Quais são os cinco maiores eventos de jogos eletrônicos do mundo?

Créditos: Unsplash
Mercado, que movimenta bilhões de dólares ao ano, passou a incluir competições profissionais, nas quais jogadores e equipes competem diante de um público massivo
A indústria de jogos eletrônicos transformou-se drasticamente nas últimas décadas, evoluindo de uma atividade recreativa para uma profissão de alto desempenho e uma das principais indústrias globais. Esse mercado, que movimenta bilhões de dólares ao ano, passou a incluir competições profissionais, nas quais jogadores e equipes competem diante de um público massivo.
No Brasil, a relevância do setor tem se consolidado, principalmente após a regulamentação da indústria de games em 2022, que trouxe maior segurança e transparência para desenvolvedores, competidores e o mercado em geral. Desde então, tornaram-se oficialmente legais a fabricação, importação, comercialização e desenvolvimento de jogos eletrônicos no país.
Com o crescimento exponencial do setor, o universo dos e-sports vem ganhando cada vez mais a atenção do público e também do mercado de jogos de aposta online, que já oferece odds para diversos torneios ao longo do ano, acompanhando o interesse por competições de alto nível e intensificando o envolvimento dos fãs.
Dado todo esse contexto, são vários os eventos que acontecem ao redor do mundo, colocando os melhores atletas da atualidade em ação. Considerando os diferentes games que mais atraem praticantes, entusiastas e fãs, cinco grandes torneios de esportes eletrônicos são considerados os principais de uma indústria que só tende a crescer.
The International (Dota 2)
Organizado pela Valve, The International é o evento mais prestigiado do cenário de Dota 2. Desde sua criação em 2011, o torneio consagra os melhores times do mundo e leva milhares de fãs aos estádios e arenas, além de milhões de espectadores via streaming.
Das 13 edições realizadas até hoje, nove foram conquistadas por equipes da Europa, três da China uma dos Estados Unidos. Pelo Brasil, a Vivo Keyd Stars foi o primeiro time tupiniquim a se classificar para os playoffs do evento, caindo ainda na primeira rodada da fase eliminatória em 2023. Mesmo assim a participação foi histórica, já que apenas outros dois times nacionais (Pain Gaming e SG Esports) chegaram ao Mundial, ambos terminando na última posição.

League of Legends World Championship (LoL)
Também conhecido como Worlds, o League of Legends World Championship é a maior competição de LoL em todo o planeta, organizado anualmente pela Riot Games. O torneio tem uma audiência massiva e se destaca também pela estrutura da fase de grupos até as eliminatórias, o que garante jogos emocionantes e muita competitividade.
O Brasil participa do evento desde 2014, mas somente na atual temporada uma equipe do país conseguiu avançar à segunda fase, superando a etapa de entrada do Mundial com a paiN Gaming. A equipe brazuca, no entanto, acabou eliminada após três derrotas.
Major Championships (CS)
Organizado pela Valve, o Major Championships de Counter-Strike funciona como uma espécie de Mundial, promovendo os principais eventos do game. Até 2023, os torneios eram disputados com a versão Global Offensive, sendo substituído a partir de 2024 pelo mais novo Counter-Strike 2.
Cada edição do Major atrai milhões de espectadores, seja nas arenas ou nas plataformas de streaming, e é o ápice para qualquer equipe de CS. Entre 2013 e 2023, 14 equipes diferentes foram campeãs dessas competições, sendo que o Brasil faturou dois canecos em 2016, um com a Luminosity Gaming e outro com a SK Gaming.
FNCS Global Championship (Fortnite)
Organizado em conjunto Epic Games e BLAST, o FNCS Global Championship é hoje o principal evento de Fortnite do planeta. Ao todo, já foram realizadas três edições, em Raleigh-2022 (EUA), Copenhague-2023 (Dinamarca) e Fort Worth-2024 (EUA). Em todas essas temporadas, o Brasil levou representantes, tendo como melhor resultado o quinto lugar de ‘Phzin’ e ‘Kitoz’ na edição inaugural.
Overwatch League (OWL)
A Overwatch League, organizada pela Blizzard Entertainment, trouxe um formato inovador de liga para os e-sports, similar ao de esportes tradicionais, com times representando cidades. A OWL conta com uma grande audiência, principalmente nos Estados Unidos e na Ásia, onde a popularidade de Overwatch, game de FPS, é muito expressiva.
Nas seis edições realizadas entre 2018 e 2023, o título ficou quatro vezes com equipes norte-americanas (duas de São Francisco, uma de Dallas e outra da Flórida), uma vez com um time britânico (Londres) e outra com um grupo chinês (Xangai). O Brasil nunca participou.