Faça isto para atrair novos talentos para sua empresa

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Um processo de saída bem gerido não apenas fortalece a reputação da empresa, mas também atrai novos talentos, criando uma força de trabalho mais forte e coesa
Um bom processo de saída de funcionários pode fazer com que os trabalhadores recomendem a antiga empresa como um ótimo lugar para trabalhar, de acordo com um novo relatório da Gallup. Conforme artigo da Inc., aproximadamente 40% dos trabalhadores satisfeitos com o processo de saída estão mais inclinados a recomendar sua ex-empresa.
Impacto das respostas negativas
O relatório da Gallup revelou que 25% dos funcionários que saíram de seus empregos foram recebidos com grosseria, hostilidade ou negatividade por seus gerentes. Além disso, 10% relataram indiferença ou total falta de reconhecimento. Essas experiências negativas não apenas afetam a percepção dos funcionários sobre a empresa, mas também reduzem a probabilidade de recomendarem a empresa a outros.
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Eficiência na gestão de saídas
Apenas cerca de 10% dos 150 CHROs (Chief Human Resources Officers) entrevistados se sentiram confiantes na capacidade de suas empresas em gerenciar saídas de funcionários de maneira eficaz. Apesar dos altos custos associados ao turnover, apenas 7% dos trabalhadores sentiram que seus gerentes fizeram um esforço significativo para retê-los.
Benefícios de uma saída positiva
Quando os funcionários que saem voluntariamente têm uma experiência de saída positiva, tanto eles quanto a empresa se beneficiam. Aproximadamente quatro em cada dez trabalhadores que saíram voluntariamente ficaram satisfeitos com o processo de saída. Aqueles extremamente satisfeitos com o processo eram 43% mais propensos a recomendar sua antiga organização a outros.
Uma saída positiva também fortalece a cultura da equipe entre os funcionários que permanecem. Ver o processo de saída sendo conduzido de maneira justa e respeitosa aumenta a confiança de que eles também serão tratados de forma justa em momentos críticos de suas carreiras.
O papel dos gerentes
Os gerentes desempenham um papel crucial em definir o tom adequado. Quando são apoiadores, os funcionários são 6,2 vezes mais propensos a estarem satisfeitos com seu processo de saída. Gerentes e líderes empresariais podem melhorar o processo de saída mostrando apoio e encorajamento, celebrando as realizações dos funcionários que estão saindo e, quando apropriado, informando que eles serão considerados para futuras oportunidades.
Criação de embaixadores da marca
Essas ações podem ajudar a criar uma “rede de embaixadores da marca” para a empresa. Mensagens de colegas celebrando as conquistas do funcionário que está saindo também podem ter um impacto positivo nas reflexões a longo prazo desse trabalhador sobre sua experiência na empresa.
Melhorar a experiência de saída dos funcionários é um investimento valioso para qualquer organização. Um processo de saída bem gerido não apenas fortalece a reputação da empresa, mas também atrai novos talentos, criando uma força de trabalho mais forte e coesa.
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