A política de recursos humanos do Magazine Luiza se tornou um dos pilares de sustentação do crescimento da empresa. Todos os 10 mil colaboradores têm incentivos e recebem bolsa de estudos. O subsídio varia de 30% a 70% do valor total do curso. Nesses anos de crescimento acelerado da empresa não esquecemos da qualificação profissional. A evolução das nossas pessoas acompanha as estratégias de negócios da empresa. Investimos nas pessoas porque são elas que movem o Magazine, diz Luiza Helena Trajano, principal executiva da rede. À medida que a empresa cresce, aumentam os compromissos da executiva. Para ficar mais próxima dos seus colaboradores, Luiza Helena manda a sua mensagem aos funcionários através da recém-criada TV corporativa, a TV Luiza. Isso, segundo ela, faz parte de um processo de fortalecimento dos valores da empresa. A transmissão é feita para 310 pontos. A comunicação com o público interno é importante para fortalecer a nossa cultura, mesmo em ambiente de expansão, enfatiza. Na empresa há até um disque-denúncia disponível para os colaboradores, ligado diretamente à diretoria da área de recursos humanos. Em caso de abuso de poder do chefe ou maus-tratos a cliente, é só acionar o sistema. Nos últimos 12 meses, a equipe da área de recursos humanos da rede trabalhou ainda mais do que de costume. Com as recentes aquisições, principalmente no Sul do Brasil, a rede recebeu mais de 2 mil funcionários. Todos foram rapidamente treinados para incorporar a cultura da companhia. Os funcionários contam também com um sistema de remuneração que está atrelado não apenas às vendas individuais, mas também aos negócios fechados pelas equipes de cada loja. A pontualidade do pagamento dos clientes vale pontos para o vendedor. Começo Aos 12 anos, quando já trabalhava no Magazine Luiza , ao lado da tia, Luiza Trajano Donato, a executiva paulista Luiza Helena Trajano não imaginava que no futuro estaria à frente de uma das maiores redes de varejo do País, com um faturamento de R$ 2 bilhões, em 2005, e 360 lojas. Em 2004, a organização faturou R$ 1,4 bilhão. Hoje, como diretora superintendente da organização, Luiza Helena planeja expandir a rede para outros estados para dar continuidade às metas de crescimento do que nasceu como um pequeno comércio em Franca, no interior de São Paulo. Queremos crescer sem perder a essência do nosso negócio, que é valorizar pessoas. Por isso, investimos em conceitos modernos, como a participação dos funcionários nos lucros, a autonomia para tomada de decisões e o cultivo do clima de trabalho, afirma. Mudança de foco O Magazine passa também por um novo ciclo. O foco de atuação tem mudado do produto para o cliente. Para isso, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é direcionado à Luiza Helena. Há casos em que ela mesmo liga para os clientes para resolver algum mal-entendido. Para encontrar maneiras de encantar o consumidor, os funcionários são estimulados a conhecer cada vez melhor a freguesia. Eles têm autonomia para sugerir ofertas, fechar vendas, avaliar crédito e cobrar inadimplentes. Com uma forte meta de expansão permanente, este ano, a previsão é abrir mais 100 lojas. Um dos planos iniciais é atuar fortemente em Belo Horizonte e Minas Gerais, onde será implantado um centro de distribuição da rede. Se concretizado o plano de expansão, a organização terá um crescimento de 40% este ano. Segundo a executiva, o Magazine Luiza está passando por um processo de crescimento incomum no setor varejista. Para ter idéia do desempenho da companhia na gestão Luiza Helena, veja o que ocorreu na década de 90: enquanto o setor passava por várias crises e desapareciam do mercado nomes como Mappin e Mesbla , o faturamento do Magazine Luiza, nesses 10 anos, aumentou cerca de 415%. Sucessão Com seu estilo de liderança, de administradora forte e carismática, um dos grandes desafios da executiva será fazer a sucessão na organização. Para ela, a sucessão poderá não ser um dos maiores problemas, pois um dos seus filhos trabalha na empresa. Temos uma gestão profissional. Até porque estamos nos preparando para abrir o capital, diz. Por seu estilo de gestão pioneiro no varejo, o Magazine Luiza se tornou modelo de estudo de administração de negócios na Harvard Business School , a faculdade de Administração de Empresas de uma das mais conceituadas universidades do mundo.