Temendo uma rejeição, grande parte das pessoas evita enfrentar as opiniões de superiores, colegas e até familiares. É, ninguém gosta de ser rejeitado, e, consequentemente, devido ao medo de receber um 'não', ninguém gosta de negociar. A grande prova disso é que, segundo estudo do LinkedIn nos EUA, quando se trata de negociação no local de trabalho, 42% dos profissionais se sentem desconfortáveis – um quarto deles revelou que nunca chegou a negociou no ambiente de trabalho. O que poucos sabem é que ser um bom negociador traz vantagens para diversas áreas da vida, não apenas para o lado profissional. 'Profissionais que não conseguem negociar prestam um desserviço grave – financeiro e pessoal. Um simples exemplo pode ser o de aumento de salário: aqueles que não o negociam podem deixar de ganhar muito dinheiro – mesmo que seja um pequeno montante por mês. Porém, com o passar dos anos, esse dinheiro poderá fazer falta nas economias da aposentadoria', explica Madalena Feliciano, Diretora do Instituto Profissional de Coaching. A falta de negociação pode instaurar um problema mesmo em casos que não envolvam assuntos financeiros. 'As capacidades de negociação e resolução de conflitos são características necessárias para aqueles que desejam se tornar líderes em alguma fase da vida', informa a consultora. Quando ciente da importância da negociação, existem algumas soluções práticas que podem ser seguidas para aqueles que desejam desenvolver esse lado da personalidade: Ser flexível – dessa forma é mais fácil de obter acordos que sejam satisfatórios para todas as partes envolvidas; Entender que 'não' pode significar 'ainda não' – aquele momento pode não ter sido melhor, então o ideal é pedir uma segunda vez, em circunstâncias diferentes. 'Se você nunca ouviu um ‘não’, provavelmente, você não pediu o suficiente”, comenta Madalena Feliciano; Fazer o dever de casa – elabore um plano para a sua proposta, destacando as partes importantes. Também é importante, durante a negociação, manter uma conversa, sem que ela acabe de forma abrupta. Outras dicas importantes são estudar e entender as circunstâncias que envolvem uma negociação; perguntar e escutar com atenção; aprender a lidar com as emoções; manter um clima positivo e produtivo; utilizar as suas características e diferenças ao seu favor; ser criativo e ter uma pauta de trabalho já definida – ou, pelo menos, com as principais informações detalhadas. 'Ter suas expectativas e objetivos definidos é um grande passo. Pessoas que sofrem de baixas expectativas miram baixo e obtém pouco. O ideal é ter uma proposta ambiciosa, possível de ser realizada, e que seja capaz de motivar o profissional, e não simplesmente satisfazê-lo”, elenca a diretora.