A pesquisa da Accenture “Brasil sem Amarras” mostra que empresas brasileiras têm o maior potencial de crescimento internacional – quando comparado com os outros países – e, assim, podem se tornar multinacionais, seguindo os passos de grandes nomes do mercado nacional. O relatório traçou um diagnóstico de modelos operacionais, revelando diferenças de desempenho e examinando práticas de ponta que distinguem as empresas brasileiras que têm atingido sucesso no exterior daquelas menos bem-sucedidas. Veja alguns dos principais resultados do estudo: · 74% das corporações possuem uma estratégia para entrada no mercado internacional. Contudo, a expansão global tem criado uma série de riscos e desafios. · Apenas 18% dos entrevistados acreditam ter as capacidades operacionais necessárias para executar suas estratégias de crescimento internacional. · As empresas brasileiras permanecem otimistas com as oportunidades de crescimento global, mesmo com as novas demandas do ambiente, e 79% dos entrevistados veem a expansão internacional como fonte essencial de crescimento para seus negócios nos próximos anos. · A estrutura organizacional é vista como o maior desafio para 89%, seguido pelos processos 86% e tecnologia da informação com 80%.