#473

JOSÉ ANTONIO PEREIRA GONÇALVES
Brasileiro, casado Telefax: (11) 5573-7749.
Rua Maurício F. Klabin, 357 - apto 141 - Vila Mariana Cel.: (11) 9268-5055.
CEP: 04120-020 - São Paulo-SP E-mail: [email protected]
OBJETIVO
CONSULTOR / PROFESSOR DE PÓS-GRADUAÇÃO ou CURSOS LIVRES EM AUDITORIA, CONTROLADORIA, CUSTOS, DOCUMENTAÇÃO DE PROCESSOS, ORGANIZAÇÃO & GESTÃO ESTRATÉGICA e EMPREENDEDORISMO.
RESUMO
Mestre em Administração pela PUC-SP, Pós-Graduado em nível de Mestrado em Contabilidade / Controladoria e Administrador de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP).
Importante experiência em treinamento profissional e ensino, pelo desenvolvimento e implantações de processos, palestras e aulas em cursos próprios e de pós-graduação.
Larga experiência diretiva, gerencial e de coordenação nas áreas de Processos, Normatização, Organização, Projetos de Informática, Auditoria Interna e Consultoria.
Resultados expressivos por implantações de melhorias e novos processos, bem como negociações e terceirização de atividades.
Autor da dissertação de mestrado “O Empreendedorismo na Administração” e do livro “Alinhando Processos e Estrutura à Gestão Estratégica” (em desenvolvimento).
Autor dos Cursos: “Como Prevenir Fraudes e Desfalques”, “Mapeamento, análise e documentação de processos”, “Gestão Empreendedora”, Guia e Link Acadêmico “Fundamentos da Administração”, para IES.
Palestrante junto ao IBMEC, UNIP e outras instituições de ensino.
Autor dos trabalhos: “Proposta de Implantação e Operação de um Departamento de Auditoria Interna”, apresentado no XI Congresso de Auditoria Interna, e dos artigos “Prevenção às Fraudes: Por onde começar?” e “Qualidade e Preço são Fatores Decisivos”, publicado no jornal “O Estado de São Paulo”.
Professor de Pós-Graduação no “Centro de Estudos Álvares Penteado” da FECAP desde 1991, da TREVISAN Escola de Negócios, INPG, BSP, UNISA, FAAP, Oswaldo Cruz, UNISESCON, FIB, SUMARÉ e UNIP.
Facilitador no SEBRAE-SP para cursos do Sistema de Gestão Empresarial nas áreas de Empreendedorismo, Finanças, Custos, Qualidade Total, Administração Geral e Recursos Humanos desde 1998.
Larga experiência profissional no gerenciamento e coordenação de profissionais de Processos, Normatização, Informática, Organização, Auditoria e Consultores, em conjunto com os Gestores, em diversos trabalhos.
Economias e ganhos significativos por implantações de Processos nas áreas de Vendas, Administração de Vendas, Faturamento, Exportação, Impostos, Almoxarifados, Expedição, Transporte e Contas a Receber.
Ganhos substanciais por negociação, terceirização de atividades e implantação de Processos em Compras, Gestão de Estoques, Contas a Pagar, Gestão de Frotas, Equipamentos e Bens Patrimoniais, Recursos Humanos / Folha de Pagamento e Benefícios.
Redução de 75% de pessoal, melhor gestão e precisão de estoques pela implantação de inventários rotativos em 18 almoxarifados com 180.000 itens.
Incremento de eficácia e eficiência pela implantação de sistemas informatizados integrados (ERP), para planejamento, gestão e controle das operações, tais como: Vendas, Crédito, Faturamento, Expedição, Contas a Receber e Produção.
Diagnósticos e recomendações para aperfeiçoamento da gestão e redução de riscos de diversas empresas, inclusive no exterior (México).
Implantação de Manuais de Políticas e Procedimentos (Tradicional ou na intranet) nos padrões ISO 9000 e para atender exigências de documentação de Controles Internos feitos pela Lei Sarbanes – Oxley, Governança Corporativa e Canais de Comunicação (Gerência Participativa) nos níveis estratégico, tático e operacional.
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, desde 1991 até 2005.
