Meus cursosPublicar artigos
Seja premium
  • Últimas notícias
    • Carreira e Performance
    • Cotidiano
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Web stories
    • Carreira e Performance
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Todos os Artigos
  • Podcast
    • Liderança, com Daniel Goleman
    • Negociação e Influência
    • Avançado de Consultoria
    • Gestão de Projetos
    • Expert em Excel
    • Ver todos
    • Administradores Premium
    • Networking
    • Educação Corporativa
    • Calculadora do IR
  • Comunidade
  • Anuncie
Logo Administradores
Logo Administradores
Seja premium
Meus cursosPublicar artigos
Últimas notícias
Editorias
Artigos
Podcast
Cursos
Para Empresas
Ferramentas
ComunidadeAnuncie
  1. Home
  2. Artigos
  3. Carreira e Performance

Prevenção de fraudes: por onde começar?

José Antonio Pereira Gonçalves
José Antonio Pereira Gonçalves
07 nov 2011 às 19:55
4 min leitura
07 nov 2011 às 19:55
4 min leitura
Prevenção de fraudes: por onde começar?

Reprodução: Unsplash

Logo café com ADM
Logo café com ADM
Imagem de destaque do podcast
Imagem de destaque do podcast

#473

IA e Cibersegurança: como a Kaspersky está redefinindo o setor, com Roberto Rebouças

IA e Cibersegurança: como a Kaspersky está redefinindo o setor, com Roberto Rebouças

Ver todos os episódios
    Compartilhar

    Sobre o autor

    José Antonio Pereira Gonçalves

    José Antonio Pereira Gonçalves

    JOSÉ ANTONIO PEREIRA GONÇALVES  

    Brasileiro, casado Telefax: (11) 5573-7749.

    Rua Maurício F. Klabin, 357 - apto 141 - Vila Mariana Cel.: (11) 9268-5055.

    CEP: 04120-020 - São Paulo-SP E-mail: [email protected] 

    OBJETIVO

    CONSULTOR / PROFESSOR DE PÓS-GRADUAÇÃO ou CURSOS LIVRES EM AUDITORIA, CONTROLADORIA, CUSTOS, DOCUMENTAÇÃO DE PROCESSOS, ORGANIZAÇÃO & GESTÃO ESTRATÉGICA e EMPREENDEDORISMO.

    RESUMO 

    Mestre em Administração pela PUC-SP, Pós-Graduado em nível de Mestrado em Contabilidade / Controladoria e Administrador de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP).

    Importante experiência em treinamento profissional e ensino, pelo desenvolvimento e implantações de processos, palestras e aulas em cursos próprios e de pós-graduação.

    Larga experiência diretiva, gerencial e de coordenação nas áreas de Processos, Normatização, Organização, Projetos de Informática, Auditoria Interna e Consultoria.

    Resultados expressivos por implantações de melhorias e novos processos, bem como negociações e terceirização de atividades.

    PRINCIPAIS REALIZAÇÕES 

    Autor da dissertação de mestrado “O Empreendedorismo na Administração” e do livro “Alinhando Processos e Estrutura à Gestão Estratégica” (em desenvolvimento).

    Autor dos Cursos: “Como Prevenir Fraudes e Desfalques”, “Mapeamento, análise e documentação de processos”, “Gestão Empreendedora”, Guia e Link Acadêmico “Fundamentos da Administração”, para IES.  

    Palestrante junto ao IBMEC, UNIP e outras instituições de ensino.

    Autor dos trabalhos: “Proposta de Implantação e Operação de um Departamento de Auditoria Interna”, apresentado no XI Congresso de Auditoria Interna, e dos artigos “Prevenção às Fraudes: Por onde começar?” e “Qualidade e Preço são Fatores Decisivos”, publicado no jornal “O Estado de São Paulo”.

    Professor de Pós-Graduação no “Centro de Estudos Álvares Penteado” da FECAP desde 1991, da TREVISAN Escola de Negócios, INPG, BSP, UNISA, FAAP, Oswaldo Cruz, UNISESCON, FIB, SUMARÉ e UNIP.

