Uma das ferramentas mais comum e certeira para conquistar o cliente é o bom atendimento. Segundo Antonio Carlos Cavalcanti, palestrante, mestre em Administração de Empresas, consultor especializado em Marketing e professor da consultoria JValério, o bom atendimento não só pode, mas deve fazer parte da cultura da empresa. 'Atender o cliente de forma satisfatória é tratar bem e ter respostas para o que ele precisa. Quando a liderança da empresa tem essa cultura do bom atendimento, ela transfere para os colaboradores esse método, e eles acabam percebendo como deve ser o tratamento e o atendimento de qualidade', explica Cavalcanti. Ainda há determinada dificuldade para que os colaboradores entendam a importância e necessidade de oferecer um atendimento de alta qualidade ao clientes, mas essa dificuldade só existe quando a liderança não preza pelos funcionários. 'Atender bem não é só tratar bem. A cultura do encantamento, que tanto ouvimos falar por aí, deve ser algo presente nas instituições. A gente encanta quando faz algo que o cliente não espera. Todos que conseguem encantar é porque estão oferecendo algo diferenciado, fazem além do que o cliente estava esperando. É algo interno da empresa que passa para os colaboradores e chega até o cliente', declara o especialista. É preciso dar prioridade ao cliente, para que só assim ele fique satisfeito com o serviço. As organizações necessitam de equipes mais capacitadas para entender o que o cliente busca. 'Precisamos, cada vez mais, do desenvolvimento de pessoas, de envolvê-las no negócio, para que elas entendam e saibam trabalhar com os clientes da maneira correta. Os colaboradores precisam comprar a causa e entender que a razão de a empresa existir é para atender a um consumidor final com qualidade', acrescenta Cavalcanti.