Meus cursosPublicar artigos
Seja premium
  • Últimas notícias
    • Carreira e Performance
    • Cotidiano
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Web stories
    • Carreira e Performance
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Todos os Artigos
  • Podcast
    • Liderança, com Daniel Goleman
    • Negociação e Influência
    • Avançado de Consultoria
    • Gestão de Projetos
    • Expert em Excel
    • Ver todos
    • Administradores Premium
    • Networking
    • Educação Corporativa
  • Comunidade
  • Anuncie
Logo Administradores
Logo Administradores
Seja premium
Meus cursosPublicar artigos
Últimas notícias
Editorias
Artigos
Podcast
Cursos
Para Empresas
ComunidadeAnuncie
  1. Home
  2. Artigos
  3. Negócios e Gestão

Sete Mandamentos da TAM

Gustavo Rocha
Gustavo Rocha
12 set 2011 às 9:59
Última atualização: 06 mai 2025
4 min leitura
12 set 2011 às 9:59
4 min leitura
Última atualização: 06 mai 2025
Sete Mandamentos da TAM

Wikimedia

O comandante Rolim foi um revolucionário em seu tempo. A TAM cresceu muito com ideias simples e visionárias. Em 1997 ele criou os sete mandamentos da TAM. Ao lê-los entendo que são perfeitamente aplicáveis a qualquer empresa/escritório/negócio.

Vejamos:

1- Nada substitui o lucro
2- Em busca do ótimo não se faz o bom
3- Mais importante que o cliente é a segurança
4- A maneira mais fácil de ganhar dinheiro é parar de perder
5- Pense muito antes de agir
6- A humildade é fundamental
7- Quem não tem inteligência para criar tem que ter coragem para copiar

Vamos pensá-los um a um:

1 – Nada substitui o lucro

Não se trata de pensar apenas no dinheiro, afinal, dinheiro é consequencia e não causa de qualquer trabalho, mas sim de pensar que devemos sempre ter relações ganha-ganha.

Como assim?

Você vai fazer uma parceria. O que pensa? Em quanto lucrativo ela pode ser! Ter parcerias apenas por ter, não faz sentido. Todavia, o lucro nem sempre necessita ser monetário. Muitas parcerias tem sentido também em crescimento de territorialidade, abertura de outros mercados, etc. O fato de não ter retorno financeiro imediato não significa que não dará lucro, contudo, ter o lucro como visão torna o negócio sempre atrativo.

2 – Em busca do ótimo não se faz o bom

A persecução deve ser sempre sobre o maior, sobre o melhor. Um exemplo com a TAM foi o tapete mágico vermelho. Quem não quer entrar e se sentir rei/rainha com um tapete vermelho? Se sente melhor, não?

E no seu negócio, como funciona? Como o cliente é tratado? Como se busca a excelência do trabalho? Aceitando o bom como razoável? É importante pensar nisto!

3 – Mais importante que o cliente é a segurança

Uma verdade importante no ar. Segurança é fundamental. E na sua empresa, o que é essencial? O resultado de um processo? Então, como deixar um cliente mandar no processo? Temos que buscar o resultado que o cliente deseja, mas com a estratégia de profissional. Quem estudou e trabalha anos a fio dentro do direito para dizer qual é o melhor caminho a ser seguido?

4 – A maneira mais fácil de ganhar dinheiro é parar de perder

Você analisa seus custos? Divide suas despesas por centros de custo? Nem sabe o que é isto? Cuidado! São nas despesas que as empresas se afundam. Não importa a margem de lucro, pois despesas simples podem acabar com elas!

Separe sempre uma reserva financeira do que você ganha, analise seus custos e corte naquilo que for superfulo. Tenha em mente que economizar não significa não investir ou não fazer. Significa economizar mesmo.

5 – Pense muito antes de agir

Atitudes impensadas levam a perda de negócios, perda de clientes.

Aja, mas pense antes. Aja, mas planeje antes. Aja, mas analise as consequencias antes.

Tenha atitude, mas que esta seja coerente.

6 – A humildade é fundamental

Ser arrogante não fará você superior. Estamos cada vez mais conectados a todos neste mundo. O estagiário de hoje pode ser o diretor da empresa que você trabalha amanhã. Ser humilde é um exercicio de paciência, treino e vida. Exercite-se!

7 – Quem não tem inteligência para criar tem que ter coragem para copiar

Nem todos sabem como ter ideias brilhantes e simples (sim, as mais simples são as mais difíceis e normalmente as melhores), mas podemos sempre analisar o que o outro fez de bom e fazer o mesmo.

