Gerir para cima, ou fornecer feedback ao seu chefe, pode melhorar significativamente a harmonia e eficiência no ambiente de trabalho Dar feedback ao seu chefe pode ser uma tarefa delicada, mas essencial para um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Kathleen Davis, em artigo da Fast Company, destaca que um gerente inteligente verá seu feedback como um presente, pois muitos nunca recebem feedback sobre seu desempenho. A seguir, são apresentadas algumas estratégias para fornecer feedback ao seu chefe de maneira eficaz. Abordagem colaborativa Ao invés de criticar diretamente, apresente o feedback como um problema que vocês podem resolver juntos. Isso reduz a defensividade e promove uma abordagem colaborativa. Por exemplo, se seu chefe verifica constantemente os números de vendas, você pode dizer: “Notei que você está verificando os números de vendas frequentemente, há uma maneira de eu fornecer essa informação que economize tempo?” LEIA TAMBÉM Como deixar seus funcionários confortáveis para fornecer feedbacks honestos e construtivos Como ter sucesso no trabalho sem feedback suficiente do seu chefe Lidar com emoções É válido expressar como as ações do seu chefe impactam você, mas sempre partindo do pressuposto de boas intenções. Reconheça o desconforto da conversa com algo como: “Isso é difícil de falar, mas quero te dar um feedback honesto. Não acho que você tenha essa intenção, mas quando você não responde às minhas mensagens, me sinto desvalorizado.” Um bom gerente apreciará essa transparência e trabalhará para corrigir o erro. Pedir feedback também Dar feedback deve ser uma via de mão dupla. Quando você oferece sugestões ao seu chefe, peça feedback em troca. Perguntas como “Há algo que eu possa fazer para tornar nossas reuniões mais eficientes?” ou “Existe uma maneira melhor de eu enviar minhas ideias?” demonstram abertura e disposição para melhorar. Outros recursos Além dessas estratégias, Davis sugere consultar guias e artigos adicionais para se preparar melhor para essas conversas. Por exemplo, explorar temas como “como dar feedback construtivo” ou “a importância de gerir para cima” pode oferecer mais insights e técnicas para abordar essas situações de maneira eficaz. Gerir para cima, ou fornecer feedback ao seu chefe, pode melhorar significativamente a harmonia e eficiência no ambiente de trabalho. Abordar essas conversas de maneira colaborativa, reconhecer emoções e pedir feedback são passos essenciais para uma comunicação aberta e construtiva.