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9 falhas que destroem carreiras todos os dias

Travis Bradberry
Travis Bradberry
14 abr 2016 às 20:04
Última atualização: 02 jun 2023
8 min leitura
14 abr 2016 às 20:04
8 min leitura
Última atualização: 02 jun 2023
9 falhas que destroem carreiras todos os dias

Créditos: iStockPhoto

Erros pequenos podem se acumular durante o tempo e abalar sua carreira tanto quanto (ou mais do que) um grande lapso de julgamento

Existem muitas coisas que podem acabar com as carreiras de pessoas boas e dedicadas. Erros honestos frequentemente carregam consequências contundentes.

Geralmente, escutamos falar apenas dos exemplos mais graves, tipo quando a funcionária da Yelp, Talia Jane, se tornou uma sensação da internet por escrever uma forte carta aberta criticando o baixo salário da empresa e seu CEO. Para a surpresa de ninguém, ela rapidamente se viu desempregada.

A maioria das pessoas não queima nas chamas da glória como Talia Jane. Elas acabam com suas carreiras de maneiras sutis e decididamente não dramáticas. E é uma pena, porque isso acontece o tempo todo.

Uma pesquisa recente feita pela VitalSmarts descobriu que 83% das pessoas já viram alguém cometer um erro que teve resultados catastróficos para sua carreira, reputação ou negócio, e 69% admitiram que eles mesmos já fizeram algo que prejudicou suas carreiras:

  • 31% disseram que lhes custou uma promoção, um aumento ou até um emprego;
  • 27% disseram que prejudicou um relacionamento de trabalho;
  • 11% disseram que destruiu sua reputação.

Esses números mostram como você pode ser prejudicial à sua própria carreira se não for cuidadoso. Não precisa ser um único momento revoltante em que você percebeu que enfiou o pé na jaca. Coisas pequenas podem se acumular durante o tempo e abalar sua carreira tanto quanto (ou mais do que) um grande lapso de julgamento. A boa notícia é que, se você estiver consciente delas, essas são todas coisas possíveis de se controlar antes que destruam sua carreira.

1. Prometer muito e entregar pouco

É tentador prometer o mundo para seus colegas e seus clientes, especialmente quando você é honesto e esforçado e acredita que pode fazer isso. O problema é que não faz sentido criar uma pressão adicional que pode lhe difamar.

Se você promete fazer algo ridiculamente rápido e ultrapassa a data de entrega por pouco, você provavelmente pensará que fez um bom trabalho, porque ainda assim o entregou rapidamente. Mas no momento em que promete algo a alguém, as pessoas não esperam menos que isso.

Você termina criando uma imagem péssima quando não cumpre a promessa, o que é uma vergonha, porque você poderia fazer um trabalho de mesma qualidade na mesma quantidade de tempo com ótimos resultados se simplesmente tivesse imposto expectativas realistas desde o começo.

Essa é uma das situações em que a percepção importa mais que a realidade. Não deixe de alcançar seus objetivos deliberadamente, apenas seja realista sobre os resultados que você pode entregar para que esteja certo em criar expectativas que irá satisfazer.

2. Complacência

Quanto tempo faz desde que você aprendeu uma nova habilidade proativamente, comunicou-se com sua rede de contatos ou aperfeiçoou seu currículo? Se você não consegue lembrar, pode ter se tornado um pouco complacente, e a complacência é um verdadeiro destruidor de carreiras.

É o que acontece quando você está só seguindo o fluxo e supõe que nada nunca irá mudar. Mas já vimos disrupções o suficiente – tecnológicas e outras – durante os últimos anos para perceber que mudança é inevitável.

Se você está ocupado demais para aprender algo novo ou expandir sua rede, confunde suas prioridades. Entretanto, se você fizer o crescimento e desenvolvimento contínuo como prioridade, você estará preparado para o que vier no seu caminho.

3. Medo de mudar

O medo da mudança é o gêmeo piorado da complacência. Ele funciona ativamente para manter as coisas do mesmo jeito. Tenho certeza de que você já viu isso no trabalho quando alguém pronunciou as temidas palavras: “Mas nós sempre fizemos desse jeito”.

As coisas estão mudando muito rapidamente nestes dias para se prender tão firmemente ao status quo, e os custos disso são enormes. A mudança é uma parte constante das nossas vidas, tanto pessoal quanto profissionalmente. Não importa se você acha que as coisas devem mudar ou se prefere do jeito antigo – a mudança apenas é. Você não deve aprender a amá-la, mas tem que aprender a parar de resistir e começar a se adaptar.

4. Ter um ego inflado

Você já trabalhou com alguém que teve uma sequência de sucessos e que começou a achar que era superior às outras pessoas ao redor? Sucesso é ótimo. Ele realmente impulsiona sua carreira e faz você se sentir bem. O problema começa quando você deixa isso subir à cabeça e achar que irá durar para sempre. Nunca esteja contente com a conformidade. Quando você começar a pensar que é o cara, estará se colocando em um fracasso muito doloroso.

