Uma pesquisa do Zoom, plataforma de comércio eletrônico, revela que a Black Friday, está cada dia mais consolidada no Brasil. Dos 4.398 entrevistados, 95% pretendem comprar e 60% afirmam que gastarão mais de R$ 1.000 este ano. Além disso, 90% não tiveram problemas com as compras feitas em 2018, o que mostra o avanço da eficiência nas operações das lojas em relação às edições anteriores do evento. Embora as expectativas sejam positivas e haja expressiva melhoria da percepção da data no Brasil, o cenário de instabilidade econômica está deixando os brasileiros cada vez mais conscientes da necessidade de pesquisar informações para decidirem o que comprarão no evento: 98% afirmam que buscam informações e monitoram preços dos produtos que desejam comprar na Black Friday. Os mais desejados para a data são: eletrodomésticos (56%), eletrônicos (50%) e celulares (48,5%). Porém, independente do produto almejado, a maioria (74%) afirma que o principal fator para tomarem a decisão de compra é o preço. Outro destaque da pesquisa do Zoom é que 66% estão pensando em antecipar suas compras de Natal e 59% pouparam dinheiro ao longo do ano, otimistas de que encontrarão boas oportunidades de compras no evento. Isso porque, mais cautelosos, os consumidores preferem poupar o 13º salário ou usar o benefício para outras finalidades. 'Os resultados da pesquisa revelam que os consumidores estão cada vez mais comprando consciente e, diante do amadurecimento da data, a edição de 2019 tem tudo para ser uma ótima oportunidade para economizar e para o varejo liquidar estoques', comenta Thiago Flores, CEO do Zoom. 'A fórmula para ter um evento de sucesso é oferecer descontos expressivos, investir em logística e infraestrutura, além de estar preparado para atender o cliente da melhor forma possível, proporcionando uma boa experiência de compra. São esses fatores que foram determinantes para o evento ter entrado de vez no calendário de compras do brasileiro', finaliza. Confira abaixo os resultados detalhados da pesquisa sobre a Black Friday 2019 realizada pela Zoom: Você comprou na Black Friday 2018? Não 53% Sim 47% Você comprou algum produto dessas categorias na Black Friday 2018? Eletrodomésticos 45% Eletrônicos 37% Celulares 36% Informática 23% Moda e Acessórios 22% Saúde/ Cosméticos e Perfumaria 14,5% Casa e decoração 12% Livros 10% Alimentos e bebidas 9% Esporte e Lazer 7% Outros 7% Você teve algum problema com as compras feitas na Black Friday 2018? Sim 10% Não 90% Você pretende comprar na Black Friday 2019? Sim 95% Não 5% Quais são as categorias de produtos que você gostaria de comprar durante o evento? Eletrodomésticos 56% Eletrônicos 50% Celulares 48,5% Informática 32% Moda e acessórios 20% Saúde, cosméticos e perfumaria 15% Casa e decoração 23% Outros 12% Livros 11% Esporte e lazer 11% Alimentos e bebidas 8% Quanto você pretende gastar na Black Friday 2019? Mais de R$ 1.000 60% De R$ 500 a R$ 1.000 25% De R$ 200 a R$ 500 11% Até R$ 200 3% Você pretende usar seu 13º para fazer compras na Black Friday? Não 67% Sim 33% Você pretende aproveitar a Black Friday para antecipar suas compras de Natal? Sim 66% Não 34% O que você prioriza na hora de fazer uma compra? Preço 74% Lojas em que já tive uma boa experiência 13% Frete 6% Outro 6% Prazo de entrega 1% Você pretende aproveitar a Black Friday comprando em lojas físicas ou lojas online? Lojas online 52% Lojas físicas e online 46,5% Somente lojas físicas 1,5% Você costuma pesquisar informações antes da Black Friday sobre produtos que deseja comprar? Sim 98% Não 2% Você monitora preços dos produtos que deseja comprar antes da Black Friday? Sim 98% Não 2% Você costuma guardar dinheiro ao longo do ano para aproveitar os descontos oferecidos na data? Sim 59% Não 41% Qual é o seu sexo? Masculino 59% Feminino 41% Em que faixa etária você se encaixa? Entre 50 e 60 anos 19% Entre 35 e 39 anos 14% Entre 40 e 44 anos 14% Entre 30 e 34 anos 13% Entre 45 e 49 anos 11,5% Entre 25 e 29 anos 10,5% Entre 18 e 24 anos 9% Mais de 60 anos 8% Menor de 17 anos 1% Em que região do Brasil você mora? Região Sudeste 53,5% Região Nordeste 20% Região Sul 16% Região Centro-Oeste 7% Região Norte 3,5%