do processo administrativo, representado pelas funções de planejamento, organização, direção, gestão de pessoas e controle, voltado para a otimização dos resultados da empresa”. Gerenciar é o fundamento principal para as empresas se organizarem em seus processos decisórios, pois a direção da empresa está nas mão do gestor em relação ao seu futuro desenvolvimento e crescimento.

No que diz respeito, as empresas precisam estar preparadas para resolver os problemas internos e externos do ambiente em que estão inseridas, para isso buscam nos sistemas de informações suporte para resolução de tais problemas.

Laudon e Laudon (1999, p. 26 apud Bazzotti on-line, p. 6), afirmam que “a razão mais forte pelas quais as empresas constroem os sistemas, então, é para resolver problemas organizacionais e para reagir a uma mudança no ambiente”.

De maneira específica, os sistemas de informação dão condições para que as empresas saibam reagir às mutações do mercado e se sintam protegidas por um processo decisório firme o suficiente para garantir a resolução do problema.

“Os sistemas de informação objetivam a resolução de problemas organizacionais internos, e a consequente preparação para enfrentar as tendências da crescente competitividade de mercado” (BAZZOTTI, on-line, p. 6).

Para melhor a empresa adaptar-se à organização de documentos e arquivos em seu sistema operacional, ela deve implantar um SIG, pois para se ter um controle de atividades e ajudar no processo de tomada de decisões.

Conforme Bazzotti (on-line, p. 6):

A necessidade do Sistema de Informação (SI) nas empresas surgiu devido ao g

Instituição de ensino

Logo café com ADM
Logo café com ADM
Imagem de destaque do podcast
Imagem de destaque do podcast

#480

Empregos inúteis: como a tecnologia pode nos tornar mais humanos, com Piangers

Empregos inúteis: como a tecnologia pode nos tornar mais humanos, com Piangers

Sobre o autor

Adalto Junior

Adalto Junior

Logo do programa Café com ADM

#480 Empregos inúteis: como a tecnologia pode nos tornar mais humanos, com Piangers

#480 Empregos inúteis: como a tecnologia pode nos tornar mais humanos, com Piangers

00.0000.00