Este trabalho monográfico de revisão bibliográfica tem como objetivo mostrar para todas empresas a contribuição da psicologia que é de extrema importância, pois proporciona a compreensão do comportamento humano nas organizações, e o encaminhamento de soluções interpessoais para a criação de um clima favorável à inovação e a produtividade. Palavras-Chave: Mudança Organizacional, Ambiente Organizacional, Problemas Organizacionais, Solução e Comportamento Humano. Introdução Hoje, as empresas têm implantado dentro do corpo de Recursos Humanos um psicólogo, pois é através do apoio dele que os colaboradores poderão ter um bom andamento nos trabalhos organizacionais com uso de estratégias e instrumentos que visam diagnosticar e propor soluções aos problemas na estrutura organizacional, assim obtendo mudanças com êxito. A grande importância da psicologia nas organizações também consiste em dar assistência nos recrutamentos, na gestão e no desenvolvimento dos Recursos Humanos no comprimento da missão, objetivos e no progresso das organizações. O objetivo da psicologia na organização é dar suporte aos colaboradores no aspecto de trabalho em grupo, ajudando a ter flexibilidade, participar efetivamente na busca de resultados, agir criativamente e inovar processos e métodos organizacionais, proporcionando um melhor ambiente de trabalho. Este trabalho de analise bibliográfica foi desenvolvido por meio de técnica de pesquisa bibliográfica, em três etapas do Método Educar pela Pesquisa (MEP), a primeira etapa – exploração e planejamento; a segunda – desenvolvimento e a terceira – apresentação escrita e oral. 1. Revisão Conceitual 1.1. O conceito da Administração Sobre o Conceito de Administração, temos afirmações de alguns autores sobre o ponto de vista deles, que são: Maximiano (2008)[1] diz que ” A administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos.” Para Fayol ( 1996 apud MAXIMIANO 2008, p.50)[2]: •A administração é a função distinta das demais funções da empresa, como finanças, produção e distribuição. •A Administração compreende cinco funções: planejamento, organização, comando, coordenação e controle. A visão de Terry (apud SILVA 2005, p.06)[3] é ” A administração é um processo distinto, que consiste no planejamento, organização, atuação e controle para determinar e alcançar os objetivos da organização pelo uso de pessoas e recursos.” 1.2. O conceito da Gestão de Recursos Humanos A gestão de Recursos Humanos é uma área que foca as políticas e práticas empresariais para a administração de pessoas em seu ambiente de trabalho. De acordo com Chiavenato (2004 apud FIDELIS E BANOV 2007, p.19)[4] o termo RH ou Gestão de Pessoas pode se referir a: •Um departamento: unidade operacional que presta serviços nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, comunicação, higiene, segurança no trabalho, benefícios, etc. •Uma prática: refere-se ao modo como as empresas operam as atividades de descrever cargos, recrutar, selecionar, treinar, remunerar, motivar, avaliar, entre outras. •Uma profissão: engloba os profissionais que trabalham diretamente com Recursos Humanos: selecionadores, treinadores, administradores de salários, engenheiro de segurança, médico do trabalho, etc. Sabendo que atualmente o conhecimento sobre a administração de Recursos Humanos é fundamental para qualquer profissional e empresa, BOOG (1994) afirma que um forte ponto na área de Recursos Humanos e o treinamento, que já é tradicional desde os anos 20, e que vem evoluindo qualitativamente. Segundo o autor, foi a partir de 1930 que o treinamento ganhou novos status como atividade administrativa, onde se origina mais informações cientificas e seguras sobre habilitação e aprendizado profissional. Boog (1994)[5] dizia que “O treinamento é uma instituição fundamental na gestão empresarial.” Com isso, a aceleração de mudanças tecnológicas tem alterado a forma de gerenciar pessoas, pois exige mais habilidades especificas. Conceitua Marras (2002, apud FIDELIS E BANOV 2007, p. 26)[6] que “Foi nessa fase que a área de Recursos Humanos passou a operacionalizar serviços como os de treinamentos, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios e outros.” Sendo assim, a idéia básica da Gestão de Recursos Humanos é que a relação entre empresa/empregado repercute resultados obtidos pela empresa, portanto a relevância agora é o fator humano. 1.3. O Conceito da Psicologia Organizacional Sabemos que a psicologia estuda o comportamento humanos e seus processos mentais, o que motiva o comportamento humano, o que sustenta, o que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem e inteligência, o que nos afirma alguns autores abaixo: Zanelli, Borges-Andrade e Bastos (2004)[7] diz que ” A psicologia organizacional é dirigida para análise de características do trabalho que contribuem para o aumento da eficiência organizacional.” Já para Fiorelli (2007)[8] “A psicologia organizacional concentra-se nos fenômenos relacionados com o funcionamento de indivíduos em grupos com vários objetivos.” Percebemos que a psicologia organizacional, enquanto ciência do comportamento é um instrumento à disposição do administrador como apoio nessa busca de continuo aumento da eficiência dos processos e da melhoria da qualidade de vida na organização. 