Todos sabem a importância da qualidade no atendimento ao cliente para a sobrevivência de um negócio. No entanto, este tema está longe de se esgotar, ou seja, muitos artigos, teses, monografias ainda serão escritas, já que ainda não se pode concluir qual a melhor forma de garantir um bom atendimento aos nossos clientes. Mais afinal o que garante um bom atendimento? Promoções, preços baixos, diversidades de produtos, ambiente diferenciado, serviços de quitutes. Na verdade essa pergunta talvez nunca seja respondida com certeza, já que o rege a qualidade em um atendimento é o próprio cliente, então duas pessoas podem ser atendidos em uma loja, uma sair satisfeita e outra decepcionada. Para isso existem algumas dicas que podem tornar seu simples atendimento, em um ótimo atendimento. São elas: 1. Só prometa o que puder cumprir e cumpra o que prometer Não adianta prometer mundos e fundos, tendo ciência que não será possível entregar ao seu cliente. Mais se prometer corra atrás do prometido. 2. Fale a verdade em qualquer circunstância O bom atendimento é aliado à verdade. 3. Respeite e cumpra prazos e horários Ninguém gosta de ser enganado ou de ficar esperando. Portanto atente-se aos prazos. 4. Seja ágil. Faça o seu cliente ganhar tempo com você. Tudo o que menos temos é tempo a se perder. Portanto faça de sua agilidade um diferencial. 5. Ouça com sentimento de escutar. Simplesmente ouvir não resolve, é necessário escutar seu cliente. Estar atento as suas preferências, necessidades e assim fidelizá-los 6. Fale olhando nos olhos do cliente Mais que comprovado! Olhar nos olhos demonstra sinceridade e cativa as pessoas. 7. Tenha calma e paciência. A ansiedade é a maior inimiga do bom atendimento. 8. Dê retorno às solicitações. Acompanhe os pedidos dos clientes. Isso demonstrará seu comprometimento. E trará cada vez mais o cliente para perto. 9. Cuidado com a arrogância. Um bom atendimento deve estar aliado ao sentimento de servir. 10. Saiba lidar com reclamações. Ninguém gosta de ouvir reclamações, mas se você der atenção a quem reclama certamente você tem muito mais chances de satisfazer o cliente descontente, e aumentar a possibilidade de que ele volte. 11. Demonstre iniciativa! Se em algum momento o cliente lhe perguntar como pode conseguir algo, não diga simplesmente como fazer, mostre como fazer. Sua atitude será lembrada. 12. Esteja um passo a frente! Cria algo diferente inusitado, que surpreenda seus clientes. Pode ser um cupom de desconto; informações adicionais sobre seus produtos ou serviços, uma sala de espera com direito a café e quitutes. Faça com que seus clientes se sintam especiais. 13. Sorria! Pois um bom sorriso, já é meio caminho andado em bom atendimento. Porém, apenas a leitura deste artigo não garante um bom atendimento; há não ser que você o coloque em pratica. Portanto mãos a obra. Rafaela Andrade, Consultora nos treinamentos de Atendimento ao Cliente e Treinamentos Motivacionais da Consultoria Innovare. Conheça melhor nossos treinamentos visitando nosso site: http://innovareconsultoria.webnode.com.br