Em um cenário de mercado cada vez mais complexo e competitivo, onde se torna cada vez mais acirrada a busca pela preferência do cliente, a excelência no atendimento apresenta-se como peça fundamental e indispensável, uma vez que está diretamente associada ao atendimento ou não de expectativas e na formação da percepção positiva ou negativa sobre os serviços de atendimento prestados pela organização. Ao contrário do que se pensa, um bom atendimento vai muito além da disponibilidade de atendimento e do bom trato aos clientes, o atendimento de qualidade deve pautar-se minimamente em fatores como conforto, segurança, agilidade e resolutividade, sendo esses fatores influenciadores diretos na formação da percepção do cliente sobre o atendimento recebido. O atendimento precisa ter simpatia e empatia, ou seja, o atendente deve ser afetado pelo que a outra pessoa está sentindo e colocar-se no lugar do outro para melhor atendê-lo, conhecê-lo, acolhê-lo e servi-lo, entretanto, é de extrema importância que limites e regras sejam estabelecidos, de forma a proporcionar um equilíbrio entre a busca contínua pela satisfação dos clientes com a necessidade de sustentabilidade do negócio. Independentemente da sua área ou segmento de atuação, defina e implante processos que assegurem a efetividade do atendimento aos seus clientes deve ser uma prioridade do seu negócio. Porém, vale ressaltar que além de um bom o atendimento, é preciso buscar o estabelecimento de canais que proporcionem um bom relacionamento junto aos seus clientes, através do qual será possível a identificação de oportunidades e o controle da sua carteira de clientes. Outra dica, jamais dê as costas para as reclamações de seus clientes, pois além de estar diretamente associada a insucessos e insatisfações que podem culminar na perda de um ou mais clientes, a análise e tratamento de uma reclamação pode ser considerada com um dos meios mais baratos e eficazes na identificação de oportunidades de melhorias, uma que são reflexos diretos da voz do cliente. A percepção positiva de um atendimento ocorre, em sua grande maioria, quando os seguintes fatores são identificados pelo cliente: o Profissionalismo e Habilidades;o Atitudes e Comportamentos;o Facilidade de Acesso e Flexibilidade;o Confiabilidade e Honestidade;o Resolutividade;o Reputação e Credibilidade. Atender é servir e é de grande importância que os profissionais que prestam atendimento ao cliente comprem essa ideia. É preciso ter a exata noção da responsabilidade existente, uma vez que no momento do atendimento, o que está em jogo não é apenas satisfação ou insatisfação, é a sua marca pessoal ou a marca da sua organização que está em jogo. Cuide muito bem da sua marca ou da marca da sua organização, pois qualquer abalo na credibilidade ou na reputação, o que chamamos tecnicamente de custos de fatores externos da qualidade, pode ser irreversível e altamente prejudicial ao seu negócio. 'As melhores empresas pensam como atletas campeões, grandes artistas e inventores visionários: eles nunca param de buscar maneiras de melhorar. E Lembre-se, pode ser que sua empresa não perca clientes por causa dos concorrentes, mas sim por causa do mau atendimento que você mesmo presta a eles'. Lee Cockerell, Vice-Presidente de Operações da Walt Disney World Resort. Até a próxima!