Toda empresa, seja ela micro, média ou grande, precisa de planejamento para decolar. Ao colocar seu plano no papel, é possível visualizar se o investimento é realmente viável, quais recursos serão necessários e se você tem o tempo necessário para fazer tudo funcionar. 'Para que o negócio dê certo, o principal é planejar estrategicamente e partir disso', conta Carolina Farina, especialista em liderança empreendedora feminina. Até mesmo depois do negócio já ter estreado, ainda dá tempo de fazer o planejamento para não perder a linha. Mas o que é preciso colocar nesse planejamento e como usá-lo posteriormente? A especialista dá dicas sobre o que você precisa saber com 12 questões-chave: Qual exatamente é o serviço/produto que você está oferecendo? Qual seu público-alvo, para quem você vai trabalhar? Qual é o problema ou desejo dos seus clientes, que seu produto/serviço irá resolver? Onde e como será vendido? Como alcançará os clientes? Como entregará o produto e qual o custo? Que recursos são necessários para produzir o produto? Onde você irá trabalhar: escritório, home office, em parceria com outro local? Precisa de uma equipe? Quantas pessoas? Quais equipamentos serão necessários? Como irá lucrar? Como irá cobrar dos clientes e receber? Todos esses itens são indispensáveis no planejamento, e lhe darão uma visão ampla do negócio, mesmo que acabe descobrindo não ser possível colocá-lo em prática no momento, assim evita sair no prejuízo. 'O planejamento só traz benefícios ao empreendedor, quanto mais conhecimento você tiver, melhor se sairá no mundo dos negócios', finaliza Carolina.