Como maus líderes se tornam ainda piores com o passar do tempo

Créditos: Copilot
Líderes que se deterioram ao longo do tempo são uma preocupação significativa no ambiente de trabalho
O fenômeno de líderes que se deterioram ao longo do tempo é uma preocupação significativa no ambiente de trabalho e além. A partir do caso exemplar da liderança da Volkswagen sob Martin Winterkorn, observamos como uma liderança inicialmente firme pode contribuir para crises substanciais, como o escândalo das emissões. Aqui estão alguns pontos chave sobre como líderes ruins podem se deteriorar e piorar com o tempo:
1. Ambição desmedida e controle estrito
Líderes como Winterkorn, que começam com uma ambição extrema e um estilo de liderança autocrático, podem inicialmente parecer eficazes. No entanto, esses traços podem levar a uma cultura corporativa onde a conformidade é valorizada mais do que a honestidade e a inovação, estabelecendo as bases para práticas empresariais questionáveis ou até mesmo antiéticas.
2. Cultura empresarial facilitadora
Uma cultura que não desafia o status quo ou questiona as decisões da liderança contribui para que problemas menores se transformem em crises maiores. No caso da Volkswagen, a existência de um “dispositivo de derrota” não foi uma iniciativa de Winterkorn, mas sua liderança e a cultura que ele promoveu permitiram que tal prática florescesse.
3. Falta de intervenção oportuna
Um dos grandes perigos de uma liderança ruim é a falha em reconhecer e agir contra ela em tempo hábil. A pesquisa sugere que quanto mais tempo um líder ruim permanece no poder, mais enraizados se tornam os problemas e mais difícil é implementar mudanças efetivas.
LEIA TAMBÉM
3 maus hábitos de líderes com baixa inteligência emocional
O que um líder e uma empresa nunca devem fazer, segundo Cortella
4. Consequências de lideranças prolongadas e ruins
A progressão de uma liderança ruim, se não for verificada, pode levar de problemas administrativos menores a falhas éticas significativas que afetam não apenas a empresa internamente, mas também sua posição e reputação no mercado global.
5. O papel dos seguidores e da cultura organizacional
A discussão também destaca a importância de uma cultura organizacional que empodere os funcionários a falar e agir contra práticas de gestão prejudiciais. O fortalecimento dos seguidores e a promoção de uma cultura de transparência e responsabilidade são cruciais para prevenir ou corrigir trajetórias de liderança negativas.
Líderes que não são desafiados por seus seguidores ou por estruturas de governança robustas tendem a piorar ao longo do tempo, destacando a necessidade de vigilância constante e de mecanismos de responsabilização eficazes nas organizações.
Se torne o líder que a sua equipe precisa com a ajuda do curso Leadership: a Master Class, do Administradores Premium. Não perca a oportunidade de aprender com Daniel Goleman e outros nove grandes experts das principais escolas de negócios do mundo. Clique aqui e confira!