2. Revisão de Literatura 2.1. A importância da Psicologia na Organização Sabemos que a atuação do psicólogo é de grande importância, pois com a ajuda dele a organização poderá oferecer aos seus colaboradores um ambiente melhor e soluções aos problemas organizacionais, fazendo com que os funcionários possam sentir-se mais motivados para desempenhar bem suas tarefas, se importando com a psicanálise que estuda a saúde no ambiente de trabalho, como veremos abaixo: Para Zanelli (1994a)[9] o objetivo do psicólogo na organização é “Identificar e analisar as necessidades derivadas, das atividades de trabalho, suas condições e implicações.” Perdigão e Rodrigues[10] diz que “A psicologia, a administração, são exemplos de disciplinas que apresentam fundamentos teóricos e metodológicos que podem contribuir para identificar os elementos existentes no contexto de trabalho que se configuram como possíveis fatores de Qualidade de Vida no Trabalho – QVT e motivação.” Quanto a Fiorelli (2007)[11] ” A psicologia na organização preocupa-se com o efeito que os diferentes fenômenos provocam sobre a atividade psicológica, por exemplo, a reação do individuo a situação de estresse, um termo que se atribui vários significados e que se encontra virtuamente banalizado, gerando entendimentos distorcidos. Nesse fator, podemos perceber que a psicologia na organização é importante e se importa também com o bem-estar dos funcionários, a saúde, o estado físico e mental dos funcionários. 2.2. A contribuição da Psicologia na Organização Existem diversas formas e fatores nos quais a psicologia contribui e se preocupa dentro da organização, dentre alguns deles se destacam: emoções e afetividade no trabalho, motivação dos funcionários, psicanálise, contribui também no estudo de comportamento dos funcionários, assistência nos recrutamentos e seleções internas ou externas, incentivos de estratégias para melhorar o ambiente organizacional, assim como ajudar também a desenvolver equipes multiprofissionais, avaliações de desempenho, treinamentos e dinâmicas em grupo que contribui na harmonização entre os funcionários buscando sempre condições favoráveis para a realização de trabalhos com muito êxito, como algumas afirmações abaixo: Bastos e Galvão-Martins (apud FIORELLI, 2007)[12]a psicologia pode contribuir: •Na motivação dos funcionários, no estudo de analise da saúde mental no trabalho, com estudos/pesquisa, com vistas à produção relativas à Psicologia Organizacional, bem como planejamento ambiental..” Para Vergara (1999 apud FIORELLI, 2007, p.119)[13] a psicologia contribui na motivação, onde ele afirma ” A motivação é uma forma, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa”. Dejours e Abdoucheli ( 1994 apud FIORELLI, 2007)[14] ” A motivação tem a necessidade de um conceito para explicar comportamentos, sua extinção ou esforço”. Já Fiorelli (2007)[15] a psicologia contribui também no recrutamento e seleção de pessoas, como diz: ” Esses são dois modelos que empregam testes psicológicos e são sugeridos a analise e críticas.” “Os mecanismos de defesa, potencialmente presentes nos processos de seleção e desenvolvimento de pessoas” Nesses termos, podemos verificar que a psicologia contribui e trás muitos benefícios à organização, ela só precisa de espaço para colocar suas atividades em prática e ajudar a organização a manter o foco em um ambiente saudável e prazeroso de se trabalhar. 2.3. Principais Benefícios da Psicologia na Organização Como já dito em vários pontos acima, os benefícios e contribuições da psicologia para a organização é vista de várias formas, como: promover a motivação dos funcionários, cuidar da saúde mental de cada um deles, e dar orientações para a desenvoltura de um bom trabalho em equipe, melhorando assim a competitividade e produtividade. 3. Considerações Finais O objetivo deste trabalho foi, analisar a afetividade da implantação das técnicas da Psicologia no ambiente de trabalhado aplicado em uma organização, bem como alguns conceitos fortes e importantes pontos sobre a contribuição da psicologia nas organizações e o conceito da administração. Conclusão A pesquisa desenvolvida mostrou a diferença dos conceitos de administração, da psicologia organizacional e focou a importância e as contribuições da psicologia para o bom desempenho dos trabalhos em uma organização. E melhor desenvoltura dos funcionários no ambiente de trabalho, mostrou também os principais pontos e benefícios nos quais a psicologia pode contribuir dentro da organização.