    Facilitador no SEBRAE-SP para cursos do Sistema de Gestão Empresarial nas áreas de Empreendedorismo, Finanças, Custos, Qualidade Total, Administração Geral e Recursos Humanos desde 1998.

    Larga experiência profissional no gerenciamento e coordenação de profissionais de Processos, Normatização, Informática, Organização, Auditoria e Consultores, em conjunto com os Gestores, em diversos trabalhos.

    Economias e ganhos significativos por implantações de Processos nas áreas de Vendas, Administração de Vendas, Faturamento, Exportação, Impostos, Almoxarifados, Expedição, Transporte e Contas a Receber.

    Ganhos substanciais por negociação, terceirização de atividades e implantação de Processos em Compras, Gestão de Estoques, Contas a Pagar, Gestão de Frotas, Equipamentos e Bens Patrimoniais, Recursos Humanos / Folha de Pagamento e Benefícios.

    Redução de 75% de pessoal, melhor gestão e precisão de estoques pela implantação de inventários rotativos em 18 almoxarifados com 180.000 itens.

    Incremento de eficácia e eficiência pela implantação de sistemas informatizados integrados (ERP), para planejamento, gestão e controle das operações, tais como: Vendas, Crédito, Faturamento, Expedição, Contas a Receber e Produção.

    Diagnósticos e recomendações para aperfeiçoamento da gestão e redução de riscos de diversas empresas, inclusive no exterior (México).

    Implantação de Manuais de Políticas e Procedimentos (Tradicional ou na intranet) nos padrões ISO 9000 e para atender exigências de documentação de Controles Internos feitos pela Lei Sarbanes – Oxley, Governança Corporativa e Canais de Comunicação (Gerência Participativa) nos níveis estratégico, tático e operacional.

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 

    Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, desde 1991 até 2005.

    Cargo: Professor de Pós-Graduação das Disciplinas:

    · Auditoria Operacional,

    · Formação Gerencial (TGA para não Administradores),

    · Metodologia da Pesquisa (em convênio com AUDIBRA)2005 a 2008.

    Gonçalves & Fialho – Treinamento e Consultoria, desde setembro de 1994.

    Cargo: Sócio Gerente

    Principais Clientes beneficiados por nossos serviços:

    · No setor de Ensino: IBMEC, SEBRAE-SP, IDORT, IMAM, FECAP, MANDELLI Consultores, BSP, IPEP, METODISTA, Cavalcante & Associados, AUDIBRA, SESCON, UNISA, TREVISAN Escola de Negócios, FIB, INPG, UNIP, Instituto Chiavenato, Oswaldo Cruz, FAAP e SUMARÉ.

    · No setor de Prestação de Serviços: Banco Nossa Caixa S.A., Banco Mercantil S.A., TECBAN - Tecnologia Bancária S. A., SESI - Serviço Social da Indústria, Transbraçal - Prestação de Serviços, Indústria e Comércio Ltda. e KSR Eventos, Computer TECH info.

    · No setor Comercial: Pneus Sales Ltda., Arruda Valle & Cia. Ltda., J. Sales & Cia. Ltda., Cereja Comercial Ltda. e Mundial Perfumes Ltda. 

    · No setor Industrial: Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, Cia. Suzano de Papel e Celulose, Eletrobrás, Billabong Surfware, Vidrotec Indústria e Comércio Ltda, Eletrobrás S.A.

    TREVISAN Escola de Negócios, onde ministro aulas de Pós-Graduação de Fraudes e Erros – Procedimentos Internos e ministrei Risc Consulting.

    INPG onde ministro aulas de Pós-Graduação em Auditoria Contábil Financeira, Auditoria de Gestão e Controladoria de Gestão.

    SUMARÉ onde ministro aulas de Pós-Graduação em Auditoria & Perícia e Projetos de Controladoria.

    Faculdades Integradas de Brasileiras - FIB, onde ministro aulas de Pós-Graduação de Auditoria, Controles Internos e Gestão Estratégica de Custos desde 2007.

    Universidade Corporativa do SESCON: Pós-Graduação em Gestão Estratégica e cursos livres nas áreas de normatização, auditoria e workshops sobre gestão.

