Como criar um site incrível? Confira o passo a passo!

Reprodução: Unsplash
Um site de negócios bem construído e simples poderia ser a diferença entre ganhar clientes e perder para os competidores. Não apenas o site desenvolve confiança e autoridade, mas permite que os consumidores saibam o que é importante para a empresa como uma marca. Além disso, sabe-se que 26% dos pequenos negócios consideram o marketing e atrair novos clientes como um dos maiores desafios, segundo o SME Insights Report.
7 Passos para Criar Um Website para sua Empresa
Antes de iniciar a criação do site, certifique-se de ter um plano de marketing Digital claro e identidade de marca. O ideal é que todos os canais sigam o mesmo tom de voz e aparência visual como uma marca unificada. Siga este guia em passo a passo para começar a desenvolver um site de negócios para sua empresa:
- Comprar o nome de domínio;
- Decidir uma função, propósito para o site;
- Encontrar um provedor de hospedagem.
- Escolher um criador de site;
- Planejar o mapa do site;
- Adicionar imagens e palavras;
- Promover e monitorar.
1 – Comprar o Nome de Domínio
O domínio é o endereço do site e é como as pessoas serão capazes de encontrar a empresa online. Deve ser fácil de lembrar e muito relacionado com o nome da marca. É uma boa ideia comprar um domínio tão logo registrar o nome do negócio, mesmo se não estiver pronto para construir ainda um site.
2 – Decidir o Propósito do Site
Uma vez que registrou o domínio, você precisa decidir a função principal do site. É para mostrar o portfólio de trabalho para os clientes potenciais? Deseja ter um blog? Ou apenas precisa de um site simples que destaque os serviços que oferece e como as pessoas podem entrar em contato? Se quer vender produtos ou receber pagamento, precisará usar um construtor de site que tenha funcionalidade de ecommerce.
3 – Encontrar um Provedor de Hospedagem
O próximo passo, então, é escolher a empresa de hospedagem que vai armazenar os dados da negócio, e torná-los disponíveis no domínio. A escolha de provedor de hospedagem vai depender de vários fatores, incluindo limites de armazenamento, custos, banda, que poderia incluir um plano de hospedagem anual ou mensal.
Verifique se o provedor vai também gerenciar o certificado SSL para a empresa, ou se precisa instalar por si. Este código mantém a informação segura se você estiver solicitando que as pessoas compartilhem informação confidencial. É também importante verificar quais sistemas de gestão de conteúdo oferecem a hospedagem, por exemplo, WordPress ou Joomla. Certifique-se de ter ciência ainda de leis de proteção de dados e privacidade do site.
4 – Escolher um Criador de Site
Há muitas plataformas pagas e gratuitas que pode usar para construção do site, sem a necessidade de designer profissional e desenvolvedor web. A maioria é elaborada para apenas arrastar e soltar componentes como botões de contato, formulários, galerias de foto e vídeos.
De WordPress para Wix, Squarespace, há muitos criadores de site disponíveis:
- WordPress;
- Wix;
- GoDaddy;
- Zyro;
- Squarespace;
- Shopify;
- Zoho.
5 – Planejar o Mapa do Site
O próximo passo é mapear as páginas que deseja incluir no site. Isso varia dependendo do tipo de negócio que tem, mas há páginas comuns que as pessoas esperam ver. Por exemplo, um site simples pode incluir as páginas seguintes:
- Home page;
- Sobre nós;
- Serviços;
- Contato.
É claro, o site pode ser mais complexo do que isso, especialmente se estiver incluindo função de ecommerce. Certifique-se de incluir um botão de claro chamado para ação, como “compre agora” ou “entre em contato”. Muitas pessoas vão também estar procurando por links para páginas de rede social.
6 – Adicionar Imagens e Palavras
Uma vez que decidiu a estrutura básica do site e páginas que vai precisar, pode começar a pensar sobre o conteúdo e como estas páginas se associam. Isso pode incluir os detalhes de contato, informação sobre os serviços que o negócio oferece e uma lista de produtos e preços.
Contar a história de como a empresa começou é uma parte importante de mostrar o proprietário por trás do negócio. Pode também desejar mencionar quaisquer prêmios e depoimentos para oferecer aos clientes potenciais um motivo de escolher sua empresa. Nesse processo, deve pensar com cuidado sobre SEO. Usar termos relevantes vai ajudar o site a ranquear melhor nas páginas de resultado de pesquisa.
7 – Promover e Monitorar o Site
Assim como boas práticas de SEO, deve considerar promover o site através de publicidade paga por clique. Esses são anúncios que são vistos no topo dos resultados de pesquisa do Google, por exemplo, ou em rede social.
Mesmo com um orçamento pequeno, a Agência Digital HGX Criação de Sites e Marketing Digital indica estes processos para aumentar a visibilidade do site. Você também deve revisar análises do site regularmente, assegurando-se de manter o conteúdo atualizado e de fato relevante.
Fonte: https://www.simplybusiness.co.uk/knowledge/articles/2022/11/guide-to-creating-website-for-business/