A demissão ainda é um tema delicado dentro do universo do mercado de trabalho e o desligamento do profissional pode ser uma tarefa árdua. Como membro de uma empresa, a possibilidade do desligamento é uma realidade, mas é a forma com a qual o momento é tratado pelo gestor e pelas áreas de recursos humanos que importam tanto para o profissional quanto para a imagem e reputação da corporação. Segundo o presidente no Brasil da consultoria global de mobilidade de talentos LHH|DBM, José Augusto Figueiredo, o modo como o gestor comunica a demissão ao seu funcionário é fundamental para honrar a reputação da empresa e manter uma relação saudável com quem sai. 'É recomendável que ele se planeje para a conversa, respeitando algumas regras básicas como, por exemplo, demissão não é reunião de feedback.', orienta Figueiredo. Também é importante que o profissional responsável por comunicar esse tipo de decisão passe por uma espécie de treinamento de demissores. 'Assim, ele poderá adquirir conhecimento de como humanizar a demissão, como comunicar a decisão do desligamento e se posicionar diante dessa situação delicada e das mais variadas reações por parte da pessoa que está sendo desligada da empresa', explica o presidente da LHH|DBM. O processo de demissão deve passar por algumas etapas, como uma comunicação clara e cuidadosa ao funcionário para que ele compreenda os motivos que levaram a demissão e a inserção do mesmo em um programa de transição de carreira. O auxílio dado nesse momento de transição demonstra a preocupação e a responsabilidade que a empresa tem com os seus colaboradores. 'Esse processo cria também imagem positiva da companhia junto aos funcionários atuais', conclui o executivo.