    FAAP onde ministrei aulas de Pós-Graduação em Empreendedorismo e Visão de Negócios.

    Faculdades das Américas - FAM, onde ministrei aulas de Organização e Gestão de Novos Empreendimentos (Empreendedorismo) e Administração da Comunicação.

    Hospital do Sepaco, de março de 1993 a agosto de 1994.

    Cargo: Assessor da Superintendência Geral (Consultor Interno).

    Cotonifício (Grupo) Guilherme Giorgi, de julho de 1991 a janeiro de 1993.

    Cargo: Gerente de Auditoria Interna e de O&M.

    Lorenzetti S.A. de janeiro de 1975 a janeiro 1991.

    Cargos:- Gerente de Auditoria Interna de junho de 1986 a janeiro de 1991.

    (em conjunto com as funções de Procurador da Empresa e Gerente de Inventários Rotativos)

    - Gerente de O&M de janeiro de 1975 a maio de 1986.

    Boucinhas, Campos, Coopers & Lybrand – Consultores de janeiro a dezembro de 1974.

    Cargo: Técnico em Consultoria.

    Crefisul S.A. – Crédito, Financiamento, Investimento, de janeiro de 73 a jan. de 74.

    Cargo: Analista de Sistemas.

    Banco de Investimento Industrial S.A., de junho a dezembro de 1972.

    Cargo: Analista de Sistemas Jr.

    Pollone S.A. – Indústria e Comércio, de fevereiro de 1971 a junho de 1972.

    Cargo: Auxiliar de Levantamento e Pesquisas.

    Instituto de Pesquisas Econômicas – IPE / USP, de março de 1970 a janeiro de 1971.

    Cargo: Estagiário no Projeto de Fusão das Caixas Econômicas Federais.

    IDIOMAS & INFORMÁTICA 

    · Inglês e Espanhol: avançados para leitura e intermediários para conversação e escrita. 

    · Usuário dos aplicativos Windows: Word, PowerPoint e Internet.

    JOSÉ ANTONIO PEREIRA GONÇALVES  

    Brasileiro, casado Telefax: (11) 5573-7749.

    Rua Maurício F. Klabin, 357 - apto 141 - Vila Mariana Cel.: (11) 9268-5055.

    CEP: 04120-020 - São Paulo-SP E-mail: [email protected] 

    OBJETIVO

    CONSULTOR / PROFESSOR DE PÓS-GRADUAÇÃO ou CURSOS LIVRES EM AUDITORIA, CONTROLADORIA, CUSTOS, DOCUMENTAÇÃO DE PROCESSOS, ORGANIZAÇÃO & GESTÃO ESTRATÉGICA e EMPREENDEDORISMO.

    RESUMO 

    Mestre em Administração pela PUC-SP, Pós-Graduado em nível de Mestrado em Contabilidade / Controladoria e Administrador de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP).

    Importante experiência em treinamento profissional e ensino, pelo desenvolvimento e implantações de processos, palestras e aulas em cursos próprios e de pós-graduação.

    Larga experiência diretiva, gerencial e de coordenação nas áreas de Processos, Normatização, Organização, Projetos de Informática, Auditoria Interna e Consultoria.

    Resultados expressivos por implantações de melhorias e novos processos, bem como negociações e terceirização de atividades.

    PRINCIPAIS REALIZAÇÕES 

    Autor da dissertação de mestrado “O Empreendedorismo na Administração” e do livro “Alinhando Processos e Estrutura à Gestão Estratégica” (em desenvolvimento).

    Autor dos Cursos: “Como Prevenir Fraudes e Desfalques”, “Mapeamento, análise e documentação de processos”, “Gestão Empreendedora”, Guia e Link Acadêmico “Fundamentos da Administração”, para IES.  

    Palestrante junto ao IBMEC, UNIP e outras instituições de ensino.

    Autor dos trabalhos: “Proposta de Implantação e Operação de um Departamento de Auditoria Interna”, apresentado no XI Congresso de Auditoria Interna, e dos artigos “Prevenção às Fraudes: Por onde começar?” e “Qualidade e Preço são Fatores Decisivos”, publicado no jornal “O Estado de São Paulo”.

