INTRODUÇÃO Este trabalho aborda o tema de desenvolvimento organizacional (DO), aplicação do mesmo tem como público alvo os funcionários da Prefeitura Municipal de Campinas, exatamente o departamento DCCA. O público escolhido, são funcionários da prefeitura que trabalham no Porta Aberta , atendem em média 800 pessoas por dia. O objetivo deste trabalho é descobrir aonde esta organização tem pontos falhos e analisar os mesmos. O desenvolvimento deste trabalho só será possível com todos os funcionários estejam consciente e dispostos a ajudar a melhorar os objetivos da organização. CLIMA ORGANIZACIONAL O clima organizacional é um ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização fazem seu trabalho. O clima não é visualizado nem tocado, mas pode ser percebido psicologicamente. O termo refere-se especificamente as propriedades motivacionais do ambiente interno de uma organização, o clima organizacional influencia por sua vez a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho. (Chiavenato, 2002 P42 e P43). DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL É uma mudança planejada da organização seja da sua dinâmica, seja da sua estrutura organizacional. O desenvolvimento Organizacional parte de uma visão macroscópica e sistema a organização empresarial para melhorar a eficiência a eficácia da empresa. O DO visa modificar o ambiente organizacional a estrutura e a cultura organizacional. (CHIAVENATO 2002. P126). Desenvolvimento Organizacional é um fator essencial para a realização de melhorias dentro de uma organização, o desenvolvimento organizacional melhora a qualidade para os funcionários, e para os contribuintes sendo assim eles saiam satisfeitos após o atendimento. CULTURA ORGANIZACIONAL É um padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e de integração interna e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável de ser transmitido aos novos membros como sendo a maneira correta de perceber , pensar e sentir em relação aos seus problemas , cada organização possui sua própria cultura que denominamos de cultura organizacional e ela mantém e cultiva a mesma. A cultura se constitui pela maneira por qual cada organização a prendeu a lidar com o seu ambiente. ( CHIAVENATO , 2002 P 30 E P 31 ) CONCLUSÃO Analisando o objetivo do autor deste presente trabalho que era conseguir mostrar como funciona o Desenvolvimento Organizacional e os conceitos que envolvem a área de Recursos Humanos, dentro das empresas públicas Cultura Organizacional que é entendida como um padrão de assuntos básicos e compartilhados que o grupo criou para “evitar” problemas e que todos se respeitem entre sim, também pode ser citado o Desenvolvimento Organizacional que é a mudança planejada da organização e que todo o grupo já espera influenciam e muito o dia-a-dia no trabalho das pessoas se você não está bem com algo ou com alguém parece que nada flui de forma rápida e saudável. Para que tudo trabalhe em harmonia o autor do presente trabalho gostaria de sugerir ligeiras mudanças, primeiramente nada que envolva dinheiro, mas sim o modo de como tratar melhor os funcionários por parte do supervisor, pois eles estão digamos que na “linha de frente” representando a cara da organização e se acabam sentindo mal tratados acabarão repassando isso nos contribuintes. A partir desse simples passo a organização começará a trabalhar melhor, a questão não é o dinheiro e sim a educação e a cordialidade de ambos os funcionários, e supervisores e desta mesma forma os contribuintes se sentirão satisfeitos e falaram bem e sempre irão pensar antes de falar sobre os funcionários públicos. BIBLIOGRAFIA Construção de Talentos – Coaching & Metoring – Ed. Campus (2002)188 páginas