Vencedores de pesquisa receberão certificado em evento que será realizado no próximo dia 23 de abril, no Centro de Convenções Rebouças. Na ocasião, os 10 melhores receberão o Prêmio RH Cidadão 2007 As práticas de responsabilidade socioambiental nas empresas não são modismo passageiro, mas vieram para ficar e constituem importantes ferramentas de gestão. É o que constatou a pesquisa nacional As 100 Melhores Empresas em Cidadania Corporativa, desenvolvida pela consultoria Gestão & RH. As 100 melhores e, posteriormente, as 50 melhores receberão um selo comemorativo. Já as dez empresas com melhores práticas de cidadania corporativa receberão o Prêmio RH Cidadão 2007, no dia 23 de abril, das 17 às 20 horas, no Centro de Convenções Rebouças. A cerimônia de premiação faz parte das atividades realizadas dentro do Encontro Nacional de Cidadania Empresarial e Responsabilidade Social, que será realizado nos dias 23 e 24 de abril. A pesquisa, coordenada pelos professores doutores Takeshy Tachizawa (Doutor em Administração pela FGV e membro da comissão de especialistas do MEC) e Wilson Rezende (Mestre em Administração pela FGV e consultor do PNUD Banco Mundial), procurou analisar o atual estágio em que se encontram as 1.000 Maiores Empresas (revista Exame), e as 150 Melhores Empresas para se Trabalhar (Exame Você S/A). Dentre as 1.150 organizações pesquisadas, distribuídas pelos ramos industrial, comercial e de prestação de serviços, 458 empresas responderam efetivamente aos questionários eletrônicos, encaminhados diretamente aos profissionais de RH e executivos. Complementando as respostas dos questionários preenchidos, foram coletados dados disponibilizados diretamente nos sites corporativos das amostras pesquisadas. Como resultado relativo aos setores econômicos de atuação, constatou-se uma preponderância das empresas industriais, 65,7% do total das empresas da amostra, seguido das empresas de serviços, com 21,6%, e das empresas comerciais, 12,7%. A pesquisa correlacionou a empresa em face do seu setor econômico, com os fatores considerados relevantes pela pesquisa em termos de estratégias, crenças, valores e foco de atuação, parcerias institucionais, cidadania, meio ambiente, indicadores sociais, recursos humanos, voluntariado, fornecedores e clientes, configuração organizacional, ecoeficiência e postura ética. Para isso baseou-se em levantamentos estatísticos de atuação das empresas em práticas de Responsabilidade Social, análise dos seus balanços sociais e informações colhidas junto ao mercado (Instituto Ethos, Bovespa, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e revista Exame). De acordo com o editor e publisher da consultoria Gestão & RH, Alexandre Garrett, ficou evidente que a influência do porte da organização é marcante, assim como o impacto das variáveis socioambientais causada pelas atividades exercidas pelas empresas em função do seu setor econômico de atuação. As empresas estão preocupadas e olhando para fora e esquecem das deficiências de cidadania dentro da própria corporação. A comunicação continua sendo um desafio dentro das empresas, destaca. O Prêmio RH Cidadania Empresarial é oferecido desde 2004 para empresas que envolveram seus colaboradores em ações de cidadania corporativa e Responsabilidade Social. Ele é representado pela estatueta “Abraçando o Mundo”, criada pelo artista plástico Hamilton Fernandes de Moraes, especialmente para esta homenagem. Dez tipos de empresas A pesquisa classificou dez diferentes tipos de organizações em face de suas atividades econômicas. Os tipos estão inseridos numa graduação que avalia os impactos causados por produtos, processos e instalações, e as correspondentes práticas socioambientais para atenuar esses potenciais impactos. Eles vão do tipo 1, cujo ramo de negócios tem baixo impacto ambiental e ínfima exigência em termos de responsabilidade social, como em micro e pequenas empresas, até o extremo do tipo 10, em que o processo de avaliação dos impactos produzidos pela organização precisa ser sistematizado, buscando antecipar as questões públicas. Nesse nível, a empresa necessita de certificação internacional