Meus cursosPublicar artigos
Seja premium
  • Últimas notícias
    • Carreira e Performance
    • Cotidiano
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Web stories
    • Carreira e Performance
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Todos os Artigos
  • Podcast
    • Liderança, com Daniel Goleman
    • Negociação e Influência
    • Avançado de Consultoria
    • Gestão de Projetos
    • Expert em Excel
    • Ver todos
    • Administradores Premium
    • Networking
    • Educação Corporativa
  • Comunidade
  • Anuncie
Logo Administradores
Logo Administradores
Seja premium
Meus cursosPublicar artigos
Últimas notícias
Editorias
Artigos
Podcast
Cursos
Para Empresas
ComunidadeAnuncie
  1. Home
  2. Notícias
  3. Liderança e Inteligência Emocional

Ser um líder servidor se resume a seis comportamentos, afirma pesquisa

Bernardo Góis
Bernardo Góis
07 out 2024 às 13:00
Última atualização: 07 out 2024
2 min leitura
07 out 2024 às 13:00
2 min leitura
Última atualização: 07 out 2024
Ser um líder servidor se resume a seis comportamentos, afirma pesquisa

Créditos: Adobe Stock

Esses comportamentos, quando incorporados à prática da liderança, promovem um ambiente organizacional próspero, onde a confiança e a inovação são pilares fundamentais

A filosofia da liderança servidora, que coloca as pessoas em primeiro lugar, tem sido amplamente adotada por empresas de renome como a Southwest Airlines e líderes de startups. De acordo com a pesquisa do especialista em liderança organizacional Dr. Jim Laub, seis comportamentos-chave são fundamentais para o sucesso de líderes que seguem essa abordagem. Esses comportamentos são focados na criação de ambientes de confiança, engajamento e produtividade.

O primeiro comportamento envolve a autenticidade. Líderes autênticos demonstram integridade, mantêm a confiança e estão abertos a feedbacks, proporcionando um ambiente em que seus colaboradores se sintam valorizados e ouvidos. Além disso, esses líderes mostram responsabilidade em suas ações, promovendo transparência.

O segundo comportamento é o compromisso com o crescimento pessoal e o dos outros. Líderes servos são aprendizes constantes e incentivam seus colaboradores a desenvolver suas habilidades. Eles identificam talentos dentro da equipe e proporcionam oportunidades de treinamento, coaching e orientação contínua, garantindo que todos alcancem seu máximo potencial.

O terceiro comportamento é a valorização das pessoas. Servant leaders acreditam na capacidade de sua equipe e dão liberdade para que seus membros tomem decisões e se apropriem de suas responsabilidades. Eles também priorizam a escuta ativa, criando uma cultura de comunicação aberta e honesta.

Construção de comunidade e compartilhamento de poder

A construção de uma comunidade forte é o quarto comportamento essencial. Isso significa que líderes servos fomentam um senso de pertencimento e colaboração entre os membros de suas equipes. Eles incentivam a inovação, eliminam o medo de errar e criam um ambiente onde todos se sentem livres para contribuir com suas ideias.

O quinto comportamento é fornecer direção e uma visão clara para o futuro. Líderes servos usam intuição e capacidade de previsão para guiar suas organizações, estabelecendo metas claras e alinhando seus colaboradores no caminho certo para o sucesso.

Por fim, o sexto comportamento envolve compartilhar poder e desenvolver outros líderes. Em vez de centralizar o controle, líderes servos capacitam suas equipes, permitindo que experimentem, liderem por si mesmas e desenvolvam novas habilidades. Isso cria uma cultura de liderança em todos os níveis da organização, resultando em equipes mais engajadas e produtivas.

Esses comportamentos, quando incorporados à prática da liderança, promovem um ambiente organizacional próspero, onde a confiança e a inovação são pilares fundamentais.

Se torne o líder que a sua equipe precisa com a ajuda do curso Leadership: a Master Class, do Administradores Premium. Não perca a oportunidade de aprender com Daniel Goleman e outros nove grandes experts das principais escolas de negócios do mundo. Clique aqui e confira!

Logo café com ADM
Logo café com ADM
Imagem de destaque do podcast
Imagem de destaque do podcast

#468

Sucessão nas empresas familiares: aprenda a conduzi-las, com Barbara Quercetti | Café com ADM 468

Sucessão nas empresas familiares: aprenda a conduzi-las, com Barbara Quercetti | Café com ADM 468

Ver todos os episódios
    Compartilhar

    Sobre o autor

    Bernardo Góis

    Bernardo Góis

    Administradores PREMIUM

    Seja Premium e tenha acesso ao nosso arsenal de cursos

    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    Assine o premium

    Mais notícias deLiderança e Inteligência Emocional

    Ver todos
    Liderança e Inteligência Emocional
    Até que ponto é certo usar o poder? Este livro responde sem hipocrisia

    Até que ponto é certo usar o poder? Este livro responde sem hipocrisia

    31 out 2025
    2 min leitura

    Por: Anthony Dias

    31 out 2025
    2 min leitura
    Liderança e Inteligência Emocional
    Como desacelerar sem perder produtividade e recuperar o equilíbrio mental no trabalho

    Como desacelerar sem perder produtividade e recuperar o equilíbrio mental no trabalho

    31 out 2025
    1 min leitura

    Por: Jefferson

    31 out 2025
    1 min leitura
    Liderança e Inteligência Emocional
    A felicidade é realmente uma vantagem competitiva? Este livro diz que sim

    A felicidade é realmente uma vantagem competitiva? Este livro diz que sim

    31 out 2025
    3 min leitura

    Por: Anthony Dias

    31 out 2025
    3 min leitura
    • Podcast
    • Colunistas
    • Livros
    • Frases
    • Artigos Acadêmicos
    • Anuncie
    • Sobre o Portal
    • A Profissão
    • Conselhos
    • Contato
    • FAQ
    • Política De Privacidade
    • Termos De Serviço
    • Newsletter

    Logo Administradores

    Portal Administradores Negócios Digitais Ltda - 08.913.843/0001-90 |

    © 2000 - 2025

    Logo do programa Café com ADM

    #468 Sucessão nas empresas familiares: aprenda a conduzi-las, com Barbara Quercetti | Café com ADM 468

    #468 Sucessão nas empresas familiares: aprenda a conduzi-las, com Barbara Quercetti | Café com ADM 468

    00.0000.00