Fundada em 1981, a marca anunciou planos ambiciosos para 2024, incluindo a meta de atingir R$ 1 bilhão em faturamento e inaugurar 30 novas unidades O Giraffas, ícone nacional e uma das maiores redes de alimentação do Brasil, comemorou, em maio deste ano, 43 anos de história. Fundada em Brasília, a marca se tornou um símbolo do “fast-food à brasileira” e anunciou planos ambiciosos para 2024, incluindo a meta de atingir R$ 1 bilhão em faturamento e inaugurar 30 novas unidades. 'Estamos celebrando não apenas 43 anos de sucesso, mas também uma jornada marcada por dedicação, criatividade e um compromisso inabalável com a qualidade a preços acessíveis.', disse Carlos Guerra, CEO do Giraffas. A origem do Giraffas Fundado por Mauro Lacerda e Muniz Neto em agosto de 1981, o primeiro restaurante Giraffas foi aberto no comércio local da QI 09, no Lago Sul, em Brasília. A ideia era criar um restaurante que oferecesse qualidade e sabor a preços acessíveis. Em 1991, a rede adotou o sistema de franquias, permitindo sua expansão para outras regiões do Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Paraíba, Bahia e Sergipe. Desafios e resiliência Com a implementação do Plano Real em 1994, o Giraffas enfrentou dificuldades financeiras que levaram a empresa à concordata. Em 1996, a crise resultou na venda da empresa para Felipe Barreto, Luciana Morais e Luciana Vasconcelos, que apostaram no sistema de franquias para revitalizar a marca. Em 1998, eles se desfizeram das dez lojas remanescentes da antiga administração e focaram na expansão e diversificação dos produtos. Crescimento e diversificação Em 2002, o Giraffas obteve o maior crescimento proporcional no segmento nacional. Nos anos seguintes, a marca continuou a crescer, diversificando seus produtos e expandindo sua presença em novos estados. Em 2006, a rede comemorou 25 anos com um festival de rock em Brasília e atingiu a marca de 200 restaurantes no Brasil. Expansão internacional Em 2011, o Giraffas inaugurou seu primeiro restaurante internacional em Miami, nos Estados Unidos, e começou a ser valorizado internacionalmente. A rede também investiu em um restaurante no Paraguai, inaugurado em 2010. Até 2015, o carro-chefe da rede, os pratos prontos, correspondiam a 60% do faturamento. Um futuro promissor Com um faturamento de R$ 745 milhões em 2019 e presença em 25 estados brasileiros, o Giraffas planeja continuar sua expansão. A empresa enfrentou algumas polêmicas em 2020, mas manteve seu compromisso com a qualidade e inovação. Carlos Guerra, fundador e CEO, continua a liderar a marca com a visão de alcançar novos patamares de sucesso.