No momento de fidelizar o cliente, um bom atendimento pode fazer uma grande diferença. Quem trabalha com comércio e vendas deve estar ciente de que a imagem da empresa é representada por seus funcionários. Levando em consideração que 'a primeira impressão é a que fica', uma palavra mal interpretada pode fazer com que um cliente jamais retorne a determinado estabelecimento ou deixe de contratar tal serviço. É importante que os gerentes e diretores invistam em um bom treinamento para seus funcionários e os deixem a vontade para trabalhar, afinal, um atendimento robotizado e estático também não é um cartão de visitas desejável. Quanto mais personalizado for o contato com o cliente, mais diferenciais são percebidos. Segundo os diretores da RM1 – empresa especializada em Treinamentos e Coaching -, Marcelo Cardoso e Ricardo Miranda, quanto mais se investe na qualificação do quadro de funcionários, maior o retorno especializado, pois os recursos investidos nesta área acontecem por um motivo em especial: a preocupação com a atualização e a manutenção do nível de competitividade, tendo em vista que a competição no comécio fica mais acirrada a cada dia. 'Se aquele funcionário receber um treinamento adequado desde sua contratação, ele certamente saberá como agir nas mais variadas situações', afirma Marcelo Cardoso. Mas o treinamento não pode ser uma coisa de momento, é preciso que seja contínuo, que se invista cada vez mais de acordo com cada etapa de trabalho de um funcionário. No final do ano o número de vendas costuma triplicar, devido às compras de natal e ano novo. Os estabelecimentos, então, passam a receber um maior fluxo de pessoas ao longo do dia. Muitos investem em contratações temporárias para essa época do ano, para atender um maior número de pessoas. O empresário que optar por essas contratações deve estar consciente da necessidade de um treinamento profissional eficaz e rápido. 'Treinamento especializado para potencializar resultados no fim do ano é mais do que válido, isso ajuda os funcionários a criarem mais autonomia na hora de atender, porém o ideal é manter os funcionários motivados e treinados durante todo o ano', afirma Cardoso.