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Aprendizado contínuo é crucial para o sucesso como CEO; veja 4 dicas de como praticá-lo

Anna Dulce
Anna Dulce
30 jan 2024 às 16:10
Última atualização: 31 jan 2024
3 min leitura
30 jan 2024 às 16:10
3 min leitura
Última atualização: 31 jan 2024
Aprendizado contínuo é crucial para o sucesso como CEO; veja 4 dicas de como praticá-lo

Créditos: Adobe Stock

Vontade de continuar aprendendo é essencial para qualquer empreendedor bem-sucedido

Para manter o sucesso como CEO, é preciso estar altamente motivado, curioso e, acima de tudo, possuir vontade de continuar aprendendo, afirma o CEO e fundador Verbit, Tom Livne. 

Em artigo escrito para a Entrepreneur, o executivo listou quatro dicas para praticar o aprendizado contínuo. 

1. Obtenha os tipos certos de informações

De acordo com Livne, reservar tempo para ler e ouvir podcasts ou audiolivros é essencial. “[Eu] faço isso durante meu treino matinal e em longas viagens e deslocamentos. Não há como limpar sua caixa de entrada como um CEO ocupado, então crie um tempo de inatividade forçado e dedique uma parte dele para aprender e ouvir fontes que você admira e confia”, orienta.

Embora seja fundamental encontrar recursos relevantes relacionados aos negócios, o aprendizado também pode e deve vir de diversas fontes, alerta o executivo. “Explorar fontes de inspiração religiosa e cultural fora das fontes genéricas de negócios, não importa quais sejam, permitirá que você expanda seu conhecimento muito mais do que faria apenas lendo ou ouvindo coisas diretamente relacionadas ao seu setor”, garante.

2. Leve aprender com sua rede de contatos a sério

Construir uma rede de colegas empreendedores fornece outro recurso valioso de conhecimento, diz Livne. “Não seja míope pensando que você sempre sabe o que é melhor. Abra sua mente para novas ideias e perspectivas de outras pessoas em quem você confia. Isso o ajudará a identificar possibilidades que, de outra forma, você poderia ignorar”, aconselha. 

“Quando uma nova tecnologia ou evento importante impactar seus negócios, você desejará que as pessoas conversem sobre os benefícios e riscos potenciais que isso pode criar. Se cerque de pessoas motivadas e positivas para aumentar sua motivação”, acrescenta.

3. Valorize as lições aprendidas com os fracassos dos outros

“Até Jeff Bezos e Elon Musk fundaram empresas que faliram antes do sucesso. Embora seja útil ouvir o que os líderes empresariais fazem de certo, há lições igualmente valiosas nos fracassos”, comenta o executivo.

De acordo com ele, ser capaz de se beneficiar das duras lições de outros líderes empresariais é uma maneira muito menos dispendiosa de aprender e prever possíveis problemas que podem ser evitados.

4. Mantenha-se ágil para implementar melhor o conhecimento de mercado que você descobrir

Depois de adquirir o conhecimento prontamente disponível para os que procuram nos lugares certos, é preciso encontrar maneiras de realmente colocá-lo em prática, pontua Livne. 

“Se surgirem novos dados, desenvolvimentos e tecnologias que pareçam representar uma ameaça ou complicar a sua estratégia atual, não congele nem coloque a cabeça na areia. Encontre uma maneira de se adaptar, seja acessando sua rede de contatos, procurando podcasts que cubram o assunto ou buscando conselhos do conselho ou dos membros da equipe”, recomenda.

Para o executivo, as jornadas dos CEOs são repletas de emoções incríveis, contratempos comuns e desafios em constante mudança. Os líderes mais excepcionais, segundo ele, são aqueles que nunca param de fazer perguntas, obtendo insights de diversas fontes e aceitando a mudança, mesmo que ela pareça intimidante ou incerta. 

Nunca pare de aprender

De fato, diante de um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, gestores empresariais e líderes executivos realmente qualificados nunca param de aprender. Conheça o Administradores Premium, primeiro streaming de educação para negócios do país, e enriqueça o seu currículo tendo acesso a mais de 700 aulas, 35 cursos e 50 workshops, com professores nacional e internacionalmente renomados, em áreas como Gestão de Projetos, Liderança, Marketing, Vendas, Consultoria e Finanças.

(com Entrepreneur)

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Como formar líderes na sua empresa, com Luis Vabo

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    Anna Dulce

    Anna Dulce

    Anna Dulce é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco e já trabalhou em veículos como a Rádio Universitária Paulo Freire e o Diário de Pernambuco.

    Anna Dulce é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco e já trabalhou em veículos como a Rádio Universitária Paulo Freire e o Diário de Pernambuco.

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