Atrair e reter talentos tem sido uma tarefa cada vez mais desafiadora nas empresas. Seja pelas dúvidas na profissão, desalinhamento de expectativas ou falta de identificação com a organização, é comum perceber funcionários descontentes com o ambiente de trabalho, ou ainda, deixando o cargo após pouco tempo de vínculo. A fim de reduzir o impacto desta realidade, as empresas começaram a investir na sua imagem como marca empregadora. O conceito de Employer Branding consiste na conscientização, desenvolvimento e divulgação das práticas de relacionamento que uma empresa vivencia com seus funcionários. A relação se assemelha à conexão de marca e cliente, onde o primeiro busca apresentar seus pontos positivos, e o segundo tem o interesse de ter suas necessidades atendidas. Ou seja, o trabalhador é visto como um cliente e embaixador da marca empregadora. “O Employer Branding não é novidade no mercado de trabalho, porém ainda é motivo de dúvidas na hora de sair do papel”, explica Alexandre Pellaes, porta-voz da 99jobs.com. Pensando nisso, preparamos cinco dicas para empresas que pretendem adotar ou aprimorar o Employer Braning com base em orientação do especialista. 1. Entenda o que sua empresa realmente oferece e incentiva É essencial compreender o que sua empresa oferece para as pessoas que trabalham com você. Desde benefícios óbvios e mensuráveis (salário, vale refeição, transporte, seguro etc.), até características mais subjetivas (flexibilidade, clima organizacional, boas risadas, aprendizado, liderança inspiradora, voz ativa, gestão compartilhada, participação nas decisões etc.). Os funcionários que já trabalham na empresa tendem a ter uma visão bastante realista da experiência de trabalhar lá. Garanta que colaboradores com alta performance e outros bastante críticos sejam ouvidos e estejam incluídos neste levantamento. 2. Identifique o que o seu negócio precisa Antes de criar diversas ações e atividades para Employer Branding de sua empresa, é preciso entender o que ela precisa, isto é, que tipo de conhecimento, perfil profissional e habilidades você gostaria de atrair. 3. Defina e entenda o seu grupo-alvo Depois de identificar as lacunas, defina quais grupos merecem atenção e como eles podem ser atraídos. Mas, mais do que definir, é preciso compreender esses grupos e o que eles buscam: quais são seus anseios, expectativas, o que eles pensam das empresas, etc. Basicamente, é como se perguntar: o que minha empresa tem a oferecer para suprir as necessidades desse grupo? 4. Escolha o quê e como comunicar Defina os pontos que você deseja expor. Pesquise e selecione meios de comunicação para se relacionar com o seu grupo-alvo. Esteja ciente de que os meios online são hoje um grande aliado para a exposição da sua marca e atração de candidatos. Os atributos da sua marca empregadora devem ser claros e representarão vantagens em relação a outras oportunidades de emprego que existam para o mesmo grupo. Não caia na tentação de parecer mais interessante do que você é. Seja transparente e verdadeiro, para atrair pessoas que poderão ser bem sucedidas na sua organização. 5. Dê valor à sua empresa Assim como toda marca espera que seus clientes acreditem em seus produtos, a empresa também oferece uma promessa e deve cumpri-la. Isso significa identificar seus valores, desenvolvê-los e abraçá-los nos bastidores.