Quer dizer, uma outra empresa fez uma festa de aniversário e deu descontos bons, e nós nunca fizemos isto… Sempre há uma primeira vez. Pegue ideias boas e coloque-as em prática!

Enfim, aproveite o sétimo mandamento e coloque em prática hoje mesmo estes mandamentos na sua empresa. Você pode não ter tido esta ideia antes do comandante Rolim, mas aprenda com ele que copiar o que é bom é saudável!

*Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | [email protected]

Logo café com ADM
Logo café com ADM
Imagem de destaque do podcast
Imagem de destaque do podcast

#464

Da crise ao faturamento: como essa empresa de mineração se transformou, com Christian Hluchan

Da crise ao faturamento: como essa empresa de mineração se transformou, com Christian Hluchan

Ver todos os episódios
    Compartilhar

    Sobre o autor

    Gustavo Rocha

    Gustavo Rocha

    Advogado Pós-Graduado

    Gerente jurídico por 4 anos

    Participa como membro de diversas comissões da OAB desde 2002, em especial tecnologia, acesso a justiça e ética.

    Implanta gestão e softwares jurídicos desde 1997

    Sócio da Consultoria GustavoRochacom, inscrita no CRA/RS 003799/O

    Presta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico, inteligência artificial, robôs, jurimetria e inovação.

    Mais de 12 anos de consultoria direcionada em escritórios e departamentos jurídicos no Brasil e Portugal

    Mais de 2000 artigos publicados no portal www.gustavorocha.com

    Canal no Youtube (gustavorochacom) com aulas, palestras e dicas práticas

    Palestrante e professor convidado de universidades e cursos de Pós-Graduação pelo país nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico, inovação, inteligência artificial, jurimetria entre outros temas.

    Colunista em diversos portais jurídicos, entre eles o Espaço Vital na coluna ON/OFF.

    Contato direto: [email protected]

    Advogado Pós-Graduado

    Gerente jurídico por 4 anos

    Participa como membro de diversas comissões da OAB desde 2002, em especial tecnologia, acesso a justiça e ética.

    Implanta gestão e softwares jurídicos desde 1997

    Sócio da Consultoria GustavoRochacom, inscrita no CRA/RS 003799/O

    Presta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico, inteligência artificial, robôs, jurimetria e inovação.

    Mais de 12 anos de consultoria direcionada em escritórios e departamentos jurídicos no Brasil e Portugal

    Mais de 2000 artigos publicados no portal www.gustavorocha.com

    Canal no Youtube (gustavorochacom) com aulas, palestras e dicas práticas

    Palestrante e professor convidado de universidades e cursos de Pós-Graduação pelo país nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico, inovação, inteligência artificial, jurimetria entre outros temas.

    Colunista em diversos portais jurídicos, entre eles o Espaço Vital na coluna ON/OFF.

    Contato direto: [email protected]

    Administradores PREMIUM

    Seja Premium e tenha acesso ao nosso arsenal de cursos

    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    Assine o premium

    Mais artigos deNegócios e Gestão

    Ver todos
    Negócios e Gestão
    Como alinhar marketing, vendas e atendimento em empresas que querem crescer

    Como alinhar marketing, vendas e atendimento em empresas que querem crescer

    02 out 2025
    4 min leitura

    Por: Gabriela

    02 out 2025
    4 min leitura
    Negócios e Gestão
    Antes do logotipo, vem a proteção

    Antes do logotipo, vem a proteção

    02 out 2025
    3 min leitura

    Por: Lívia F. Silva

    02 out 2025
    3 min leitura
    Negócios e Gestão
    O gasto mais perigoso que todo CEO subestima - a pessoa errada

    O gasto mais perigoso que todo CEO subestima - a pessoa errada

    30 set 2025
    5 min leitura

    Por: Bruno Perin

    30 set 2025
    5 min leitura
    • Podcast
    • Colunistas
    • Livros
    • Frases
    • Artigos Acadêmicos
    • Anuncie
    • Sobre o Portal
    • A Profissão
    • Conselhos
    • Contato
    • FAQ
    • Política De Privacidade
    • Termos De Serviço
    • Newsletter

    Logo Administradores

    Portal Administradores Negócios Digitais Ltda - 08.913.843/0001-90 |

    © 2000 - 2025

    Logo do programa Café com ADM

    #464 Da crise ao faturamento: como essa empresa de mineração se transformou, com Christian Hluchan

    #464 Da crise ao faturamento: como essa empresa de mineração se transformou, com Christian Hluchan

    00.0000.00