Cargo: Professor de Pós-Graduação das Disciplinas:
· Auditoria Operacional,
· Formação Gerencial (TGA para não Administradores),
· Metodologia da Pesquisa (em convênio com AUDIBRA)2005 a 2008.
Gonçalves & Fialho – Treinamento e Consultoria, desde setembro de 1994.
Cargo: Sócio Gerente
Principais Clientes beneficiados por nossos serviços:
· No setor de Ensino: IBMEC, SEBRAE-SP, IDORT, IMAM, FECAP, MANDELLI Consultores, BSP, IPEP, METODISTA, Cavalcante & Associados, AUDIBRA, SESCON, UNISA, TREVISAN Escola de Negócios, FIB, INPG, UNIP, Instituto Chiavenato, Oswaldo Cruz, FAAP e SUMARÉ.
· No setor de Prestação de Serviços: Banco Nossa Caixa S.A., Banco Mercantil S.A., TECBAN - Tecnologia Bancária S. A., SESI - Serviço Social da Indústria, Transbraçal - Prestação de Serviços, Indústria e Comércio Ltda. e KSR Eventos, Computer TECH info.
· No setor Comercial: Pneus Sales Ltda., Arruda Valle & Cia. Ltda., J. Sales & Cia. Ltda., Cereja Comercial Ltda. e Mundial Perfumes Ltda.
· No setor Industrial: Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, Cia. Suzano de Papel e Celulose, Eletrobrás, Billabong Surfware, Vidrotec Indústria e Comércio Ltda, Eletrobrás S.A.
TREVISAN Escola de Negócios, onde ministro aulas de Pós-Graduação de Fraudes e Erros – Procedimentos Internos e ministrei Risc Consulting.
INPG onde ministro aulas de Pós-Graduação em Auditoria Contábil Financeira, Auditoria de Gestão e Controladoria de Gestão.
SUMARÉ onde ministro aulas de Pós-Graduação em Auditoria & Perícia e Projetos de Controladoria.
Faculdades Integradas de Brasileiras - FIB, onde ministro aulas de Pós-Graduação de Auditoria, Controles Internos e Gestão Estratégica de Custos desde 2007.
Universidade Corporativa do SESCON: Pós-Graduação em Gestão Estratégica e cursos livres nas áreas de normatização, auditoria e workshops sobre gestão.
FAAP onde ministrei aulas de Pós-Graduação em Empreendedorismo e Visão de Negócios.
Faculdades das Américas - FAM, onde ministrei aulas de Organização e Gestão de Novos Empreendimentos (Empreendedorismo) e Administração da Comunicação.
Hospital do Sepaco, de março de 1993 a agosto de 1994.
Cargo: Assessor da Superintendência Geral (Consultor Interno).
Cotonifício (Grupo) Guilherme Giorgi, de julho de 1991 a janeiro de 1993.
Cargo: Gerente de Auditoria Interna e de O&M.
Lorenzetti S.A. de janeiro de 1975 a janeiro 1991.
Cargos:- Gerente de Auditoria Interna de junho de 1986 a janeiro de 1991.
(em conjunto com as funções de Procurador da Empresa e Gerente de Inventários Rotativos)
- Gerente de O&M de janeiro de 1975 a maio de 1986.
Boucinhas, Campos, Coopers & Lybrand – Consultores de janeiro a dezembro de 1974.
Cargo: Técnico em Consultoria.
Crefisul S.A. – Crédito, Financiamento, Investimento, de janeiro de 73 a jan. de 74.
Cargo: Analista de Sistemas.
Banco de Investimento Industrial S.A., de junho a dezembro de 1972.
Cargo: Analista de Sistemas Jr.
Pollone S.A. – Indústria e Comércio, de fevereiro de 1971 a junho de 1972.
Cargo: Auxiliar de Levantamento e Pesquisas.
Instituto de Pesquisas Econômicas – IPE / USP, de março de 1970 a janeiro de 1971.
Cargo: Estagiário no Projeto de Fusão das Caixas Econômicas Federais.
· Inglês e Espanhol: avançados para leitura e intermediários para conversação e escrita.
· Usuário dos aplicativos Windows: Word, PowerPoint e Internet.
