Apesar de medidas de segurança, denúncias de conteúdo inadequado e assédio continuam a preocupar pais e especialistas O Roblox é uma das plataformas de jogos mais populares do mundo, especialmente entre crianças de 8 a 12 anos no Reino Unido. No entanto, o site tem sido alvo de críticas devido a relatos de exposição de crianças a conteúdos impróprios, bullying e até assédio. Diante dessas preocupações, o CEO e cofundador do Roblox, Dave Baszucki, afirmou que, se os pais não se sentirem confortáveis com a plataforma, não devem permitir que seus filhos a utilizem. “Se você não se sente confortável, não deixe seus filhos no Roblox”, disse Baszucki em entrevista exclusiva à BBC. “Pode parecer contra-intuitivo, mas sempre confio que os pais saibam tomar suas próprias decisões.” A declaração gerou reações entre especialistas e pais. Justine Roberts, CEO da plataforma de discussão Mumsnet, apontou que muitos pais relatam dificuldades em monitorar o uso do Roblox por seus filhos, mesmo com as ferramentas de controle parental disponíveis. “Sabemos que, na prática, nem sempre é possível supervisionar as crianças 100% do tempo, mesmo com todas as configurações de segurança ativadas”, afirmou Roberts. Já a criadora do podcast Scummy Mummies, Ellie Gibson, disse que a declaração de Baszucki pode soar como “uma forma de se isentar da responsabilidade”. “É muito fácil dizer isso, mas quando todas as crianças estão jogando, fica difícil proibir”, argumentou. Um império do entretenimento digital Com mais de 80 milhões de jogadores ativos diariamente – cerca de 40% deles com menos de 13 anos –, o Roblox se tornou maior que os consoles Nintendo Switch e PlayStation juntos em número de usuários. A plataforma abriga cerca de 40 milhões de jogos e experiências criadas pelos próprios usuários. Diante de sua popularidade entre crianças, o Reino Unido implementará a partir de abril a Lei de Segurança Online, impondo regras rígidas para plataformas digitais, incluindo o Roblox. Apesar disso, Baszucki defende que a plataforma já vai além das exigências legais em termos de segurança. “Qualquer incidente negativo é um incidente a mais do que o aceitável”, afirmou o CEO. “Monitoramos bullying, assédio e filtramos esse tipo de comportamento. Em casos mais graves, chegamos a acionar as autoridades.” Roblox utiliza inteligência artificial para analisar mensagens trocadas entre usuários e aplica punições graduais para aqueles que violam as diretrizes da comunidade, indo desde suspensões temporárias até banimentos permanentes. Em novembro de 2024, a empresa baniu crianças menores de 13 anos de enviar mensagens diretas na plataforma e de participar de “experiências sociais” que envolvem chats entre jogadores. Sistema de segurança pode ser burlado No entanto, uma investigação da BBC conseguiu criar duas contas falsas – uma de 15 anos e outra de 27 anos – e trocar mensagens sem dificuldades. Embora os filtros impedissem o compartilhamento direto de informações para migração da conversa para outras plataformas, foi fácil contornar o sistema reformulando as mensagens. Quando confrontado com essa falha, Baszucki argumentou que a segurança do Roblox é maior do que outras plataformas e destacou que criminosos precisam levar seus conteúdos para fora do Roblox para cometer infrações mais graves. “Não permitimos compartilhamento de imagens na nossa plataforma e vamos continuar indo além da lei nesse aspecto”, garantiu o CEO. Ele reconheceu que há um equilíbrio delicado entre incentivar a socialização dos jogadores e garantir sua segurança, mas afirmou que confia nos sistemas de moderação do Roblox. Jogos recomendados para crianças incluem temas inapropriados A BBC também apresentou ao CEO alguns títulos de jogos recomendados para um usuário de 11 anos, como: “Late Night Boys And Girls Club RP” (Clube Noturno de Garotos e Garotas – Roleplay) “Special Forces Simulator” (Simulador de Forças Especiais) “Squid Game” (Jogo inspirado na série violenta da Netflix) “Shoot down planes…because why not?” (Atire em aviões… por que não?) Quando questionado se achava esses jogos adequados para crianças, Baszucki disse que confia no sistema de classificação etária do Roblox. “Nossa classificação não é baseada apenas no título do jogo, mas também no conteúdo real dele”, afirmou. Segundo ele, os jogos passam por análises rigorosas antes de serem classificados por faixa etária, garantindo que sigam uma política consistente. Do início modesto ao sucesso bilionário O Roblox foi fundado em 2004 por Dave Baszucki e Eric Cassel e lançado ao público em 2006. Inicialmente, a plataforma era voltada para ferramentas educacionais, mas os fundadores perceberam que as crianças estavam mais interessadas em construir e interagir dentro do ambiente virtual. A monetização do Roblox veio um ano depois, em 2007, com a introdução da moeda digital Robux, que os jogadores usam para comprar acessórios e desbloquear conteúdos exclusivos. Hoje, a empresa tem um valor de mercado estimado em US$ 41 bilhões (cerca de R$ 200 bilhões) e sua ação vale cerca de um terço a mais do que há seis meses. Baszucki compara o desenvolvimento do Roblox à criação do parque temático Disney. “É um pouco como o que Walt Disney sentiu quando projetou o Magic Kingdom”, disse ele, referindo-se à ambição de transformar o Roblox em uma experiência de metaverso onde os usuários possam interagir como avatares no dia a dia. A meta da empresa é atrair 10% dos jogadores do mundo para a plataforma no futuro. Ao ser desafiado a descrever o Roblox em três palavras, Baszucki respondeu: “O futuro da comunicação.”