Transição tecnológica: como converter áudio em texto de forma precisa e rápida

Créditos: KAL VISUALS/Unsplash
Também chamada de “transcrição”, a conversão de áudio em texto é uma tarefa muito comum nos processos de edição de vídeo atuais, em parte como ferramenta de acessibilidade nos espaços digitais.
A edição de vídeos é uma tarefa tão antiga quanto os próprios materiais audiovisuais, e uma que, naturalmente, evoluiu com o passar das décadas. Nos primórdios dos vídeos, a edição era feita de forma manual, a partir de alterações no filme e cortes, de acordo com os interesses de uma produção.
Com a popularização dos computadores, especialmente os pessoais, também se aumentou a criação de arte independente, sem as amarras do audiovisual profissional. Embora no começo existisse uma diferença significativa entre os dois espaços, as evoluções tecnológicas atuais eliminaram essas barreiras.
Alguns desses avanços, incluindo aquele sobre o qual vamos falar hoje, se tornaram possíveis em grande parte por consequência das tecnologias de inteligência artificial. Tarefas que antes pediam um trabalho analógico para o paciente, passaram a ser realizadas automaticamente (e sem falhas) por máquinas.
No texto vamos abordar a conversão de áudio em texto, explorar uma recomendação (Wondershare Filmora), como você pode executá-la sem conhecimentos prévios, quais são as principais utilizações e as vantagens associadas. Ao fim, você irá agregar uma ferramenta importante ao arsenal de edição.
Do que se trata a conversão de áudio em texto?
Ao editar vídeos pela primeira vez, usuários se deparam com algumas tarefas que podem não conhecer. Uma delas é a conversão de áudio em texto, a qual mesmo aqueles que nunca realizaram provavelmente já viram em vídeos publicados nas redes sociais, em especial no TikTok e no Instagram.
Basicamente, trata-se da geração automática de legendas. A partir do que é dito em um vídeo, são criados textos automáticos, os quais aparecem na parte inferior do vídeo em questão. O mais comum é que essas legendas sejam geradas por inteligências artificiais, mas possam ser alteradas em seguida.
Algumas redes oferecem a função como parte de seus mini editores, mas o mais indicado é utilizar um software de edição dedicado, dentre os quais nós destacamos o Wondershare Filmora. A tarefa é útil para uma série de atividades, sempre com objetivo de proporcionar uma maior acessibilidade online.
Além da conversão de áudio em texto, vale mencionar também a existência da conversão de texto em áudio, a qual acontece quando um material escrito é transformado em narração. Os dois recursos podem ser usados em conjunto, mas servem a propósitos bem distintos durante uma edição de vídeo.
O que é o Wondershare Filmora?
Até aqui nós já mencionamos o Wondershare Filmora uma vez, mas chegou a hora de falar mais diretamente sobre o programa. Basicamente, trata-se de um software; ou seja, um serviço que precisa ser instalado em um computador. Apesar de trazer as ferramentas pagas, é possível testá-lo de graça.
O Wondershare Filmora realiza diretamente a tarefa de conversão de áudio em texto, mas ele também pode ser usado para editar materiais dessa natureza que foram criados fora. O software conta com as principais funcionalidades para a edição de vídeo, desde as mais simples até aquelas mais complexas.
Dentre as ferramentas do Wondershare Filmora, podemos destacar os recortes e mesclas, o uso de filtros, efeitos e adesivos, a conversão de formatos, o redimensionamento, a exportação de acordo com diferentes qualidades e muitos outros recursos, todos voltados à edição de mídias audiovisuais.
Depois da conversão de áudio em texto, o material final resultante pode ser editado no Wondershare Filmora, para os mais diferentes propósitos. Por conta disso, vale muito a pena conhecer o programa e saber como ele agrega nas tarefas de edição de vídeo, seja a transcrição ou tarefas distintas no PC.
Como fazer a conversão de áudio em texto no Wondershare Filmora?
A conversão de áudio em texto é extremamente simples quando os usuários conhecem um bom software que cumpre essa tarefa. Para isso, tudo o que você precisa é do vídeo que deseja editar em mãos e de um PC onde possa instalar o software. Com esses 2 pré-requisitos, nós podemos começar!
1 – Realize o download e a instalação
Tudo começa por aqui! O download e a instalação do Wondershare Filmora são muito simples, pedindo apenas que os usuários acessem o site oficial e baixem o arquivo “.exe”. Na maioria dos navegadores, o documento ficará salvo na pasta “downloads”, mas isso varia de acordo com o seu PC.
A instalação é feita seguindo os passos indicados na janela e pode levar alguns minutos, dependendo da velocidade do seu computador. É imprescindível que não interrompa o processo, do contrário terá de reiniciá-lo. Ao fim, um ícone terá sido criado na área de trabalho, mas o programa abre automaticamente.
2 – Inicie um novo projeto
Na janela inicial do Wondershare Filmora, você verá uma série de opções, mas a que procuramos está sob o nome de “novo projeto”. Clique no botão azul e então uma nova janela abrirá. Aqui você verá a linha do tempo, onde as edições são realizadas, incluindo a tarefa de transcrição de áudios em textos.
Clique no botão “importar” para adicionar um novo vídeo ao programa. De maneira alternativa, há a possibilidade de arrastar o arquivo diretamente para o software. Em todos os casos, lembre-se de que o clipe acrescentado aqui será aquele que será transcrito, então certifique-se de ter o material certo.