JOSÉ ANTONIO PEREIRA GONÇALVES
Brasileiro, casado Telefax: (11) 5573-7749.
Rua Maurício F. Klabin, 357 - apto 141 - Vila Mariana Cel.: (11) 9268-5055.
CEP: 04120-020 - São Paulo-SP E-mail: [email protected]
OBJETIVO
CONSULTOR / PROFESSOR DE PÓS-GRADUAÇÃO ou CURSOS LIVRES EM AUDITORIA, CONTROLADORIA, CUSTOS, DOCUMENTAÇÃO DE PROCESSOS, ORGANIZAÇÃO & GESTÃO ESTRATÉGICA e EMPREENDEDORISMO.
RESUMO
Mestre em Administração pela PUC-SP, Pós-Graduado em nível de Mestrado em Contabilidade / Controladoria e Administrador de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP).
Importante experiência em treinamento profissional e ensino, pelo desenvolvimento e implantações de processos, palestras e aulas em cursos próprios e de pós-graduação.
Larga experiência diretiva, gerencial e de coordenação nas áreas de Processos, Normatização, Organização, Projetos de Informática, Auditoria Interna e Consultoria.
Resultados expressivos por implantações de melhorias e novos processos, bem como negociações e terceirização de atividades.
Autor da dissertação de mestrado “O Empreendedorismo na Administração” e do livro “Alinhando Processos e Estrutura à Gestão Estratégica” (em desenvolvimento).
Autor dos Cursos: “Como Prevenir Fraudes e Desfalques”, “Mapeamento, análise e documentação de processos”, “Gestão Empreendedora”, Guia e Link Acadêmico “Fundamentos da Administração”, para IES.
Palestrante junto ao IBMEC, UNIP e outras instituições de ensino.
Autor dos trabalhos: “Proposta de Implantação e Operação de um Departamento de Auditoria Interna”, apresentado no XI Congresso de Auditoria Interna, e dos artigos “Prevenção às Fraudes: Por onde começar?” e “Qualidade e Preço são Fatores Decisivos”, publicado no jornal “O Estado de São Paulo”.
Professor de Pós-Graduação no “Centro de Estudos Álvares Penteado” da FECAP desde 1991, da TREVISAN Escola de Negócios, INPG, BSP, UNISA, FAAP, Oswaldo Cruz, UNISESCON, FIB, SUMARÉ e UNIP.
Facilitador no SEBRAE-SP para cursos do Sistema de Gestão Empresarial nas áreas de Empreendedorismo, Finanças, Custos, Qualidade Total, Administração Geral e Recursos Humanos desde 1998.
Larga experiência profissional no gerenciamento e coordenação de profissionais de Processos, Normatização, Informática, Organização, Auditoria e Consultores, em conjunto com os Gestores, em diversos trabalhos.
Economias e ganhos significativos por implantações de Processos nas áreas de Vendas, Administração de Vendas, Faturamento, Exportação, Impostos, Almoxarifados, Expedição, Transporte e Contas a Receber.
Ganhos substanciais por negociação, terceirização de atividades e implantação de Processos em Compras, Gestão de Estoques, Contas a Pagar, Gestão de Frotas, Equipamentos e Bens Patrimoniais, Recursos Humanos / Folha de Pagamento e Benefícios.
Redução de 75% de pessoal, melhor gestão e precisão de estoques pela implantação de inventários rotativos em 18 almoxarifados com 180.000 itens.
Incremento de eficácia e eficiência pela implantação de sistemas informatizados integrados (ERP), para planejamento, gestão e controle das operações, tais como: Vendas, Crédito, Faturamento, Expedição, Contas a Receber e Produção.
Diagnósticos e recomendações para aperfeiçoamento da gestão e redução de riscos de diversas empresas, inclusive no exterior (México).
Implantação de Manuais de Políticas e Procedimentos (Tradicional ou na intranet) nos padrões ISO 9000 e para atender exigências de documentação de Controles Internos feitos pela Lei Sarbanes – Oxley, Governança Corporativa e Canais de Comunicação (Gerência Participativa) nos níveis estratégico, tático e operacional.
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, desde 1991 até 2005.
