Lançada em 2007 pela HBO, a série Mad Men foi aclamada pela crítica desde o início e já foi ganhadora de 15 Emmys e 4 Globos de Ouro. As personagens colocam suas vidas à venda, junto com o sonho americano, e em troca se tornam os melhores na arte da publicidade, da propaganda, da competição e fazem verdadeiras fortunas. A série, que se passa na década de 1960, foi largamente elogiada por sua autenticidade histórica em todos os aspectos, em especial por seu figurino e decoração. A série gira em torno da vida da personagem Don Draper (Jon Hamm), diretor de criação e um dos fundadores da Sterling Cooper, agência de publicidade localizada na Madison Avenue. Um brilhante publicitário que atrai para a agência grandes clientes e é disputado no mundo da propaganda. Aparenta ter uma vida perfeita, mas vive sujeitando-se à bebida, cigarros e adultério para controlar suas crises pessoais. Apesar disso, ele é o típico self-made man, oriundo de família pobre, que trabalhou duro, criou campanhas geniais e tornou-se dono de sua própria agência. Com duração de 7 temporadas, a série conta a trajetória do grande sucesso profissional de Don Draper, e neste tortuoso e brilhante caminho ele deixa muitas lições de marketing, publicidade e empreendorismo. Trazemos aqui sete lições para você, que acompanha ou não a série, aprender com esse gênio do mundo dos negócios. Nunca hesite na hora de tomar decisões É preciso saber se adaptar a mudanças e lidar com situações inesperadas, o tempo de sua resposta às surpresas do mercado e aos imprevistos é tão importante quanto a precisão de suas decisões. Faça o melhor cálculo, e não hesite, aposte! Seja direto e breve Segundo Don Draper: se não vai dizer algo importante, não diga nada. No mundo dos negócios tempo é dinheiro, e não queremos perder nenhum dos dois. Não perca seu tempo com coisas que não são importantes para chegar aquilo que você realmente quer dizer. vá direto ao ponto, mantenha-se focado em seu objetivo e seja breve. Mantenha sempre a postura Não importa o quão difícil ou perturbadora seja a situação, mantenha sua postura e um sorriso confiante no rosto. Manter a postura passará confiança aos outros envolvidos. Controle suas emoções e mantenha a calma, pois não importa o que você está sentindo e sim como você resolverá a situação. Manter a calma é a melhor forma de encontrar uma saída. Vista-se de acordo Não importa o que aconteça com Draper, de uma noite sem dormir à um acidente, ele sempre aparecerá impecável no escritório. Apesar de um “terno vazio” não significar nada, ninguém fará negócios com alguém que não sabe se vestir de maneira adequada. Se a primeira impressão é a que fica, ela será daquilo que você está vestindo. Tenha uma presença marcante sem extravagância Tentar chamar a atenção e ser extravagante demais só trará a inimizade das pessoas. Aqueles que são importantes são ouvidos sem precisar gritar. Apenas a sua presença já deve ser um fator que mude o ambiente e imponha respeito. Reconheça seu valor Você sabe que é o melhor, faça com que os outros reconheçam que você é e que sabe disso. Não se venda por pouco, se o seu serviço é bom cobre o preço. O que importa é o seu sucesso e a garantia da excelência de seu trabalho. Seja criativo e inovador Desde o primeiro episódio da série, com a grande sacada criativa que Draper tem para promover a marca de cigarros Lucky Strike, ficou claro que este seria um grande diferencial do diretor. Ser criativo, não ter medo de ousar e inovar é o que fará com que possa impressionar cada um de seus clientes que já estão cansados da mesmice dos concorrentes. Everton Ferreira Leite – CEO na Trapemix