Em toda empresa, a cultura organizacional deve ser um fator muito bem observado. Aliás, observação deve ser a palavra em foco nos dias atuais. Muitos profissionais buscam ser carismáticos e tentam elevar sua rede de relacionamentos falando com pessoas que não merecem confiança. Sabe qual é o resultado? Dor de cabeça na certa. Por isso, escrevi algumas dicas que parecem simples, mas servirão de grande auxílio nessa tão difícil convivência diária dentro dos nossos escritórios de cada dia. Primeiro: Ouça mais e fale menos: Já observou que as pessoas que falam pouco e ouvem muito conseguem prevalecer com o passar do tempo. Devemos seguir o exemplo. Quem fala muito peca porque diz coisas que não deveriam ser faladas naquele momento e em alguma situação aquilo que você falou será usado contra você no tribunal. Cuidado! Segundo: Observe as pessoas: Em vez de falar muito, passe a observar as pessoas. Veja como elas reagem as situações. Vislumbre a personalidade dos indivíduos que trabalham com você. Com o tempo você irá perceber que por trás de muitos sorrisos, existem pessoas más e irônicas que esperam apenas um deslize seu para te acusarem impiedosamente; e que por trás de muitos rostos sérios e firmes, existem pessoas dedicadas e leais. Cuidado com a primeira impressão! Terceiro: Seja simplesmente profissional: Não fique de bate papo com todos, contando tudo o que aconteceu no final de semana pelos quatro ventos. Seja mais profissional, trate mais, muito mais de assuntos relacionados com sua vida profissional do que assuntos relacionados a sua vida pessoal. As pessoas que procuram ter uma atitude profissional são levadas mais a sério no ambiente de trabalho e conquistam elevado grau de respeito. Quarto: Seja discreto e observador: Não seja sempre o centro das atenções. Tente por uma semana passar despercebido, observe como as coisas são feitas na sua ausência e quem são os influenciadores positivos e negativos dentro da sua empresa ou no seu departamento. Você irá se surpreender com as coisas que verá e ouvirá. A partir de agora, fale menos, ouça e observe muito mais. Estamos combinados então!