Antes de se lançar na execução de qualquer projeto novo é recomendável que se proceda todo um estudo de viabilidade. Nele realiza-se uma série de análises detalhadas do mercado para determinar se é viável iniciar um novo negócio em determinado segmento ou lançar um novo produto no mercado. É importante também para a obtenção de financiamentos junto às instituições financeiras e por indicar a rentabilidade do novo negócio. Para estudos de viabilidade econômica e financeira de um projeto, existem vários critérios para a tomada de decisão, mas neste caso vou apresentar os seguintes: a) A avaliação da viabilidade econômica e financeira pelo critério do VPL – Valor Presente Líquido, representa a contribuição líquida de um projeto para a criação de riqueza e é obtido deduzindo o valor dos 'cash flows' atualizados gerados pelo projeto durante a sua vida útil ao valor do seu investimento inicial. Aqui entra um novo conceito que é a atualização. O VPL é um indicador favorável sempre que for maior ou igual a zero. b) A tomada de decisão observando a TIR – Taxa Interna de Retorno, a taxa de atualização que torna o valor atual líquido de um investimento igual a zero. Conhecendo o conceito do VPL, conclui-se que quanto maior for a TIR melhor é a viabilidade do projeto. Isto é, a TIR deve ser maior que a taxa de atualização, para se considerar como um indicador favorável. c) Priorizando o 'Pay-back' (período de recuperação do investimento). É um período limite, geralmente expresso em anos, dentro do qual o valor do investimento inicial é recuperado. Este período é um indicador favorável sempre que se apresente inferior ao período de vida útil do projeto. Isto é, o investidor fica mais aliciado sempre que o 'pay-back' for inferior e mais próximo do ano zero. Entretanto, para se fazer a interpretação destes indicadores de viabilidade, urge a necessidade de conceituar ainda dois termos fundamentais em estudos de viabilidade. O ponto de equilíbrio e o custo de oportunidade. O ponto de equilíbrio é uma fase do projeto em que os custos se igualam às receitas. Neste ponto, o projeto não apresenta lucro nem prejuízo. É um ponto muito essencial para a tomada de decisão de continuidade. O Custo de oportunidade é o valor da melhor alternativa sacrificada. Este conceito não é de percepção linear. Para melhor compreensão vou exemplificar desta maneira: imagine uma fábrica de cadeiras que produzia 10 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: mesas. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas. É demasiado complexo 'traduzir' conceitos tipicamente financeiros em linguagem regular para melhor percepção de todos os leitores incluindo os não formados nesta área que, aliás, constituem o meu alvo.