Qualidade total em serviços. Os empresários fazem cursos e lêem livros que ensinam como aplicar técnicas de qualidade total nas empresas de bens e serviços, mas percebe-se que muita gente fala, porém poucos aplicam qualidade na prática. De modo geral há muita insatisfação, pois poucos empresários conseguem satisfazer os desejos e as reais necessidades dos consumidores. Na prestação de serviços turísticos a qualidade da empresa pode ser medida por diversos fatores, pois o significado de qualidade na mente dos consumidores é uma idéia individualizada. Por isso qualidade é a capacidade que uma experiência ou qualquer outro fator tenha para satisfazer uma necessidade, resolver um problema ou fornecer benefícios a alguém. É importante observar que os serviços possuem dois componentes de qualidade que devem ser considerados: o serviço, propriamente dito, e a forma como é percebido pelo cliente. A percepção é um componente importante para que possamos medir a satisfação do cliente em relação ao serviço oferecido. Os clientes percebem serviços de forma diferenciada, uma vez que a qualidade do serviço é variável de acordo com o tipo de pessoa. Qualidade total Proporcionar qualidade total em serviços “é uma situação na qual uma organização fornece qualidade e serviços superiores a seus clientes, proprietários e funcionários.”. A qualidade total em serviços engloba desde funcionários a administradores. O aspecto da inseparabilidade dos serviços refere-se a outro importante determinante mercadológico de comercialização, não se pode estocar ou produzir serviços como se faz com os bens, geralmente eles são prestados quando o vendedor e comprador estão frente a frente. Na questão heterogênea, é humanamente impossível de se manter a qualidade do serviço constante, já que o ser humano é de natureza instável, a qualidade da produção será também instável. Para uma empresa manter a prestação de serviços com qualidade, é necessário que haja certa padronização. A capacidade da empresa em desempenhar todas as atividades previstas é que determinará o nível de qualidade. Para implantar o processo de qualidade total em serviços é necessário seguir alguns passos de forma ordenada e uma das principais providências é a de responder a perguntas do tipo: Quais os desejos e necessidades dos clientes? Qual a ordem de prioridade destes desejos e necessidades? Como está nosso desempenho? O que os principais concorrentes estão fazendo? O que está sendo feito no mercado? O que é necessário fazer pra superar as expectativas dos clientes? O que já foi feito nesse sentido? Seguir algumas dicas: Esteja atento aos melhores do mercado; Mensure; Contate os clientes diretamente; Observe e analise reações no momento da compra; Invista no pessoal (dê treinamento, delegue responsabilidades). O comprometimento com o bom serviço prestado pela empresa começa com o dono, não apenas em discurso e sim, em comportamentos e ações para mostrar comprometimento com a excelência, já que os funcionários tendem a imitá-lo. Ter sempre um plano de ação tornará mais fácil analisar e controlar os resultados em busca do aperfeiçoamento , afinal o aprendizado de qualidade é um esforço constante; portanto, nunca se deve parar, pois há necessidade de aprendizagem de novas técnicas e de atualização já que a qualidade está nos detalhes.