Posições estratégicas dentro das empresas muitas vezes estão baseadas no mérito pessoal ou, no caso dos líderes, pelo resultado da equipe. Ou, pelo menos, deveriam estar. É isso que chamamos de meritocracia nas empresas. Com isso, garante-se maior engajamento por parte dos colaboradores, que se sentem importantes para o crescimento da empresa. Segundo a consultora de marketing e diretora da Zymberg Marketing Direto, Nelise Zymberg, é importante reconhecer os funcionários e aplicar benefícios a partir de suas ações. 'A conquista do cargo pelo mérito está pautada no merecimento com a predominância de valores associados à educação e à competência'. Com atenção cada vez maior nos funcionários, as empresas estão ganhando verdadeiros aliados para o seu crescimento e todos trabalham com um só objetivo para conquistar resultados. Mas, para tanto, é preciso que elas tenham claros esses valores e o pratiquem. No processo de treinamento e integração de novos colaboradores a missão e a visão devem ser repassadas e incorporadas, pois, somente assim, a empresa terá pessoas comprometidas e dispostas a conquistar seu espaço através do merecimento próprio. Pessoas treinadas e motivadas com as ferramentas adequadas e processos bem definidos trarão a satisfação e fidelidade do cliente e, conseqüentemente, resultado financeiro. 'Mais do que o reconhecimento financeiro, o reconhecimento público tem grande valor para os funcionários. Uma boa sugestão é a instalação de uma placa do funcionário do mês no ponto de venda, no site e no quadro de avisos', comenta Nelise. Nessa esfera, o endomarketing funciona como uma ferramenta eficiente para disseminar a meritocracia. A ética empresarial, tantas vezes debatida na mídia, está sendo deixada de lado por algumas empresas e precisa ser restabelecida. Nelise dá a dica: 'acredite na equipe, ofereça recursos para os líderes trabalharem, seja transparente e faça seu modelo de gestão por competências. Somente com indicadores condizente com a realidade de cada mercado é que se motiva o funcionário a buscar resultados para si, para a equipe e para a empresa. Assim, quem sai ganhando é o consumidor final'.