    Professor de Pós-Graduação no “Centro de Estudos Álvares Penteado” da FECAP desde 1991, da TREVISAN Escola de Negócios, INPG, BSP, UNISA, FAAP, Oswaldo Cruz, UNISESCON, FIB, SUMARÉ e UNIP.

    Facilitador no SEBRAE-SP para cursos do Sistema de Gestão Empresarial nas áreas de Empreendedorismo, Finanças, Custos, Qualidade Total, Administração Geral e Recursos Humanos desde 1998.

    Larga experiência profissional no gerenciamento e coordenação de profissionais de Processos, Normatização, Informática, Organização, Auditoria e Consultores, em conjunto com os Gestores, em diversos trabalhos.

    Economias e ganhos significativos por implantações de Processos nas áreas de Vendas, Administração de Vendas, Faturamento, Exportação, Impostos, Almoxarifados, Expedição, Transporte e Contas a Receber.

    Ganhos substanciais por negociação, terceirização de atividades e implantação de Processos em Compras, Gestão de Estoques, Contas a Pagar, Gestão de Frotas, Equipamentos e Bens Patrimoniais, Recursos Humanos / Folha de Pagamento e Benefícios.

    Redução de 75% de pessoal, melhor gestão e precisão de estoques pela implantação de inventários rotativos em 18 almoxarifados com 180.000 itens.

    Incremento de eficácia e eficiência pela implantação de sistemas informatizados integrados (ERP), para planejamento, gestão e controle das operações, tais como: Vendas, Crédito, Faturamento, Expedição, Contas a Receber e Produção.

    Diagnósticos e recomendações para aperfeiçoamento da gestão e redução de riscos de diversas empresas, inclusive no exterior (México).

    Implantação de Manuais de Políticas e Procedimentos (Tradicional ou na intranet) nos padrões ISO 9000 e para atender exigências de documentação de Controles Internos feitos pela Lei Sarbanes – Oxley, Governança Corporativa e Canais de Comunicação (Gerência Participativa) nos níveis estratégico, tático e operacional.

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 

    Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, desde 1991 até 2005.

    Cargo: Professor de Pós-Graduação das Disciplinas:

    · Auditoria Operacional,

    · Formação Gerencial (TGA para não Administradores),

    · Metodologia da Pesquisa (em convênio com AUDIBRA)2005 a 2008.

    Gonçalves & Fialho – Treinamento e Consultoria, desde setembro de 1994.

    Cargo: Sócio Gerente

    Principais Clientes beneficiados por nossos serviços:

    · No setor de Ensino: IBMEC, SEBRAE-SP, IDORT, IMAM, FECAP, MANDELLI Consultores, BSP, IPEP, METODISTA, Cavalcante & Associados, AUDIBRA, SESCON, UNISA, TREVISAN Escola de Negócios, FIB, INPG, UNIP, Instituto Chiavenato, Oswaldo Cruz, FAAP e SUMARÉ.

    · No setor de Prestação de Serviços: Banco Nossa Caixa S.A., Banco Mercantil S.A., TECBAN - Tecnologia Bancária S. A., SESI - Serviço Social da Indústria, Transbraçal - Prestação de Serviços, Indústria e Comércio Ltda. e KSR Eventos, Computer TECH info.

    · No setor Comercial: Pneus Sales Ltda., Arruda Valle & Cia. Ltda., J. Sales & Cia. Ltda., Cereja Comercial Ltda. e Mundial Perfumes Ltda. 

    · No setor Industrial: Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, Cia. Suzano de Papel e Celulose, Eletrobrás, Billabong Surfware, Vidrotec Indústria e Comércio Ltda, Eletrobrás S.A.

    TREVISAN Escola de Negócios, onde ministro aulas de Pós-Graduação de Fraudes e Erros – Procedimentos Internos e ministrei Risc Consulting.

    INPG onde ministro aulas de Pós-Graduação em Auditoria Contábil Financeira, Auditoria de Gestão e Controladoria de Gestão.

    SUMARÉ onde ministro aulas de Pós-Graduação em Auditoria & Perícia e Projetos de Controladoria.

