Apresentar produtos comerciais e incitar o desejo pelo consumo não é papel único das propagandas propriamente ditas. Filmes, novelas e seriados, com frequência, mostram referências de marcas, na maioria das vezes (mas nem sempre) em troca de um patrocínio. Mas isso não é de hoje. Na década de 1920, o cinema “hollywoodiano” já trabalhava com o chamado “Product Placement” e, desde então, esse tipo de ação (na qual produtos, cartazes e materiais do gênero são inseridos nas cenas) só fez se popularizar. Uma referência de product placement nas telonas aconteceu no filme E.T., em 1982, quando Steven Spielberg incorporou os doces Reese’s Pieces (após ter sua oferta recusada pela M&Ms) em uma das cenas do longa-metragem. Esse tipo de inserção é uma oportunidade de negócio vantajosa tanto para as marcas quanto para os produtores. O site Adweek listou cinco momentos emblemáticos da integração do produto no cinema e na televisão (uns pagos e outros não), elaborados de uma forma pouco convencional. Veja a seguir: Superman II (1980): Marlboro e Coca-Cola Na cena abaixo, tanto a logomarca da Marlboro como a da Coca-Cola terminam destruídas devido à briga entre os personagens. Quanto Mais Idiota Melhor (1992): Pepsi, Doritos, Reebok e Pizza Hut Part Neste filme, os personagens conversam justamente sobre a prática do product placement nos filmes. Enquanto o ator Mike Myers fala que é contra esse tipo de patrocínio, ele quebra a quarta parede, olha para a câmera, pega uma fatia de pizza e sorri para o telespectador. 30 Rock Brings Back the Meta Humor for Snapple (2006) Outra situação onde os personagens falam sobre fazer product placement. Ao mesmo tempo em que criticam a prática, eles enumeram as qualidades do suco Snapple. House of Cards (2013): PlayStation Vita Apple, Blackberry e Canon são algumas das marcas que já apareceram nessa série da Netflix. Na cena, entretanto, na qual os personagens citam o PlayStation Vita, o diretor do episódio James Foley informou ao The Guardian que eles não recebem um retorno financeiro pelo “merchan”. “Se usarmos produtos reais como as pessoas fazem na vida real, de alguma forma isso é percebido como uma colocação de produtos forçada, quando é apenas filmar a realidade”, explicou. Havaí Cinco-0 (2012): Subway Em um investigação policial, uma dupla de detetives começa a fazer algumas perguntas a um cliente do Subway. Este, por sua vez, ao responder o interrogatório, conta que come na rede de fast-food para se manter saudável e que quer emagrecer, embora tenha pedido 5 sanduíches.