Este hábito pode ajudar você a aprender mais rápido e a dominar novas habilidades, diz a neurociência

Créditos: Adobe Stock
A exposição passiva é uma técnica poderosa que pode complementar a prática ativa e acelerar o aprendizado de novas habilidades
Aprender novas habilidades pode ser um desafio, mas a neurociência sugere que existe um hábito fácil que pode acelerar significativamente o processo de aprendizado: a exposição passiva. Justin Bariso, autor e especialista em inteligência emocional, compartilho essa abordagem em um artigo recente na Inc.
O poder da exposição passiva
Quando Justin Bariso se mudou para a Europa, ficou impressionado com o nível de inglês de muitos dos habitantes locais, especialmente dos países escandinavos, como Suécia e Dinamarca. Ao perguntar a uma amiga sueca como ela tinha aprendido inglês tão bem, ele descobriu que assistir filmes e programas de TV em inglês, sem dublagem, era a chave. Esse tipo de exposição passiva permite que as pessoas se familiarizem com um novo idioma de maneira natural e sem esforço consciente.
LEIA TAMBÉM
Esta é a maneira mais efetiva de aprender uma nova habilidade, segundo a neurociência
7 formas de hackear seu cérebro para aprender mais e melhor
Pesquisa em neurociência
Estudos recentes do Instituto de Neurociência da Universidade de Oregon confirmam os benefícios da exposição passiva. A pesquisa revelou que a exposição passiva, combinada com o treinamento ativo, pode acelerar o aprendizado de habilidades. Em um experimento, os pesquisadores treinaram ratos a encontrar uma recompensa de água utilizando diferentes sons como feedback positivo ou negativo. Os ratos que receberam exposição passiva adicional aos sons, além do treinamento ativo, aprenderam a tarefa mais rapidamente.
Aplicações práticas
Essa abordagem pode ser aplicada a diversos tipos de aprendizado humano. Por exemplo, quem está aprendendo um novo idioma pode melhorar assistindo filmes ou vídeos na língua alvo. Quem deseja aprender a tocar um instrumento pode se beneficiar ouvindo gravações de músicos experientes durante atividades diárias, como cozinhar ou limpar.
Passos para incorporar a exposição passiva
1. Combine prática ativa e passiva: Além dos métodos tradicionais de aprendizado, como cartões de memória ou aplicativos, inclua a exposição passiva ao seu dia a dia. Isso pode ser feito assistindo filmes, ouvindo músicas ou podcasts no idioma ou habilidade que deseja aprender.
2. Faça isso regularmente: A chave para a exposição passiva é a consistência. Incorpore essa prática em sua rotina diária para maximizar os benefícios.
3. Escolha conteúdos de qualidade: Certifique-se de que os materiais aos quais você está se expondo são de alta qualidade e relevantes para o que você deseja aprender.
A exposição passiva é uma técnica poderosa que pode complementar a prática ativa e acelerar o aprendizado de novas habilidades. Este método é relativamente sem esforço e pode ser facilmente integrado à sua rotina diária, proporcionando uma maneira eficiente de aprimorar suas capacidades sem exigir tempo adicional dedicado ao estudo.
Nunca pare de aprender
Que tal aprender como os maiores CEOs do mundo? Os maiores CEOs e executivos do mundo têm uma única característica em comum: são pessoas que nunca param de aprender. Tenha acesso aos conhecimentos e às metodologias de aprendizagem contínua utilizada pelos líderes mais bem sucedidos do mundo no Administradores Premium.