    Faculdades Integradas de Brasileiras - FIB, onde ministro aulas de Pós-Graduação de Auditoria, Controles Internos e Gestão Estratégica de Custos desde 2007.

    Universidade Corporativa do SESCON: Pós-Graduação em Gestão Estratégica e cursos livres nas áreas de normatização, auditoria e workshops sobre gestão.

    FAAP onde ministrei aulas de Pós-Graduação em Empreendedorismo e Visão de Negócios.

    Faculdades das Américas - FAM, onde ministrei aulas de Organização e Gestão de Novos Empreendimentos (Empreendedorismo) e Administração da Comunicação.

    Hospital do Sepaco, de março de 1993 a agosto de 1994.

    Cargo: Assessor da Superintendência Geral (Consultor Interno).

    Cotonifício (Grupo) Guilherme Giorgi, de julho de 1991 a janeiro de 1993.

    Cargo: Gerente de Auditoria Interna e de O&M.

    Lorenzetti S.A. de janeiro de 1975 a janeiro 1991.

    Cargos:- Gerente de Auditoria Interna de junho de 1986 a janeiro de 1991.

    (em conjunto com as funções de Procurador da Empresa e Gerente de Inventários Rotativos)

    - Gerente de O&M de janeiro de 1975 a maio de 1986.

    Boucinhas, Campos, Coopers & Lybrand – Consultores de janeiro a dezembro de 1974.

    Cargo: Técnico em Consultoria.

    Crefisul S.A. – Crédito, Financiamento, Investimento, de janeiro de 73 a jan. de 74.

    Cargo: Analista de Sistemas.

    Banco de Investimento Industrial S.A., de junho a dezembro de 1972.

    Cargo: Analista de Sistemas Jr.

    Pollone S.A. – Indústria e Comércio, de fevereiro de 1971 a junho de 1972.

    Cargo: Auxiliar de Levantamento e Pesquisas.

    Instituto de Pesquisas Econômicas – IPE / USP, de março de 1970 a janeiro de 1971.

    Cargo: Estagiário no Projeto de Fusão das Caixas Econômicas Federais.

    IDIOMAS & INFORMÁTICA 

    · Inglês e Espanhol: avançados para leitura e intermediários para conversação e escrita. 

    · Usuário dos aplicativos Windows: Word, PowerPoint e Internet.

    Administradores PREMIUM

    Seja Premium e tenha acesso ao nosso arsenal de cursos

    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    Assine o premium

    Mais artigos deCarreira e Performance

    Ver todos
    Carreira e Performance
    22 perguntas fundamentais que toda pessoa precisa responder antes de falar em público

    22 perguntas fundamentais que toda pessoa precisa responder antes de falar em público

    03 dez 2025
    12 min leitura

    Por: Ernesto Artur

    03 dez 2025
    12 min leitura
    Carreira e Performance
    O Brasil perde mais de R$ 1 trilhão por ano por transições profissionais mal conduzidas

    O Brasil perde mais de R$ 1 trilhão por ano por transições profissionais mal conduzidas

    03 dez 2025
    8 min leitura

    Por: Juliana

    03 dez 2025
    8 min leitura
    Carreira e Performance
    Se você só enxerga a deficiência, não está “vendo” tudo: entender isso é o que nos torna humanos

    Se você só enxerga a deficiência, não está “vendo” tudo: entender isso é o que nos torna humanos

    03 dez 2025
    4 min leitura

    Por: Marlene

    03 dez 2025
    4 min leitura
    • Podcast
    • Colunistas
    • Livros
    • Frases
    • Artigos Acadêmicos
    • Anuncie
    • Sobre o Portal
    • A Profissão
    • Conselhos
    • Contato
    • FAQ
    • Política De Privacidade
    • Termos De Serviço
    • Newsletter

    Logo Administradores

    Portal Administradores Negócios Digitais Ltda - 08.913.843/0001-90 |

    © 2000 - 2025

    Logo do programa Café com ADM

    #473 IA e Cibersegurança: como a Kaspersky está redefinindo o setor, com Roberto Rebouças

    #473 IA e Cibersegurança: como a Kaspersky está redefinindo o setor, com Roberto Rebouças

    00.0000.00