Cargo: Professor de Pós-Graduação das Disciplinas:
· Auditoria Operacional,
· Formação Gerencial (TGA para não Administradores),
· Metodologia da Pesquisa (em convênio com AUDIBRA)2005 a 2008.
Gonçalves & Fialho – Treinamento e Consultoria, desde setembro de 1994.
Cargo: Sócio Gerente
Principais Clientes beneficiados por nossos serviços:
· No setor de Ensino: IBMEC, SEBRAE-SP, IDORT, IMAM, FECAP, MANDELLI Consultores, BSP, IPEP, METODISTA, Cavalcante & Associados, AUDIBRA, SESCON, UNISA, TREVISAN Escola de Negócios, FIB, INPG, UNIP, Instituto Chiavenato, Oswaldo Cruz, FAAP e SUMARÉ.
· No setor de Prestação de Serviços: Banco Nossa Caixa S.A., Banco Mercantil S.A., TECBAN - Tecnologia Bancária S. A., SESI - Serviço Social da Indústria, Transbraçal - Prestação de Serviços, Indústria e Comércio Ltda. e KSR Eventos, Computer TECH info.
· No setor Comercial: Pneus Sales Ltda., Arruda Valle & Cia. Ltda., J. Sales & Cia. Ltda., Cereja Comercial Ltda. e Mundial Perfumes Ltda.
· No setor Industrial: Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, Cia. Suzano de Papel e Celulose, Eletrobrás, Billabong Surfware, Vidrotec Indústria e Comércio Ltda, Eletrobrás S.A.
TREVISAN Escola de Negócios, onde ministro aulas de Pós-Graduação de Fraudes e Erros – Procedimentos Internos e ministrei Risc Consulting.
INPG onde ministro aulas de Pós-Graduação em Auditoria Contábil Financeira, Auditoria de Gestão e Controladoria de Gestão.
SUMARÉ onde ministro aulas de Pós-Graduação em Auditoria & Perícia e Projetos de Controladoria.
Faculdades Integradas de Brasileiras - FIB, onde ministro aulas de Pós-Graduação de Auditoria, Controles Internos e Gestão Estratégica de Custos desde 2007.
Universidade Corporativa do SESCON: Pós-Graduação em Gestão Estratégica e cursos livres nas áreas de normatização, auditoria e workshops sobre gestão.
FAAP onde ministrei aulas de Pós-Graduação em Empreendedorismo e Visão de Negócios.
Faculdades das Américas - FAM, onde ministrei aulas de Organização e Gestão de Novos Empreendimentos (Empreendedorismo) e Administração da Comunicação.
Hospital do Sepaco, de março de 1993 a agosto de 1994.
Cargo: Assessor da Superintendência Geral (Consultor Interno).
Cotonifício (Grupo) Guilherme Giorgi, de julho de 1991 a janeiro de 1993.
Cargo: Gerente de Auditoria Interna e de O&M.
Lorenzetti S.A. de janeiro de 1975 a janeiro 1991.
Cargos:- Gerente de Auditoria Interna de junho de 1986 a janeiro de 1991.
(em conjunto com as funções de Procurador da Empresa e Gerente de Inventários Rotativos)
- Gerente de O&M de janeiro de 1975 a maio de 1986.
Boucinhas, Campos, Coopers & Lybrand – Consultores de janeiro a dezembro de 1974.
Cargo: Técnico em Consultoria.
Crefisul S.A. – Crédito, Financiamento, Investimento, de janeiro de 73 a jan. de 74.
Cargo: Analista de Sistemas.
Banco de Investimento Industrial S.A., de junho a dezembro de 1972.
Cargo: Analista de Sistemas Jr.
Pollone S.A. – Indústria e Comércio, de fevereiro de 1971 a junho de 1972.
Cargo: Auxiliar de Levantamento e Pesquisas.
Instituto de Pesquisas Econômicas – IPE / USP, de março de 1970 a janeiro de 1971.
Cargo: Estagiário no Projeto de Fusão das Caixas Econômicas Federais.
· Inglês e Espanhol: avançados para leitura e intermediários para conversação e escrita.
· Usuário dos aplicativos Windows: Word, PowerPoint e Internet.

Por: Ernesto Artur
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