Consultoria financeira para pequenas empresas é um bom negócio?

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Pensa em seguir a carreira de consultor financeiro e não sabe como começar? Veja estas dicas
Você pode pensar que não é possível uma pequena empresa receber consultoria financeira, seja porque ela não pode pagar pelo serviço, ou porque ela não tem dados necessários para uma análise consistente.
No entanto, pode mudar seu pensamento: é possível, sim. E praticamente todas pequenas empresas precisam urgentemente de uma consultoria financeira. Neste artigo, veja como é possível fazer uma consultoria financeira em uma pequena empresa.
Mercado para consultoria é amplo
A quantidade de pequenas empresas está crescendo, e tende a crescer ainda mais. É um mercado gigante de oportunidades para consultores.
Diante das crises econômicas, muitas empresas fecham, seja pela falta de gestão profissional, de capital de giro ou pelas condições de mercado. E cada pequena empresa que fecha as portas resulta em sonhos desfeitos, dívidas contraídas, empregos perdidos.
Mas muitas empresas surgem porque os profissionais por trás delas perdem o emprego e, por necessidade, acabam abrindo um negócio próprio. Ou porque oportunidades aparecem para criação de novos negócios com necessidades provenientes de crises econômicas. Com o crescimento econômico do país, muitas empresas abrem de acordo com as oportunidades de expansão do mercado.
Ou seja, com crise ou sem crise econômica, sempre haverá novas empresas abrindo as portas. E é aí que entra a importância de uma consultoria financeira para garantir a sobrevivência da pequena empresa, e para que seja possível contribuir com o crescimento delas, fazendo a gestão profissional e oferecendo orientações financeiras para aumento da lucratividade.
Então, de que forma é possível fazer consultoria financeira numa pequena empresa? Ela tem condições de pagar por este serviço? Ela tem dados suficientes para uma análise financeira? E como é possível que o empresário consiga contratar e colocar em prática as orientações do consultor?
Como fazer uma consultoria financeira em uma pequena empresa
1. Faça um preço acessível e facilite o pagamento
A consultoria sempre foi percebida como um serviço caro e possível somente para médias e grandes empresas. Ter um consultor especialista muito capacitado para dar soluções aos problemas teria um alto custo. Mas essa não é a realidade atual.
O mercado de consultoria cresce a cada ano com a dinâmica do mercado, aumento da concorrência e mudança do perfil desse tipo de serviço. Assim, é possível que uma pequena empresa pague por este serviço.
A oferta de consultores especialistas aumentou, e os empresários têm mais consciência em reconhecer que precisam de ajuda profissional aliada à tecnologia, que permite ao consultor aprimorar e ampliar o atendimento a mais clientes, otimizando o seu custo e reduzindo o preço da consultoria.
Facilitar o pagamento parcelado ou fracionar o serviço e vender em partes, para diminuir o valor da consultoria, são estratégias de venda possíveis para dar acesso ao serviço de consultoria.
2. Tenha um método prático
Para fazer a consultoria é preciso ter dados para estruturar uma análise e dar orientações e metas para o empresário melhorar a gestão e a lucratividade do seu negócio.
O consultor, para atender uma pequena empresa, precisa de um método prático, otimizado. Ele deve dar respostas rápidas aos dilemas do empresário, e resolver, de fato, dores: saber se a empresa dá lucro, como formar o preço para ter mais lucratividade, como compor o capital de giro e como gerenciar gastos e fazer investimentos.
Com métodos e ferramentas adequadas, é possível coletar dados e fazer uma análise financeira.
3. Tenha empatia com os clientes
Para ter acesso ao empresário da pequena empresa e mostrar que o valor e benefícios da consultoria financeira é maior do que o preço cobrado, é necessário que o consultor seja um bom vendedor e negociador. Ele deve demonstrar ao empresário a urgência da consultoria e quais os benefícios ela trará.
O consultor precisa ter empatia, isto é, ter uma visão humana da pessoa, do empresário que apostou tudo no seu negócio, que tem o sonho de crescer e está com dificuldades de gerenciar sua empresa.
4. Apresente propostas práticas
O consultor deve realmente sentir vontade de contribuir com esse empresário e ajudá-lo a salvar a sua empresa.
É preciso se conectar, demonstrando interesse e capacidade de fazer o serviço para conquistar o empresário. E trazer soluções práticas e possíveis para a pequena empresa.
Não adianta todo o conhecimento teórico, contar com a contabilidade e propor investimentos não acessíveis.
É preciso minerar os dados e organizar a gestão, e ter um método de análise financeira que o empresário consiga entender e saber como agir para ter mais lucro.
5. Tenha métodos e ferramentas
O consultor autônomo é um empreendedor de consultoria. Ele prospecta, atende, vende e realiza o serviço.
Se o consultor não possuir um método, ferramentas, agenda e organização, ele não consegue atender seu cliente na rapidez necessária. E isso a leva a uma consultoria de processo longo, cansativo, sem resultados, além de não dar espaço para ampliar a carteira de clientes, uma vez que o ticket é mais baixo é preciso escalar o número de clientes.
Conclusão
Vimos que existe um mercado gigante de pequenas empresas no Brasil. Com crise ou sem crise econômica, novas empresas sempre estão surgindo.
O empresário da pequena empresa não tem gestão financeira profissional, e nem conhecimento de finanças suficiente para alavancar seu negócio. Logo, ele precisa de um consultor para ajudar a organizar as finanças e analisar os números para indicar as melhorias na lucratividade.
Para o consultor conseguir atender uma pequena empresa, ele precisa de uma abordagem humana para entender a realidade do empresário, valorizar aquilo que ele já conquistou e criar uma conexão de confiança com o empresário.
O consultor também deve ter uma metodologia de consultoria financeira com foco na pequena empresa. Uma consultoria é processo e método.
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Fernando Aarão Melo é consultor e mentor financeiro. Com experiência como empresário, professor universitário, consultor e mentor financeiro desenvolveu uma metodologia prática e já validada em 12 anos de atendimento a milhares de empreendedores. Na Mente Financeira, o propósito de formar profissionais é alinhado com conteúdo denso, baseado em atividades práticas e com mentoria individual para apoiar cada aluno na sua rota de desenvolvimento da sua carreira de consultor.