5. Perder a visão do panorama geral

É fácil ficar ocupado com a cabeça para baixo, trabalhando tão duro no que está à sua frente que você perde a vista do panorama geral. Mas pessoas inteligentes aprendem como deixar isso sob controle ao equilibrar suas prioridades diárias com uma meta cautelosamente calculada.

Não é que eles não se importem com o trabalho de média escala, eles apenas têm disciplina e perspectiva para ajustar o percurso como for necessário. A vida é o panorama geral, e quando você a perde de vista, tudo é prejudicado.

6. Negatividade

Algumas vezes, quando você está se sentindo negativo e para baixo, seu temperamento pode transbordar e afetar outras pessoas, mesmo que você não queira. Você foi contratado para deixar o trabalho do seu chefe e da sua equipe mais fácil, não mais difícil. As pessoas que espalham negatividade por seu departamento e que se queixam sobre o trabalho ou outras pessoas complicam as coisas para todo mundo.

7. Baixa inteligência emocional

Todo mundo sabe que você pode ser demitido por não ser capaz ou por não querer ser gentil com os outros, mas o que faz muitas pessoas tropeçarem é não conseguir segurar a tensão e evitar que problemas pessoais afetem o ambiente profissional.

Se todo mundo puder dizer quando você está entediado ou irritado, ou quando você acha que algo que um colega diz é estúpido, isso irá lhe afetar. Descontroles emocionais, inferiorizar os outros, calar os colegas de trabalho quando eles falam, ter baixo autoconhecimento e ser difícil em geral são outras maneiras pelas quais a falta de inteligência emocional irá prejudicar muito sua carreira.

8. Paparicar seu chefe

Algumas pessoas paparicam seus chefes e chamam isso de gerenciamento de relação, mas esse não é o caso, de forma alguma. Paparicar não tem nada a ver com um relacionamento real construído no respeito; é dissimulado e desleal.

Bajuladores tentam sair na frente afagando o ego do chefe em vez de obter seu favor. Isso não termina bem entre os colegas que estão tentando chegar longe por meio do mérito. Sim, você pode tentar reforçar seu relacionamento com seu chefe, mas não enfraquecendo seus colegas. Essa é a distinção-chave aqui. Para um relacionamento chefe-funcionário funcionar, deve ser baseado na autenticidade. Não há nenhum substituto para o mérito.

9. Jogo político

Trabalhar duro para construir fortes relacionamentos no trabalho é diferente de instigar conflito, tomar lados, enfraquecer colegas, espalhar rumores e todas as outras coisas que se encaixam sob o guarda-chuva do “jogo político”.

Novamente, tudo se resume a autenticidade. Se você se encontrar bisbilhotando por aí ou sentir vergonha caso uma de suas manipulações de bastidor venham à tona, isso é política. Foque-se em estratégias que você teria orgulho de discutir na frente dos seus colegas.

Juntando as peças

Muitas pessoas cometem o erro de pensar que elas prejudicarão suas carreiras apenas ao cometerem um grande equívoco, mas a realidade é que geralmente não se trata de algo tão dramático. As pequenas coisas podem ser fatais no longo prazo.

Artigo publicado originalmente no LinkedIn do autor e gentilmente cedido ao Administradores.com.

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    Travis Bradberry

    Travis Bradberry

    Dr. Travis Bradberry é co-autor do best-seller número 1 nos EUA, Emotional Intelligence 2.0, e também co-fundador da TalentSmart, uma das empresas líderes do mundo em fornecimento de testes e treinamentos em inteligência emocional, servindo a mais de 75% das empresas da Fortune 500. Muitos de seus livros foram traduzidos para 25 idiomas e estão disponíveis em mais de 150 países. No Brasil, é possível encontrar O Código da Personalidade. O Dr. Bradberry já escreveu ou contribuiu com publicações como Newsweek, TIME, BusinessWeek, Fortune, Forbes, Fast Company, Inc., USA Today, The Wall Street Journal, The Washington Post, and The Harvard Business Review.

     

    Dr. Travis Bradberry é co-autor do best-seller número 1 nos EUA, Emotional Intelligence 2.0, e também co-fundador da TalentSmart, uma das empresas líderes do mundo em fornecimento de testes e treinamentos em inteligência emocional, servindo a mais de 75% das empresas da Fortune 500. Muitos de seus livros foram traduzidos para 25 idiomas e estão disponíveis em mais de 150 países. No Brasil, é possível encontrar O Código da Personalidade. O Dr. Bradberry já escreveu ou contribuiu com publicações como Newsweek, TIME, BusinessWeek, Fortune, Forbes, Fast Company, Inc., USA Today, The Wall Street Journal, The Washington Post, and The Harvard Business Review.

     

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