Músico acreditava que a verdadeira conquista está em agir e aprender através da experiência direta Em um mundo onde a busca por conselhos é frequentemente vista como uma demonstração de inteligência e prudência, a história e a ciência oferecem perspectivas interessantes. Enquanto pesquisas recentes indicam que pedir conselhos pode realmente fazer com que você pareça mais competente, figuras históricas como Mozart nos ensinam que, às vezes, agir sem perguntar pode ser a chave para alcançar seus objetivos. A diferença entre parecer inteligente e ser eficaz Um estudo publicado na “Management Science” sugere que as pessoas percebem aqueles que pedem conselhos como mais competentes do que aqueles que não o fazem. Essa conclusão é tentadora para qualquer um que queira ser visto como capaz e inteligente. No entanto, parecer inteligente nem sempre se traduz em eficácia real. Mozart, um dos maiores compositores de todos os tempos, ilustra isso de maneira clara. De acordo com uma história apócrifa, quando um jovem aspirante a compositor pediu conselhos a Mozart sobre como escrever uma sinfonia, o gênio musical respondeu que o jovem era muito novo e que deveria começar por algo mais simples, como minuetes. O aspirante, surpreso, rebateu dizendo que Mozart havia composto sinfonias aos dez anos. A resposta de Mozart foi direta: “Sim, mas eu não saí por aí pedindo conselhos a outras pessoas sobre como fazê-lo”. Ação em vez de procrastinação Pedir conselhos pode, em muitos casos, ser uma forma de procrastinação disfarçada de preparação. É fácil confundir a coleta de conselhos com progresso, mas, na realidade, o verdadeiro aprendizado vem da ação. Como Jeff Haden, editor da Inc., aponta em artigo: se você quer realmente alcançar algo, deve começar a fazer, em vez de apenas perguntar como fazer. Esse enfoque na ação, em vez da mera consulta, é o que separa os que sonham dos que realizam. A lição aqui é clara: enquanto pedir conselhos pode ser útil e fazer com que você pareça mais competente, a verdadeira conquista está em agir e aprender através da experiência direta.