Problema está em uma peça colada à carroceria com um tipo de adesivo que, segundo a NHTSA, pode se soltar, criando um “perigo na estrada” A Tesla anunciou nesta quinta-feira (7) um recall envolvendo mais de 46 mil unidades da picape elétrica Cybertruck, fabricadas entre novembro de 2023 e fevereiro de 2025. O motivo é uma falha no painel de acabamento externo em aço inoxidável, que pode se desprender durante a condução e representar risco de acidentes. É o oitavo recall do modelo, lançado há pouco mais de dois anos nos Estados Unidos. Diferentemente de outras campanhas da montadora, esta não poderá ser resolvida por atualização remota de software: os veículos precisarão ser levados a centros de serviço da Tesla para reparos. O problema está em uma peça colada à carroceria com um tipo de adesivo que, segundo a Administração Nacional de Segurança no Trânsito dos EUA (NHTSA), pode se soltar, criando um “perigo na estrada”. Especialistas ouvidos por veículos internacionais afirmam que o uso de colas em vez de soldas ou parafusos é comum na indústria automotiva para reduzir peso e aumentar a eficiência estrutural. Contudo, a utilização do aço inoxidável — característica única da Cybertruck — pode ter interferido no desempenho do adesivo, especialmente em baixas temperaturas. Além do problema com o acabamento, o modelo já teve outras cinco campanhas que exigiram atendimento presencial, incluindo falhas no limpador de para-brisa e no pedal do acelerador, este último com risco de aceleração involuntária. Antes mesmo de chegar às ruas, a Cybertruck enfrentou atrasos, mudanças de preço e críticas à sua produção, como mostram documentos vazados que apontavam dificuldades com suspensão, vedação, ruído e frenagem ainda em 2022. Apesar dos obstáculos, a picape esteve recentemente no centro das atenções durante um evento com o presidente Donald Trump, que elogiou os veículos da Tesla, mas optou por adquirir um Model S Plaid — que, diferentemente da Cybertruck, não é feito de aço inoxidável.