A sigla OHSAS 18001 significa – Occupational Health and Safety Assesment Series, cuja tradução é Série de Avaliação de Saúde e Segurança no Trabalho. Seus requisitos foram desenvolvidos em resposta à demanda por parte dos clientes por uma norma reconhecida para o sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho, em base à qual seus sistemas de gestão pudessem ser avaliados e certificados e por um guia na implementação dessa norma. A OHSAS 18001 é compatível com as normas para os sistemas de gestão ISO 9001 (Qualidade) e ISO 14001 (Meio Ambiente), para facilitar a integração dos sistemas de gestão da qualidade, ambiental e da saúde e segurança no trabalhos pelas organizações, se assim elas o desejarem. A OHSAS 18002 inclui um formato de apresentação em que é dada a seção da OHSAS 18001 pertinente, seguida por:a) a descrição da intenção da seção;b) entradas típicas necessárias para atender os requisitos da seção;c) uma descrição dos processos que uma organização poderia utilizar para atender os requisitos;d) saídas típicas esperados do atendimento aos requisitos. Em outras palavras a OHSAS 18001 descreve os requisitos do sistema de gestão da SST para uma organização e pode ser usada para certificaçã, registro e/ou autodeclaração do sistema de gestão da SST de uma organização. Já a OHSAS 18002 destina-se a fornecer orientação genérica a uma organização para estabelecer, implementar ou melhorar um sistema de gestão da SST.