3 – Encontre e utilize a ferramenta de transcrição
Clique no “+” que aparece ao lado do vídeo importado, o que o adicionou à linha do tempo. Em seguida, você deverá encontrar o ícone que tem o nome de “fala para texto”. Ao clicar nele, uma nova janela será aberta, para que escolha o idioma do conteúdo a ser transcrito e o formato do documento.
Selecione “ok” e aguarde enquanto o programa realiza a transcrição do áudio em texto a partir do escaneamento do material audiovisual. Assim que isso for concluído, você perceberá que um novo arquivo foi adicionado ao espaço de mídias importadas, um com o ícone “CC” para “closed captions”.
4 – Adicione a legenda transcrita ao vídeo
Uma das etapas finais para transcrever áudio em texto consiste em acrescentar a legenda ao vídeo, o que pode ser feito clicando no novo arquivo. Ao apertar “play” na pré-visualização, você perceberá que o vídeo agora possui uma legenda na parte inferior, a qual é a transcrição exata do áudio presente.
Após isso, você tem a opção de exportar a edição (o que resulta em um novo vídeo, dessa vez com uma legenda) ou apenas salvar o projeto. No segundo caso, você poderá fazer edições subsequentes, com a legenda em questão ainda salva. Independentemente da sua escolha, a transcrição permanece.

5 – Explore outras ferramentas do Wondershare Filmora
Depois de cumprir o propósito principal que o fez encontrar o Wondershare Filmora, há a possibilidade de fazer mais edições utilizando os recursos mencionados em um dos tópicos iniciais. Naturalmente, as tarefas pedem uma assinatura, mas é possível realizá-la a partir do programa durante a exportação.
Você também pode fazer novas transcrições de novos materiais, dentro de um projeto pré-existente ou em um projeto extra, como preferir. Um mesmo vídeo pode contar com transcrições de idiomas distintos, desde que os clipes estejam separados e você siga os passos anteriores de forma individual.
E é só isso! Percebeu como a tarefa é extremamente simples? Em poucos minutos, o Wondershare Filmora conclui a transcrição e você tem um novo material, agora legendado, para postar nas redes sociais. Se encontrar problemas em qualquer das etapas, vale utilizar o assistente de IA do software.
Quais as utilizações da conversão de áudio em texto?
O ato de transcrever áudio em texto com o auxílio do Wondershare Filmora pode ser usado para múltiplos propósitos, tanto profissionais quanto pessoais. A palavra de ordem é “acessibilidade” em todos os casos, já que aumenta as chances de que um material alcance um determinado público-alvo.
Nos espaços profissionais, isso pode ser usado para adequar os materiais a espaços que exigem uma maior acessibilidade, destacar a importância de conteúdos escritos tanto quanto via áudio, elaborar textos a partir de campanhas audiovisuais, traduzir vídeos feitos em idioma estrangeiro e muito mais.
No âmbito pessoal, há a possibilidade de expandir o alcance de conteúdos publicados nas redes sociais (ideal para quem tem ambições de ser influenciador), consumo próprio para pessoas com deficiências auditivas, elaboração de vídeos-currículos em processos seletivos e muito mais, dependendo do perfil.
É interessante aproveitar o momento para dizer que o Wondershare Filmora é capaz de realizar esse tipo de transcrição em idiomas além do português, de modo que todo o conteúdo desenvolvido pode estar em inglês, espanhol ou demais línguas, o que expande ainda mais a sua aplicação no cotidiano.
Aprender a converter áudio em texto com o Wondershare Filmora é interessante mesmo para quem não tem ambições de se tornar um editor de vídeos profissional. A importância do acesso digital vai muito além daqueles conteúdos produzidos com apelo comercial, o que é uma pauta muito relevante.
Em todos os casos, os aprendizados conseguidos aqui podem ser usados em conjunto com outros recursos de edição de vídeo, independentemente de qual seja o seu objetivo final. Quanto mais se aprende sobre a produção de materiais audiovisuais, mais nos aproximamos de uma série de metas.