do tipo selo verde e/ou equivalentes instituídos pela AS 8000, AA 1000 e congêneres. É o caso de empresas pertencentes a setores econômicos como petroquímica, mineração, hidrelétricas, termoelétricas e usinas nucleares; cimento; fabricantes de munições; armamento militar; fabricantes de agrotóxicos; produtoras de sementes transgênicas e atividades correlatas de altíssimo impacto sociambiental. Essas organizações normalmente consideram como estratégia de gestão ambiental a adoção de práticas como a redução do uso de energia e água; controle, recuperação e reciclagem de resíduos industriais (sólidos, líquidos e gasosos); redução do uso de matérias-primas; seletividade de fornecedores e expansão de investimentos de controle ambiental em geral. Outros resultados A pesquisa também buscou analisar outros aspectos das empresas, adotados pelas empresas, conforme dados coletados do site, verificando-se sua consistência e convergência com as práticas consagradas de responsabilidade socioambiental. São eles: 1) Crenças e valores coerentes em termos socioambientais (62,1% responderam que possuem sim, 37,9% responderam não); 2) O foco de atuação nas relações com a comunidade para implementação de suas ações sociais destaca ações em Educação, Programas para a Criança e Adolescente, Inclusão Social e Meio Ambiente; 3) Meio Ambiente, em que 65,3% responderam que desenvolvem ações voltadas à preservação do meio ambiente, enquanto 34,7% responderam que não; 4) Políticas de RH sistematicamente articuladas em que a maioria (61,6%) comunica suas estratégias de gestão empresarial com o apoio de seus colaboradores de forma estruturada, clara e transparente; Os dados da pesquisa mostram ainda que, na maioria das empresas, a função de responsabilidade social é ocupada por um cargo devidamente explícito na estrutura organizacional. Se no início era uma função tipicamente exercida pelo pessoal de nível operacional, atualmente é o pessoal de nível estratégico que comanda as ações (74,57%). A tendência revelada aponta para uma ascendência progressiva, da base da pirâmide organizacional para o topo da hierarquia, o que demonstra uma valorização crescente da função socioambiental no contexto empresarial. Os resultados demonstraram que quanto mais alto o posicionamento hierárquico dessa função na estrutura da empresa, maior a efetividade das ações desse tipo. Outra conclusão em termos organizacionais é que a atuação socioambiental de uma empresa de porte, atuante em um setor econômico altamente impactante em termos de efeitos relacionados ao tema, afeta as empresas fornecedoras e demais organizações de toda a cadeia produtiva. Como benefícios, tais estratégias trazem: aumento da competitividade das exportações; atendimento do consumidor verde; atendimento da pressão de organizações ambientalistas; conformidade com a política social da empresa; melhoria da imagem diante da sociedade; atendimento de exigência licenciamento/regulamentação; aumento da lealdade e preferência do seu cliente; ajuda no acesso a novos mercados e na construção de uma marca mais forte; sustentação de sua estratégia de comunicação, reforçando os valores da organização; reforço da motivação e o comprometimento dos colaboradores, com melhoria na qualidade de seus produtos e processos; melhoria na gestão de sua cadeia produtiva; e redução dos custos dos processos industriais. O relatório detalhado pode ser acessado no site corporativo da pesquisa: www.gestaoerh.com.br/cidadania.A lista com as 100 empresas também pode ser acessada pelo link: http://www.gestaoerh.com.br/cidadania/lista.php Sobre a Gestão & RH (www.gestaoerh.com.br) A Gestão & RH atua há 15 anos no mercado oferecendo informações para gestão de pessoas. Entre os seus principais produtos estão: Revista Gestão & RH Online, Fórum Líder RH, Ciclo de Palestras Gestão & RH, Prêmios Destaque RH e RH Cidadão e o Encontro Nacional de Cidadania Empresarial e Responsabilidade Social. Informações para a Imprensa: DFREIRE Comunicação e Negócios – www.dfreire.com.br Tel. (11) 5505-8922 Contatos: Debora Freire (debora@dfreire.com.br) Tatiana Ferrador (tatiana@dfreire.com.br)